Finalmente, em 1959, após a Revolta Tibetana contra o Partido Comunista chinês, o Dalai Lama se exilou no norte da Índia, onde vive até hoje, no subúrbio de Dharamsala.
O atual Dalai Lama, de 87 anos, se chama Tenzin Gyatso.
Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989 e vive na Índia, para onde fugiu após o fracasso de uma revolta contra a ocupação chinesa na região autônoma.
Dalai Lama se recupera e luta pela autonomia no Tibete
Dalai Lama se recupera bem após cirurgia nos EUA aos 89 anos. Preocupação com sucessor rival nomeado por Pequim no Tibete. Líder exilado mantém luta por autonomia.
De acordo com a tradição do budismo, o Dalai Lama é a própria reencarnação de Buda. A tradição tibetana determina que o sucessor dele seja o Panchen Lama, uma espécie de vice-líder escolhido ainda quando criança.
O Dalai Lama, considerado por seus fiéis uma manifestação do Buda da Compaixão, reencarnou 13 vezes desde 1391, quando nasceu a primeira de suas encarnações, segundo a tradição do budismo tibetano.
Os monges não podem se casar, formar família, ter filhos. Esse opção celibatária, no entanto, não necessariamente representa um voto de amor à solidão.
Um buda tem controle sobre a vida e a morte. Portanto, um Buda não reencarna. Em vez disso, (não sei o termo exato, mas) ele pode retornar a este mundo dependendo das condições cármicas.
O Dalai Lama não vive no Tibete. Depois de uma revolta malsucedida contra a ocupação chinesa do Tibete em 1959, ele fugiu para a Índia, onde estabeleceu um governo no exílio em Dharamsala, liderando milhares de tibetanos que o seguiram até lá.
Os budistas tibetanos acreditam que, após a morte, a consciência da pessoa migra para um novo corpo. Para a maioria das pessoas, isso acontece involuntariamente, mas os mestres avançados podem escolher suas situações de vida.
Maitreya seria um boddhisatva, um ser iluminado no caminho para tornar-se Buda. Os textos sagrados budistas indicam que Maitreya será o próximo Buda a reencarnar no plano físico, aguardando esse momento em estado de dormência no Paraíso.
Nasceu em 6 de julho de 1935 em Lhamo Dhondrub. Filho de camponeses, foi reconhecido como reencarnação de seu predecessor quando tinha 2 anos. Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1989, é um notável professor e erudito budista, versado nos ensinamentos de todas as escolas do Budismo Tibetano.
Segundo a crença budista, os Dalai Lamas são considerados as manifestações do Bodhisattva (Buda) da Compaixão, que escolheu reencarnar para servir ao povo. Ainda conforme a religião, ele reencarnou 13 vezes desde 1391, quando nasceu o primeiro de seus encarnados.
As escrituras budistas tradicionais mencionam pelo menos 24 budas que surgiram no passado, em épocas diferentes. O budismo reconhece três tipos de Buda, dentre os quais o termo Buda é normalmente reservado para o primeiro tipo, o Samyaksam-buddha (em páli: Samma-Sambuddha).
Finalmente, em 1959, após a Revolta Tibetana contra o Partido Comunista chinês, o Dalai Lama se exilou no norte da Índia, onde vive até hoje, no subúrbio de Dharamsala.
O budismo encara Jesus como um ser iluminado, como foi o caso dos três reis magos que visitaram Jesus quando ele tinha quase 2 anos, os budistas comuns no oriente respeitam tanto a Bíblia quanto seus profetas especialmente Jesus.
O 14º Dalai Lama já defendeu algumas vezes que ele deveria ser o último da linhagem. Isso porque há uma preocupação de que o governo chinês poderia manipular a escolha do novo Dalai Lama. Por sua vez, o governo chinês já garantiu que determinará o 15º Dalai Lama.
Na hierarquia budista há mestres, monges, auxiliares e aspirantes. No ramo mahayana, que é seguido pela maioria dos templos budistas do Brasil, os monges podem se casar. O ramo hinayana, mais conservador, exige a abstinência sexual dos monges.
O Casamento Budista é uma cerimônia bem liberal, pois o casamento não é um dever religioso, mas sim uma escolha pessoal. Não são feitos grandes preparativos e, depois das formalidades do registro civil, o casal recebe a benção dos monges no templo em que o ritual for realizado.
A ex-mulher do participante do BBB24 Buda, Camila Moura, passou por uma transformação no visual. Nas redes sociais, ela mostrou tudo e ainda escreveu um textão sobre a sua “mais nova versão”. “Um novo visual não é apenas uma mudança superficial, é uma declaração de amor próprio e aceitação.
Buda, a quem Hermann Hesse dedicou o romance “Sidarta”, se chamava Sidarta Gautama e viveu na Índia 500 anos antes de Cristo. O século VI a.C. foi pródigo em sábios e iluminados: Tales de Mileto, Lao-Tsé, Confúcio e os profetas Jeremias e Ezequiel. Há muito em comum entre Buda e Jesus.