Maria também se esqueceu de Jesus, por causa de uma festa. Ela se envolvera tanto, que nem reparou que Ele não a seguia. Assim, hoje também, as festas podem nos fazer esquecer de Jesus. Não podemos supor que Ele esteja tão perto, quando na verdade se encontra longe de nós, como aconteceu com seus pais.
Quando eles deram pela falta de Jesus, ficaram muito aflitos e voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo, sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Ao vê-lo, José e Maria ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: — “Meu filho, por que agiste assim conosco?
A casa nos remete a uma ligação com o outro. Nos torna assim, um ser de relação. Olhar para o nosso existir dentro de uma casa nos faz pensar na missão que assumimos, pois ela nasce dentro do ambiente familiar e se alarga em outros espaços.
NÃO ESQUEÇA DE JESUS . Maria e José se descuidaram e esqueceram Jesus em Jerusalém depois da festa.
Qual é a meta que o texto propõe Lucas 2 41 52?
E que as crianças cresçam em estatura e graça como Jesus, diante de Deus e dos homens”. Deus tem um propósito de crescimento para ti e para os teus filhos também. Espírito que orienta nossa vida para Deus, ajuda-me a crescer cada dia, em sabedoria e graça, buscando como Jesus adequar minha vida ao querer do Pai.
Lucas 14 é o décimo-quarto capítulo do Evangelho de Lucas no Novo Testamento da Bíblia. Ele relata mais um milagre de Jesus realizado num sabá (vide Jesus curando a mulher enferma em Lucas 13), seguido por ensinamentos e parábolas. "Convidados do Grande Banquete", uma das parábolas de Jesus em Lucas 14.
Amigo (Substituição do primeiro nome), foi assim que José e Maria perderam Jesus de vista, quando pensavam que Ele estava entre os companheiros de viagem e amigos, mas, infelizmente, não estava.
Quanto tempo Maria ficou na Terra depois que Jesus morreu?
Segundo o beato dominicano Jacopo de Varazze, outros relatos dizem que a Virgem Maria só esteve mais 12 anos na terra após a Ascensão de Jesus, época em que se considera que os Apóstolos anunciaram a Boa Nova pela Judeia e seus arredores.
Certa vez, José e Maria levaram Jesus ao templo para a festa da Páscoa. Jesus tinha por volta de 12 anos quando isso aconteceu. O que aconteceu é que, na volta, os pais esqueceram o menino, e só se deram conta disso durante a viagem.
O que aconteceu com Maria após a morte de Jesus Cristo?
A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.
Jesus Cristo não era filho de Maria em espírito, e para deixar claro que a Sua pregação era totalmente espiritual se negou a chamar Maria por "mãe" - porque "mãe" é coisa da carne.
A primeira afirmação da dissertadora é que nas Sagradas Escrituras não há relato sobre a morte e a assunção da mãe de Jesus, temas surgidos no Oriente e difundidos, desde a patrística, pela tradição geral, por fontes apócrifas, pela liturgia e pela arte.
"A identidade de Maria Madalena, — de quem Jesus expulsou sete demônios e que foi testemunha da paixão e da Ressurreição, — fundiu-se com a da pecadora anônima,— mulher que lavou, ungiu e secou com os cabelos os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu — e também é identificada com a Maria de Betânia, irmã de Marta e ...
O que aconteceu com Jesus depois que a festa terminou?
Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos.
A cena geralmente representa a Sagrada Família, em fuga para o Egito, buscando refúgio ao ser alertada de que Herodes, o Grande, pretendia assassinar o Menino Jesus.
O texto proclamado (Lc 2,41-52), nesta festa, narra a perda do Menino Jesus no Templo, durante a peregrinação a Jerusalém, em virtude da festa da páscoa. Jesus se afasta da comitiva, sem que seus pais percebam. Três dias depois Ele é encontrado, no templo, conversando com os doutores da lei.
Finalmente, encontraram Jesus no templo, conversando com alguns mestres. Ele estava respondendo a suas perguntas. Os mestres estavam surpresos em ver quantas coisas Jesus sabia. Maria disse a Jesus que ela e José tinham ficado preocupados com Ele.
Pode ser porque estava escuro ainda naquela madrugada ou até mesmo, por ceticismo, ou ainda por desgosto, pois ela chorava e seus olhos estavam marejados e nem mesmo a voz de Jesus ela reconheceu, quando Ele perguntou: “Mulher, por que choras? A quem procuras?”.
22 E cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, 23 Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo macho primogênito será consagrado ao Senhor; 24 E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos.
O convite para o Reino é feito a cada momento da nossa vida em qualquer tempo e situação que estejamos, entretanto nem sempre estamos dispostos a aceitá-lo. Há coisas “lícitas” que nos impedem de acolher o convite de Deus para participar do Seu Reino, desde já.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos! que coais o mosquito e engolis o camelo.
11 Porque está escrito: Vivo eu, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós prestará conta de si mesmo a Deus. 13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; mas, antes julgai isto, não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.