13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; fazendo eu, quem o fará reverter? 14 Assim diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: Por causa de vós enviei inimigos a Babilônia, e a todos os fiz descer como fugitivos, a saber, os caldeus, nos navios em que exultavam.
Salmos 68:5-6 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Deus, que vive no seu santo Templo, cuida dos órfãos e protege as viúvas. Ele dá aos abandonados um lar onde eles podem viver e solta os prisioneiros para que vivam livres e felizes. Mas os que se revoltam contra ele terão de morar numa terra deserta.
Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus.
Deus nos respeita, mais do que nós mesmos nos respeitamos. Ele não escolhe por você, porque escolher com quem se casar será a sua parte. Mas, como Pai, Ele o ajudará a escolher, se você pedir.
O marido é responsável por realizar, com a ajuda de sua esposa, o que Deus recomendou. É o encargo de fazer com que a família se encaminhe para o cumprimento do propósito divino. É responsável por vigiar, prover cuidar e proteger a família e solucionar os problemas que surgirem com a ajuda do Senhor.
E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. 12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." Não há nada que o Senhor Deus não possa fazer. Ele está acima de tudo!
“E conhecereis a verdade” – ou seja, conhecerão mais clara e completamente a verdade; pela qual poderão tanto compreender Cristo, que se definiu como o Caminho, a Verdade e a Vida, quanto as proposições que Cristo revelou.
“Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam, pois o reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” Feliz dia das crianças, que essa pureza possa reinar nos nossos corações eternamente..
21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis isto à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito; 22 E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.
Para a Igreja Católica, um casamento só é válido quando realizado de forma religiosa. No entanto, para casar na Igreja Católica, é exigido que o casal tenha se casado também no civil. Mas, para a fé, apenas o casamento civil não é suficiente, ele é válido perante a lei dos homens, mas não perante a lei de Deus.
As duas são prioridades. Mas biblicamente falando a esposa tem vantagem, porque Deus disse que ambos serão uma só carne; não com a mãe, mas sim com a esposa. Portanto a Esposa é prioridade.
No versículo 23, o apóstolo afirma que “o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja”. Assim como Cristo é o líder da igreja, o marido e pai é o líder da família. Como tal, deve servir como orientador e guia. O marido não deve renunciar à missão de ser cabeça da família.
A esposa é a figura do povo, segundo imagens usadas pelos profetas, como vimos anteriormente. Jesus, consagrado como o Messias, leva para si a esposa e, por isso, é necessário reconhecê-lo como Esposo.
Segundo a Bíblia, a verdadeira religião vem de um coração honesto e está focada em Jesus. As Escrituras Sagradas evidenciam os aspectos práticos da religião verdadeira. A verdadeira religião vem de um coração honesto.
Deus diz as viúvas: Porque o teu Criador é o teu marido. Três lições confortadoras: Primeira, o marido é aquele que cuida. Deus cuida pessoalmente das viúvas. Ele deu a Israel leis especificas para que as viúvas fossem respeitadas e cuidadas pelo povo e pelas autoridades (Dt 10.18; 24.17).
O que a Bíblia diz sobre cuidar dos órfãos e viúvas?
27 A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.