Pó da Terra + Fôlego de Vida = Alma ou ser vivente. Observe que o homem passou a "ser uma alma vivente" e não "ter" uma alma vivente. “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7).
Os cristãos acreditam que após a morte, a alma é encaminhada para o céu ou para o inferno, conforme foi a sua vida na Terra, ou seja, se a pessoa viveu uma vida digna e reta, sua alma irá para o céu, se viveu uma vida de erros e pecados, sua alma irá para o inferno.
O espírito abandona o pó e volta para Deus, que o deu (Eclesiastes 12:7; Génesis 2:7; Salmo 146:4). Espírito para Deus, pó para o pó, de onde veio. Não implica que tenhas feito outros planos. É assim porque Deus quer.
[Ver Mateus 6:19–20.] Deixo com vocês meu testemunho de que sei que estamos vivendo uma vida eterna, e que a temporária separação da morte (…) não passa de um dos passos ao longo do caminho de progresso eterno e que, no final, ela resultará em felicidade, se formos fiéis.
O ESPÍRITO DOS JUSTOS E DOS ÍMPIOS VÃO PARA DEUS? EC 12.7
O que acontece com a alma após a morte segundo a Bíblia?
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua vivo. Nosso espírito vai para o mundo espiritual.
Dentro do cristianismo, acredita-se que a alma continua sua existência imediatamente após a morte. A maioria acredita que o fará conscientemente (em vez de em um estado semelhante ao do sono). No momento da morte, Deus determinará o destino final da alma – punição eterna ou felicidade eterna.
1Tessalonicenses 4:16-18 NVI. Porque, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares.
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. É um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas, mas um estado de inferno para aqueles que fizeram más escolhas.
Enquanto estivermos vivos, ela ocupará o nosso corpo. Mas, depois da morte, ela será destinada ao Céu ou ao inferno, dependendo da escolha que fizermos em vida com relação a este tema. É por isso que não existe “alma penada”, que fica vagando por aí. “Depois da morte, a sua alma terá dois destinos: o Céu ou o inferno.
Cada pessoa recebeu de Deus um espírito, que é a sabedoria, o conhecimento e o talento. Quando ela morre, o espírito volta para Deus, enquanto o corpo volta ao pó.
O profeta Elias e a sua reencarnação em João Batista a propósito de MT 17,10-13. "Quando a morte chega, morre a totalidade da pessoa, seu corpo e sua alma. No entanto, nesse momento, Deus, doador da vida e vencedor da morte, ressuscita ambos em um corpo glorioso e na individualidade de cada ser, sua alma.
Ao falecer, o homem volta ao pó da terra e o fôlego da vida retorna para Deus, de onde saiu, ou seja, o seu criador. Podemos ler sobre isso em Ezequiel 18:4, que diz: “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”.
Alguns biblistas percebem a confirmação do purgatório nas palavras de Jesus em Mateus 5, 25-26: “Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.
Como a alma é imortal, não há preocupação com o corpo. Ele se desfaz, mas o espírito persiste. Outro fato importante é que a alma pode retornar em outro corpo, mas apenas quando sua missão em vida ainda não estiver concluída.
Quando a pessoa morre, o espírito volta para Deus.?
Na morte, o espírito volta a Deus que o deu — As palavras dos sábios são como aguilhões — O dever de todo homem é temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
A Bíblia ensina que após a morte o ser humano vai dormir no pó da terra: “…porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3:19). “Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão” (Eclesiastes 3:20). Os textos não dizem que o ser humano irá para o Céu ou inferno.
A doutrina do mortalismo cristão é adotado denominações específicas como os Adventistas do Sétimo Dia e cristadelfianos. Alguns anglicanos como o ultracalvinista E. W. Bullinger e o evangélico John Stott aderem a essa doutrina.
A alma humana exerce todas as atividades da vida vegetativa, sensitiva e racional - e vai além disso, pois tem a potência para evoluir na virtude, a qual é a ordem do amor, a saber, cabe ao ser humano amar os seres de acordo com a sua dignidade ontológica.