Onde está escrito na Bíblia que Maria foi para o céu?
Uma coisa podemos afirmar de antemão, não existe um texto na Bíblia que fala diretamente da Assunção de Maria. Os relatos sobre a Dormição, Trânsito e Assunção de Maria estão nos evangelhos apócrifos assuncionistas. Trata-se de cinco livros que foram escritos entre os séculos III e XIII.
A primeira afirmação da dissertadora é que nas Sagradas Escrituras não há relato sobre a morte e a assunção da mãe de Jesus, temas surgidos no Oriente e difundidos, desde a patrística, pela tradição geral, por fontes apócrifas, pela liturgia e pela arte.
O livro do Apocalipse, no capítulo 12, descreve uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Essa mulher está grávida e dá à luz um filho destinado a governar todas as nações.
Onde na Bíblia está escrito que Maria foi arrebatada ao céu?
É dito que após Cristo ter subido aos céus, “Maria perseverava em oração com os demais apóstolos e irmãos” (verso 14). As únicas pessoas mencionadas nas Escrituras como tendo sido arrebatadas ao céu em vida (não por ocasião da morte como ensinam alguns) foram Enoque (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5) e Elias (2 Reis 2:9-12).
A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.
Pregação sobre Maria mãe de Jesus | Uma mulher cheia de virtudes | Pastor Paulo Seabra
Onde fala na Bíblia que Maria foi levada ao céu de corpo e alma?
Maria, elevada ao Céu em corpo e alma, levou as cicatrizes da dor, para que ninguém desanime no caminho da perfeição a que somos chamados. Uma espada a transpassar o coração, na profecia de Simeão (Cf. Lc 2, 21-40).
Foi São Gregório de Tours, falecido em 596, o primeiro a proclamar a Assunção corpórea de Maria ao Céu. Um século mais tarde, Santo Ildefonso de Toledo afirmou: “Não devemos esquecer que muitos consideram que ela [Maria] foi, neste dia, levada corporalmente ao céu por Nosso Senhor Jesus Cristo” (MS, p. 274).
Trata-se da Festa da Assunção de Maria, o dia em que, segundo a tradição católica, Nossa Senhora, a mãe de Jesus, teria subido aos céus de corpo e alma — uma morte incorruptível, segundo a crença.
Maria é nossa Mãe, que intercede por nós junto a Jesus. Como nas Bodas de Caná, Ela continua a ver nossas necessidades e leva-las ao Filho. Ao mesmo tempo continua sempre a nos dizer: “Façam tudo o que meu Filho vos disser” (cf. Jo 2,5).
Onde está escrito na Bíblia que Maria foi elevada ao céu?
Como a Maria do evangelho, no Apocalipse 12,1-12 temos uma mulher grávida e vestida de sol que aparece no céu, dominando a lua e com uma coroa de doze estrelas. Um dragão cor de fogo quer devorar o Filho que, ao nascer, vai para junto de Deus. Já a mulher foge para o deserto.
Maria foi a primeira humana a ser elevada à glória da ressurreição, como ocorreu com Jesus que ressuscitou e ascendeu aos Céus. A diferença é que Maria foi assunta, foi levada, pelo seu Filho aos Céus.
Para o santo, a Anunciação-Encarnação aconteceu quando a Virgem Maria tinha 14 anos e ela deu à luz aos 15. A partir daí, ela ficou com o Filho por 33 anos, e depois mais 24 sem ele, o que dá um total de 72 anos.
Maria foi assumida, elevada, entronizada na glória celeste. O Céu é a dimensão invisível da Criação onde Deus quis habitar. É mais um estado de ser do que um lugar. O dogma da Assunção foi definido pelo Papa PIO XII em 1950, na Constituição Munificentissimus Deus.
Segundo uma tradição, foi também em Jerusalém que Maria morou o resto de sua vida, percorrendo o 'caminho da cruz' todos os dias e relembrando os passos de seu filho. Essa tradição ainda diz que a ascensão de Maria aconteceu em Jerusalém e os apóstolos foram testemunhas disso.
Maria havia sido enterrada no Getsêmani, a pedido dela. Quando eles chegaram ao túmulo, o corpo dela havia desaparecido e restava apenas uma doce fragrância. Uma aparição teria então confirmado que Jesus Cristo havia levado o corpo dela para o céu após três dias para que se reunisse com sua alma.
Mateus 1:25 diz que José não conheceu a Maria ATÉ que deu à luz seu filho, PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe por nome JESUS. “Até que” significa que ele a conheceu depois. E primogênito significa “primeiro”, portanto ela teve outros. Mateus 13:55 é muito claro também.
Segundo a tradição, José teria morrido circundado por Jesus e Maria. Por este motivo é invocado também como protetor dos moribundos, uma vez que todos nós gostaríamos de deixar esta terra tendo ao nosso lado Jesus e sua Mãe.
Antes dos demais membros do Corpo de Cristo, Ela já está no Céu, não apenas espiritualmente, mas inclusive fisicamente: “A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” (Papa Pio XII).
Esta crença formou-se a partir de três passagens das Sagradas Escrituras, nas quais se diz expressamente que a morte entrou no mundo por culpa do pecado de Adão e Eva. Esses textos encontram-se no livro do Génesis (cap. 3), no daSabedoria (2,23-24) e nas cartas de Paulo (Rm 5,12; 1 Cor 15,21).
(1Cor 15,20-27). Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de esperança para todos os homens. O texto é uma longa demonstração da Ressurreição. A Assunção é uma forma privilegiada de participação na Ressurreição de Cristo.
Celebrar a Assunção de Maria, em nossos dias, significa não retomar o poder glorioso e triunfalista a ela atribuído na sua Assunção, o que representou o poder da Igreja Medieval, mas resgatar o poder libertador que ela nos mostrou no canto Magnificat, em Lc 1,39-57 e no Apocalipse.
Onde na Bíblia está escrito que Maria está no céu?
Uma coisa podemos afirmar de antemão, não existe um texto na Bíblia que fala diretamente da Assunção de Maria. Os relatos sobre a Dormição, Trânsito e Assunção de Maria estão nos evangelhos apócrifos assuncionistas. Trata-se de cinco livros que foram escritos entre os séculos III e XIII.
Quantos anos tinha José quando casou com Maria, mãe de Jesus?
Assim escreveram autores como F. Suárez (1548-1617) que atribuía a José a idade entre 30 a 40 anos, ou como Jerônimo Graccián, que lhe atribuía a idade entre 40 a 50 anos. O mesmo seguiram grandes pintores como El Greco, Rafael e inúmeros outros, assim como alguns escultores.