Onde é usado o motor síncrono? Em grande parte, o motor síncrono tem presença maciça em diversos tipos de máquinas industriais, especialmente as de alta potência e baixa rotação. É muito usado em aplicações industriais, geradores, compressores e em sistemas que requerem controle preciso de velocidade e torque.
Os motores síncronos estão sendo utilizados com maior freqüência pelas indústrias, devido ao fato de possuírem características especiais de funcionamento.
Sendo assim, os motores síncronos podem tanto atuar como um dispositivo que absorve potência reativa (motor sub-excitado), e no caso operar como uma carga reativa, como também atuar como fonte de potência reativa fornecendo dentro de seus limites reativos para a rede elétrica (motor sobre-excitado).
O motores elétricos síncrono é um tipo de motor de corrente alternada (CA) que funciona a uma velocidade constante, diretamente proporcional à frequência da rede elétrica que o alimenta.
Qual a vantagem e desvantagens da máquina síncrona?
Os geradores síncronos também são mais eficientes que os do tipo “assíncrono” quando usados em larga escala. A necessidade de uma corrente contínua para alimentar os eletroímãs do rotor é uma desvantagem, nos casos em que os ímãs permanentes não são usados.
A velocidade do motor síncrono é diretamente proporcional à frequência da rede elétrica e ao número de polos. Isso proporciona um controle preciso da velocidade, essencial em aplicações que requerem alta precisão, como em sistemas de transporte, geração de energia e maquinário industrial.
∎ Aplicações: em processos que demandam velocidade constante com carga variável; pode ser usado para fornecer compensação de potência reativa na indústria.
Síncrono é o trabalho realizado por dois ou mais agentes num momento compartilhado, no qual estarão envolvidos em uma tarefa comum. Sincronia implica em realizar junto, compartilhando o tempo comum nessa realização.
O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede.
A base do funcionamento do gerador tem a mesma ideia da máquina de corrente contínua, ou seja, sempre que houver movimento entre um condutor e um campo magnético haverá uma tensão que será conduzida pelo condutor.
S – escorregamento. É a DIFERENÇA entre a velocidade do rotor (n) e a velocidade do campo girante no estator (ns) ou velocidade síncrona. Quando a carga do motor é zero (motor a vazio), o rotor gira praticamente com a rotação síncrona. O escorregamento DIMINUI com o aumento da potência nominal do motor.
A reatância síncrona é um conceito fundamental na área da engenharia elétrica, especialmente no estudo de sistemas de energia elétrica. Ela descreve a oposição oferecida por um elemento ou componente elétrico ao fluxo de corrente alternada, quando submetido a uma tensão alternada.
Máquinas síncronas são aquelas em que o rotor gira exatamente na mesma velocidade que o campo magnético girante, independente da carga imposta. Já os assíncronos são aqueles em que o funcionamento depende de uma diferença entre as duas velocidades, chamada de escorregamento.
Existem diversos tipos de motores elétricos no mercado, mas podemos classificá-los em três grupos principais: motor de corrente alternada (CA), motor de corrente contínua (CC) e motores universais (CA e CC).
A comunicação síncrona é aquela que acontece “em tempo real”. Nela, tanto o emissor quanto o receptor estão interagindo e trocando mensagens imediatas. De modo geral, significa que podemos ouvir e responder o que está sendo falado de forma direta.
O compensador síncrono é um equipamento que tem o papel de fazer regulações de tensão e de potência dentro da subestação. Isso significa que, a depender da demanda no momento, ele pode absorver ou fornecer potência reativa ao sistema.
Motor assíncrono de Indução é um motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, cujo rotor está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação (a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento).
Correção do Fator de Potência O motor síncrono pode ajudar a reduzir os custos de energia elétrica e melhorar o rendimento do sistema de energia, corrigindo o fator de potência na rede elétrica onde está instalado. Em poucos anos, a economia de energia elétrica pode se igualar ao valor investido no motor.
As máquinas síncronas mais comuns são a de relutância e a máquina síncrona de ímãs permanentes, que tem esse nome devido ao campo do rotor ser gerado a partir de ímãs e não de bobinas.
Os motores de indução trifásicos de gaiola de esquilo são amplamente utilizados como acionamentos industriais porque são de partida automática, confiáveis e econômicos. Os motores de indução monofásicos são amplamente utilizados para cargas menores, como trituradores de lixo e ferramentas elétricas estacionárias.