Segundo o protocolo da ANVISA (2007), o Glutaraldeído é esterilizante (8 a 10 horas) e desinfetante de alto nível (30 minutos), sendo indicado para a esterilização de artigos críticos e semicríticos termossensíveis, desinfecção de alto nível e descontaminação.
Indicado como esterilizante e desinfetante de: instrumentos médico-cirúrgicos e odontológicos, termômetros, equipamentos de plástico ou borracha, clínicas e hospitais veterinários (local de consultas e cirurgias); instalações diversas e outros materiais que não possam ser esterilizados pelo calor, veículos de ...
O Glutaraldeído é um agente desinfetante bactericida que apresenta rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. É eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV. É lentamente efetivo contra esporos.
Uma das alternativas existentes no mercado para substituição do Glutaraldeído é o Ácido Peracético. As principais vantagens do Acido Peracético é que os produtos de sua decomposição (ácido acético, água, oxigênio e peróxido de hidrogênio) não são prejudiciais aos equipamentos ou tóxicos e não deixam resíduos.
O glutaraldeído é um potente bactericida utilizado em hospitais?
O Glutaraldeído é classificado como um desinfetante de alto nível, o que significa que ele tem uma ação letal contra todos os tipos de microorganismos, exceto para altas concentrações de esporos bacterianos.
Você poderá utilizar o bissulfito de sódio que neutraliza o glutaraldeído em concentrações até 5% tendo adição de 2 - 3 partes de bissulfito por parte de glutaraldeído ativo, reduzindo rápidamente em 5 minutos em temperatura ambiente.
Mecanismo de Ação O Glutaraldeido tem potente ação biocida, é bactericidas, virucida, fungicida e esporicida. Sua atividade é devida a alquilação de grupos sulfidrila, hidroxila, carboxila e amino dos microrganismos alterando seu DNA, RNA e síntese de proteínas.
É um dos métodos mais eficazes e utilizados no processamento. A autoclave é um tipo de esterilização por óxido de etileno e sua ação se dá pela reação com uma proteína no núcleo da célula, impedindo a reprodução do microrganismos.
Para desinfecção de baixo risco, utilize Ácido Peracético à 0,5% por um periodo de 10 minutos e siga as sequências acima descritas. Utilize uma solução germicida apropriada ou Óxido de Etileno (C2H4O). A esterilização utilizando-se o gás Óxido de Etileno deve obedecer aos parâmetros de temperatura a 54°C (130°F).
Quais os tipos de desinfetantes mais utilizados para o processo de desinfecção?
O álcool e o hipoclorito de sódio são os desinfetantes mais recomendados para superfícies, enquanto que o desinfetante mais comumente usado para instrumentais e outros materiais é o ácido peracético.
O glutaraldeído é um agente desinfetante bactericida que apresenta rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. É eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV. É lentamente efetivo contra esporos.
O glutaraldeído é um dialdeído saturado - 1,5 pentanedial. Em solução aquosa apresenta pH ácido e não é esporicida. As formulações que são utilizadas possuem outros componentes para que a solução passe a ter esta ação.
O glutaraldeído é um dos desinfetantes mais usados na desinfecção de endoscópio por não danificar os aparelhos ópticos, ser acessível e muito eficaz. Quanto a escolha do desinfetante, deve-se observar fatores como a estabilidade da solução, número de reutilizações possíveis e se o produto possui certificação da Anvisa.
PARA QUE SERVE? O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus.
Este processo de esterilização ocorre através de imersão em produtos químicos, como formaldeído, ácido peracético e outros, que são tóxicos e corrosivos. Ou seja, é necessário que o profissional tenha um cuidado maior ao manusear esses tipos de produtos.
O INATIVADOR PARA GLUTARALDEÍDO RIOQUÍMICA foi desenvolvido para tornar o descarte do produto o mais ecológico possível, a mistura de GLUTARON com o Bissul?to de sódio torna a solução 100% biodegradável, podendo assim ser descartada na rede de esgoto.
Segundo Resolução SS - 27, de 28-02-2007, sobre o uso de Glutaraldeido nos Estabelecimentos de Saúde, temos a orientação para descartar o glutaraldeido direto na rede de esgoto, desde que o estabelecimento esteja atendido por este serviço e desde que tenha autorização do orgão responsável pelo serviço.
O quaternário de amônia é um composto presente em vários produtos de limpeza de dedetização, como o desinfetante. Sua ação é responsável pela eliminação de microorganismos, fungos, além de limpar e retirar o cheiro ruim de objetos. Seu uso é específico e nada o substitui, dada a sua formulação única.
O ácido peracético pode ser utilizado na desinfecção ou esterilização de brocas diamantadas e limas endodônticas, mas alicates que tenham ponta de vídia e brocas de aço carbono (carbide),taças e escovas e pontas de carborundum de polimento oxidam mais rápidamente.