É um potente ácido inorgânico, altamente corrosivo para compostos orgânicos e abrasivo para a maioria dos metais. É usado na fabricação de fertilizantes, baterias, explosivos e na síntese química de medicamentos, entre muitos outros usos.
O que acontece se misturar ácido sulfúrico com água?
Ao ser diluído em água, libera uma grande quantidade de calor (reação exotérmica), o que pode causar fervura violenta se não for feito de forma controlada. Tem forte capacidade de retirar água de substâncias orgânicas, podendo até carbonizar materiais, como açúcar ou papel.
EXTREMAMENTE PERIGOSO EM CONTATO COM MUITOS MATERIAIS, PARTICULARMENTE METAIS E COMBUSTÍVEIS. O ÁCIDO DILUÍDO REAGE COM A MAIORIA DOS METAIS, LIBERANDO HIDROGÊNIO, QUE PODE FORMAR MISTURA EXPLOSIVA COM O AR EM ÁREAS CONFINADAS. INCOMPATÍVEL COM PRODUTOS ORGÂNICOS, CLORATOS, CARBETOS, FULMINATOS, PICRATOS E METAIS.
Provoca irritação à pele. Provoca lesões oculares graves. Pode provocar irritação das vias respiratórias se inalado. Tóxico para os organismos aquáticos.
Tudo que você precisa saber sobre o Ácido Sulfúrico! | Propaga Química
O ácido do estômago derrete plástico?
"O ácido clorídrico não consegue, no entanto, atacar a maior parte dos plásticos, o vidro e os metais nobres, como o ouro e a platina", afirma o químico. O HCl consegue degradar ainda sabão e gorduras e óleos vegetais.
O ácido sulfúrico pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos químicos, distribuidoras industriais e fornecedores químicos confiáveis. No entanto, devido à sua natureza corrosiva e reativa, a compra de ácido sulfúrico geralmente requer atenção especial às regulamentações e procedimentos de segurança.
Onde podemos encontrar o ácido sulfúrico no dia a dia?
É usado na fabricação de fertilizantes, baterias, explosivos e na síntese química de medicamentos, entre muitos outros usos. O ácido sulfúrico é um poluente atmosférico comum formado a partir de dióxido e trióxido de enxofre em contato com umidade.
É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.
Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras, mostrou que a quitosana também pode ser empregada como antimicrobiano natural na produção de bioetanol, substituindo o ácido sulfúrico, atualmente usado para controlar contaminações bacterianas no processo industrial.
Ácido fluorídrico (HF): esse ácido possui a capacidade de corroer o vidro, sendo por isso armazenado apenas em frascos de polietileno. Em virtude de propriedade de corrosão, o ácido fluorídrico é usado para gravar sobre vidro.
Na água, o ácido sulfúrico encontra-se dissociado, sendo que o sulfato pode formar sais insolúveis e precipitar ou então ser reduzido ou oxidado. A chuva ácida é uma das consequências da presença excessiva de óxidos de enxofre na atmosfera e causa grande danos nas plantas terrestres e ecossistemas aquáticos.
A Lei nº 17.028, de 18 de agosto de 2020, determina que os estabelecimentos que comercializem ácidos deverão exigir a identificação civil ou militar e o comprovante de residência do comprador, para fins de controle na venda. Isso é válido para a venda de ácidos clorídrico ou muriático, nítrico, fosfórico e sulfúrico.
A Basequímica tem mais de 30 anos de história e de parceria com o segmento industrial brasileiro na distribuição de produtos químicos, como o ácido sulfúrico.
O ácido sulfúrico diluído ataca o ferro, o alumínio, o zinco, o manganês e o níquel; o estanho e o cobre já precisam de ácido quente concentrado. O chumbo e o tungstênio são inertes ao ácido sulfúrico. A reação com o ferro (mostrada abaixo) é uma reação típica para boa parte dos metais.
Geralmente, ao ingerir algo que não deveria, esse item faz todo o trajeto até o trato digestivo e é eliminado nas fezes, sem dificuldades. Contudo, como os ossos e espinhas de peixe podem ser afiados, eles podem acabar perfurando o intestino, esôfago, estômago e reto.