De um modo geral, várias doenças infecciosas, sobretudo virais sistêmicas, podem causar coceira no corpo, muitas vezes acompanhada de vermelhidão com manchas de várias características. No caso da dengue, é comum coceira na palma da mão e na planta dos pés. Esses sintomas ocorrem também na zika e chikungunya.
Quando a dengue está sarando, ela coça em algumas pessoas. Alguns estudos mostram que o prurido (coceira) pode ocorrer em cerca de 30% dos pacientes, geralmente surgindo com o aparecimento das erupções cutâneas, podendo surgir após, quando começa a descamação da pele.
A coceira e as manchas avermelhadas tendem a durar entre 36 e 48 horas, na maioria dos casos. O incômodo costuma ser mais característico na palma das mãos, na sola dos pés e no rosto, mas pode apresentar quadros nos membros e região do tronco.
“A apresentação dela é tipo maculopapular, ou seja, pequenas elevações avermelhadas na pele”, completa. Essas manchas costumam surgir na face, tronco, membros e pode chegar a aparecer nas palmas e plantas dos pés, de forma aditiva, progredindo.
Por Que DENGUE COÇA? Dica para DIMINUIR a Coceira na DENGUE
Quanto tempo dura a coceira da dengue?
O que posso fazer?” A coceira associada à dengue normalmente dura de 2 a 5 dias, podendo começar durante a fase final da infecção (fase de recuperação) ou, em alguns casos, ainda no período de desaparecimento da febre.
Passada a fase crítica da dengue, o paciente entra na fase de recuperação. No entanto, a doença pode progredir para formas graves que estão associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento de grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito do indivíduo.
Os remédios caseiros para coceira na pele, como tomar banho com água fria, aplicar compressa de gelo, passar hidratante corporal ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar e hidratar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.
As buscas para saber como aliviar esse sintoma cresceram 1.850% no último mês no Google. Para aliviar a coceira, é possível utilizar compressas geladas na região afetada ou passar pomadas antialérgicas, como a Polaramine.
Se a doença estiver evoluindo sem complicações, os sintomas da segunda fase serão sonolência e/ou irritabilidade, diminuição do volume de urina, diminuição repentina da temperatura do corpo e desconforto respiratório. Fase final – Os sintomas diminuem de intensidade, e o paciente reestabelece o ânimo.
Além das pequenas manchinhas na pele a Zika também provoca coceira na pele na maioria dos casos. No entanto, a coceira tende a diminuir em 5 dias e pode ser tratada com anti-histamínicos receitados pelo médico. Como aliviar: tomar banhos frios também pode ajudar a aliviar a coceira.
Como não há tratamento específico para elas, tratam-se os sintomas utilizando analgésicos e antitérmicos, como paracetamol e dipirona2, e em casos de urticária (placas avermelhadas na pele que causam coceira e inchaço) pode-se utilizar antialérgicos, como a dexclorferinamina3.
Destaque "o que é bom para coceira no corpo", mencionando opções de tratamento como banhos mornos, hidratação da pele, uso de roupas leves e respiráveis e o uso de pomadas como Nebacetin para aliviar a coceira.
Antipruriginosos: o prurido na dengue pode ser extremamente incômodo, mas é autolimitado, durando em torno de 36 a 48 horas. A resposta à terapêutica antipruriginosa usual nem sempre é satisfatória, mas podem ser utilizadas as medidas a seguir: banhos frios, compressas com gelo, pasta d'água, etc.
"Acontece porque, na tentativa de eliminar a infecção, nosso corpo produz algumas substâncias, entre elas a histamina, responsável pela coceira". A coceira não acontece em partes específicas do corpo, mas principalmente nas mãos e nos pés. Mas pode acontecer no corpo todo, até mesmo no couro cabeludo.
Anti-histamínicos, principalmente a hidroxizina, são os mais frequentes. Alguns anti-histamínicos, como ciproeptadina, difenidramina e hidroxizina, provocam sonolência. Esses medicamentos ajudam a aliviar a coceira e, quando usados antes de dormir, ajudam no sono.
tomar banhos com água fria; aplicar compressas sobre a pele, também com a temperatura mais baixa; se for o caso, utilizar anti-histamínicos ou cremes que reduzem a sensibilidade, sempre com a supervisão profissional; usar roupas mais largas.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
Os adultos podem apresentar pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe, gengivorragia, sangramento gastrointestinal, hematúria e metrorragia. A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.
Ela geralmente dura de 2 a 5 dias e pode ser aliviada com medidas simples, que incluem banhos frios e compressas. Porém, vale se atentar a sintomas como vômitos persistentes ou dores intensas que exigem um auxílio médico imediato.
O que pode causar a sensação de pinicando e coceira no corpo?
A coceira no corpo pode ser desencadeada por diversas razões, incluindo reações alérgicas, ressecamento da pele, picadas de insetos, doenças de pele, estresse e até mesmo condições médicas subjacentes. Cada um desses fatores pode desencadear uma resposta inflamatória na pele, levando à sensação de coceira.
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).