O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”
Você é solteiro? Então não procure esposa. Porém, se você casar, não estará cometendo pecado. E, se uma moça solteira casar, também não estará cometendo pecado.
9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar-se do que abrasar-se. 10 Porém aos casados mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. 11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Muitos cristãos deixam de casar na igreja, principalmente por questões econômicas. No entanto, realizar uma cerimônia religiosa não é obrigação de um casal, embora precisam da bênção do Senhor.
O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24).
101 - É Pecado Morar Junto Sem Se Casar? - Hernandes Dias Lopes
É pecado não se casar?
Não é pecado não querer se casar. Mas é pecado, se a motivação for viver uma vida sem compromisso com Deus, mas de compromisso com as vontades da carne.
Para a Igreja Católica, um casamento só é válido quando realizado de forma religiosa. No entanto, para casar na Igreja Católica, é exigido que o casal tenha se casado também no civil. Mas, para a fé, apenas o casamento civil não é suficiente, ele é válido perante a lei dos homens, mas não perante a lei de Deus.
O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”
Não há nada novo nessa visão negativa do celibato. No primeiro século, o rabino Eleazar disse: “Qualquer homem que não tem esposa não é um homem adequado”. O Talmude foi ainda mais longe: “O homem que não esteja casado aos vinte anos está vivendo em pecado”.
Como se chama o casal que mora junto e não é casado?
No Brasil, o casal que decide morar junto e compartilhar a vida, mas que não formalizou essa união através do casamento, é frequentemente referido como estando em “união estável”. Além disso, existem termos mais populares como : amasiados, amancebados, etc.
Aqueles que têm relações sexuais sem se casarem estão cometendo fornicação. "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hebreus 13:4).
Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros. É pecado contra o sexto mandamento da Lei de Deus.
Alguns nascem sem a capacidade de casar-se, alguns são incapacitados pelos homens, e outros recusam-se a casar por causa do Reino dos céus. Todo aquele que puder, aceite o que eu digo”.
Em si mesmo, o casamento civil para a Igreja Católica não tem nenhuma validade, ou seja, se dois católicos casarem-se somente no civil, para efeito religioso, esse casamento não aconteceu, não existe o sacramento, portanto, ambos continuam solteiros.
O casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus com a intenção de ser eterno. O Senhor definiu o casamento para nós. Ele disse: “Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne” (Mateus 19:5).
“Há seis coisas que Deus odeia no casamento, a sétima ele detesta. A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.” Este versículo não está na Bíblia.
Os discípulos de Jesus disseram: — Se é esta a situação entre o homem e a sua esposa, então é melhor não casar. Jesus respondeu: — Este ensinamento não é para todos, mas somente para aqueles a quem Deus o tem dado.
Sem casar-se na Igreja, o homem e a mulher com vida sexual ativa estão cometendo o pecado de fornicação, que atenta diretamente contra o sexto mandamento: “Não pecar contra a castidade”.
No casamento, as partes são chamadas de "cônjuges", ou simplesmente marido e esposa. Já na união estável temos os companheiros ou conviventes. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não há atualmente a necessidade de comprovação de nenhum período mínimo para a comprovação da união estável.
A igreja reconhece o casamento civil, pois o Estado também reconhece o matrimônio como entidade familiar, protegendo por lei os valores de compromisso e continuidade da família. Só está livre para um casamento quem nunca se casou ou quem se divorciou em decorrência do adultério da parte do outro cônjuge (Mateus 19:9).
O casamento eterno não somente precisa ser realizado com a devida autoridade do sacerdócio, como também precisa ser feito em um dos templos sagrados do Senhor. O templo é o único lugar onde essa ordenança sagrada pode ser realizada.
O casamento é uma aliança para a vida toda entre um homem e uma mulher. O relacionamento sexual fora do casamento é considerado pecado, segundo a visão cristã.