Moto pode transitar no corredor, mas circule por ele apenas quando os carros estão parados ou andando muito devagar. Quando o tráfego está normal, mantenha-se na faixa.
De acordo com especialistas em segurança, o ideal é que o motociclista circule dentro da faixa de rolamento. Ademais, quem transita pelo chamado “corredor” não pode fazer “buzinaço”.
Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.
Se o corredor estiver lento, procure andar entre 20 e 30km/h. Caso o fluxo esteja normal, circule entre 10 e 15km/h a mais. Lembre-se de nunca ficar acima do limite permitido na via. Evite passar de forma muito rápida e abrupta entre os retrovisores dos veículos.
Aula de motos para iniciantes. Como andar em uma Rodovia - Via de Trânsito rápido
Onde o motociclista deve se posicionar na via?
Na rua, a moto deve ocupar o espaço igual ao do carro e você deve manter distância de seguimento, inclusive para mudar de faixa e ultrapassar. Não entre abruptamente ao lado de um veículo pela direita, o condutor não está vendo você.
A sinalização da Faixa Azul, por se tratar de projeto experimental, foi aprovada pelo SENATRAN, para ser inserida no Código de Trânsito e assim orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.
A lei, por sua vez, informa que o uso do corredor não é proibido desde que uma distância significativa seja respeitada. Sendo assim, sim, moto pode andar no corredor, mesmo que sob cautela. Mesmo que não haja ilegalidade no ato, por questões de segurança, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.
- Pela esquerda (esteja a moto utilizando ou não o corredor de trânsito). Mesmo que autorizada, lembre-se que essa ultrapassagem deve ser sempre sinalizada (pela utilização da seta de trânsito); - Pela direita quando o carro a ser ultrapassado estiver sinalizando uma conversão à esquerda.
Sim cara, é perfeitamente legal para um passageiro na garupa fazer o que um passageiro de carro está fazendo, mexer no celular ou o que for, não importa, é legal.
Embora a lei não proíba explicitamente o uso da faixa de rolamento pelas motos, ela estabelece que essa prática deve respeitar a distância de segurança lateral e a velocidade da via. Porém, o código não detalha a medida específica que define a distância adequada entre os veículos na faixa de rolamento.
Ao dirigir, o motociclista deve se posicionar em diferentes posições de pista, a fim de aumentar sua visibilidade para outros veículos, ficar fora de pontos cegos e evitar obstáculos. Além disso, de acordo com a legislação, as motos devem circular sempre com o farol aceso.
Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.
Além disso, para conduzir uma motocicleta, o motociclista deve portar: Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Na categoria A. Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV): Documento que comprova que o veículo está registrado e licenciado (e atualizado).
Quem pilota nas estradas brasileiras provavelmente já ouviu falar do artigo 244, ou artigo do grau, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Junto deste apelido, ele se tornou popular por ser sinônimo de regulamentação contra manobras arriscadas em vias públicas.
Crianças: devem estar na cadeira apropriada. Pets: não há limite, mas seu amigão deve estar seguro e confortável na viagem. Moto: um passageiro. Veículo de aplicativo: até quatro passageiros (se o carro comportar).
A motocicleta pode ser posicionada mais à direita na faixa, mais à esquerda ou ao centro. Isso depende da situação, de maneira a melhorar sua segurança e ser visto melhor. Evitar trafegar ao lado direito dos demais veículos.
Segundo a lei, apenas calçados que não firmem nos pés são proibidos, e, com isso, acaba sendo permitido andar de moto descalço. Porém, não é recomendável. Isso pois você estará com o pé desprotegido, correndo risco de acidentes como queimaduras e choques.
“Art. 56-A. É admitida a passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes no mesmo sentido da via quando o fluxo de veículos estiver parado ou lento, conforme regulamentação do Contran.
Qual a velocidade segura para andar de moto em um corredor?
VELOCIDADE – No corredor formado por carros parados ou quase, a velocidade deve ser baixa, no máximo 20 ou 30 km/h. Caso o fluxo do trânsito seja normal, o motociclista deve rodar no corredor a uma velocidade levemente superior à do trânsito cerca de 10 ou 15 km/h a mais, e nunca além do limite estabelecido para a via.
A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...