A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.
Existe arte nas roupas que escolhermos para vestir, na xícara que usamos para tomar café e até mesmo no pão que comemos. Ao assistirmos televisão nos deparamos com várias linguagens artísticas: propaganda, novelas, filmes etc.
No nosso cotidiano a arte está presente em tudo, através das várias formas de expressao artística. Ao acendermos o rádio e ouvirmos música, ao vermos programas culturais na televisão ou em salas de espetáculo estamo- nos conetando atraves da fruição estética, com a Arte.
A arte se faz presente em inúmeras formas de expressão cultural e ocupa lugar significativo nos espaços urbanos da sociedade contemporânea por meio da música, do teatro, da dança e das artes visuais.
A arte é utilizada pelo ser humano para expressar seus sentimentos e suas convicções a respeito dos acontecimentos de sua época. A pintura é internacionalmente conhecida como a 3ª arte. Por arte, a compreensão moderna faz referência a toda atividade que é realizada no intuito de criar obras com.
Pode ser na música, na pintura, na literatura, no teatro, na dança, no desenho, a arte é democrática. Todo mundo pode participar, não importa idade, gênero, crença ou etnia, é o lugar onde artistas profissionais e amadores interagem na mesma frequência.
Ao escrever uma carta, falar sobre seus sentimentos ou presentear um amigo com algo feito por suas próprias mãos, a arte é usada como expressão íntima e única. A arte também pode ser uma ferramenta de terapia, cura, autoconhecimento e análise.
Com base na educação, a arte realiza o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhora o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A arte popular está presente em manifestações como o artesanato de cerâmica em Minas Gerais, as esculturas de madeira de Aleijadinho em Ouro Preto e as festas populares como o Carnaval e o São João.
A Arte Contemporânea abarca alguns movimentos artísticos importantes entre os quais, destacam-se: Pop Art, Arte Conceitual, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte povera, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.
A arte faz parte da nossa vida. Ela está nas festas de que participamos, nas músicas que ouvimos, nas novelas que vemos, nas ruas que percorremos. Convivemos com ela quando cantamos, dançamos ou apreciamos objetos em museus de arte.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.
A arte não está apenas nos museus, galerias e livros de arte. Está em muitos momentos da vida cotidiana: nos objetos, nas vestimentas, na organização das casas, dos prédios, das cidades… e nos ambientes virtuais que tanto frequentamos, hoje em dia.
Em quais locais a arte pode ser vista em nosso dia a dia?
A arte no cotidiano pode ser vista em qualquer manifestação artística, estética, que represente alguma demonstração de expressão do artista. Existe uma barreira entre a arte e o povo que foi se estabelecendo de acordo com o desenvolvimento da sociedade moderna.
A arte como uma forma de ensino da cultural e arte popular é importante para a humanidade, uma sensibilidade, criatividade e sentimentos de emoções e desejos, e hoje em dia comentando e criticando fatos da sociedade.
A arte clássica está presente em pinturas, esculturas e arquitetura. A arte clássica se concentra amplamente em noções de elegância, harmonia e proporção. A arte clássica ocidental não é baseada nas proporções e na perspectiva do corpo humano.
A arte popular tem aspectos muito abrangentes, que vão desde as danças, a música, o teatro até as artes plásticas e a arquitetura. Uma das mais conhecidas é a Festa Junina, caracterizada pela comida típica, pela música, pela dança, pela decoração tradicional, pelas brincadeiras.
A arte pode ser representada através de várias formas, expressões, movimentos, sons e linguagens. Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
Viver com a arte, portanto, é quando você consegue romper com as máscaras do dia-a-dia e ser você mesmo, em sua plenitude, seja no trabalho ou na vida pessoal. Quando conseguimos nos colar com a nossa potência de vida, nossos desejos.
Atualmente a arte é manifestada de diversas maneiras, desde pintura, arquitetura, dança, música e literatura até mesmo em artes corporais (tatuagens), arte digital, grafites e como forma de protesto.
A arte é uma forma importante de expressão e criatividade que pode ter um papel significativo na vida das pessoas. A importância da arte na vida humana é porque ela pode ser uma fonte de prazer, inspiração e bem-estar, e pode ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar em geral.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.