Uso do Acetato de Gosserrelina (Zoladex) Primeiramente, saiba que Zoladex é um medicamento de alto custo, com registro na ANVISA, utilizado para o tratamento de alguns tipos de câncer.
“Esse medicamentos, indicado para o tratamento de câncer pelo seu médico de confiança, tem cobertura obrigatória por todo e qualquer plano de saúde e não importa qual é o tipo de plano de saúde que você tem”, afirma o advogado Elton Fernandes, especialista em planos de saúde.
O medicamento Zoladex deve ser fornecido pelo plano de saúde ainda que não conste no rol de procedimentos da ANS, pois havendo cobertura para a doença não existe possibilidade de negar coberta ao medicamento necessário ao tratamento do paciente.
Não há um consenso que determine os valores que classificam um fármaco como um medicamento de alto custo ou não. Os preços podem começar próximos de mil reais, ou até menos, como é o caso do Azacitidina, princípio ativo utilizado no tratamento de pacientes que possuem a síndrome mielodisplásica.
Gosserrelina (Zoladex) para câncer, endometriose e mioma uterino | Bula Explicada
O que é considerado tratamento de alto custo?
Os medicamentos considerados de alto custo são aqueles que, normalmente, são utilizados no tratamento de doenças crônicas, como câncer, hepatite, HIV, asma, doenças cardiovasculares, entre outras. É comum que esses remédios devam ser usados continuamente, devendo ser comprados diversas vezes.
Em homens, por volta do 21º dia após a primeira injeção do depot, as concentrações de testosterona são reduzidas a níveis de castração e permanecem suprimidas com o tratamento contínuo a cada 28 dias Page 4 4 (ZOLADEX 3,6 mg) e com o tratamento a cada 3 meses (ZOLADEX LA 10,8 mg).
Zoladex é indicado para controlar o desenvolvimento de tumores, como câncer de mama e câncer de próstata, e em doenças como endometriose e leioma uterino. Este medicamento necessita de prescrição médica e não deve ser utilizado sem recomendação.
Pacientes do sexo feminino que estejam fazendo o uso de Zoladex devem adotar métodos anticoncepcionais não hormonais durante o tratamento. Após a interrupção da terapia com Zoladex LA 10,8 mg, o tempo para o retorno da menstruação pode ser prolongado em algumas pacientes.
O ZOLADEX é um medicamento de uso injetável que tem como princípio ativo a Goserrelina. Este remédio é um anti-hormonal utilizado no tratamento de doenças relacionadas a disfunção hormonal, como é o caso da endometriose.
R$2.079,00 . A administração contínua de ZOLADEX resulta na inibição da liberação do hormônio luteinizante (LH) pela glândula hipófise, o que leva a uma queda nas concentrações no sangue de testosterona nos homens e de estradiol nas mulheres.
Em mulheres, as concentrações de estradiol no sangue são suprimidas ao redor de 4 semanas após a primeira injeção do depot de liberação prolongada de ZOLADEX LA 10,8 mg e permanecem diminuídas até o final do período de tratamento.
O Zoladex também pode ser oferecido gratuitamente pelo SUS, ou fornecido por planos de saúde, desde que tenha indicação do oncologista ou ginecologista.
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
No entanto, apesar deste remédio de alto custo não fazer parte das políticas públicas, é possível obter o medicamento através do SUS. Isso porque, se o médico que lhe assiste, prescreveu o tratamento com o medicamento, o SUS deve fornecer.
Quando o paciente tem direito a medicamentos de alto custo?
Para isso, o remédio precisa ser considerado de alto custo, ou seja, um único medicamento representar mais que 70% do salário mínimo na data da compra e o tratamento todo deve superar esse valor. A exceção vai para medicamentos usados no tratamento de câncer, que podem ser reembolsados independentemente do custo.
O pedido de ressarcimento de despesa com saúde deve ser feito pelo beneficiário titular por meio de formulário de reembolso no prazo de até 60 dias após a realização do procedimento. Recomenda-se atenção ao declarar quem recebeu o atendimento, se foi o próprio beneficiário titular ou um dependente.
Para ser considerado um medicamento de alto custo o remédio precisa ter um valor que corresponde a no mínimo 70% do salário mínimo na data da compra, sendo esse o valor do remédio durante todo o tratamento.