Feng adverte contra o uso de água salgada, vinagre ou suco de limão, que simplesmente não são fortes o suficiente para efetivamente matar os patógenos de origem alimentar.
Pesquisas demonstraram que o produto pode matar uma série de patógenos, incluindo E. coli. O vinagre já foi considerado eficaz para inúmeros usos, desde limpar dentaduras até desinfetar frutas e verduras.
Deixar o frango marinando no vinagre pode acabar esturricando a carne. O vinagre também cozinha o frango, usar para tempeiro tudo bem, mas deixar ali algumas horas só vai estragar a textura do frango.
E quem pensa que a única função do vinagre na cozinha é temperar salada, se engana e muito! Ele também é ótimo para temperar carne vermelha, frango e porco. No caso de peixes e frutos do mar, é preciso ter cuidado na quantidade, já que eles absorvem os temperos muito mais rápido.
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
❌ Ineficácia na remoção de bactérias: a lavagem não elimina as bactérias da carne. Na verdade, a água não é capaz de remover completamente os microrganismos. Já o calor durante o cozimento é a maneira mais eficaz de matar bactérias e outros patógenos.
O vinagre de arroz apresentou efeito antibacteriano tanto para as bactérias Gram-positivas (S. aureus e B. cereus) quanto para as bactérias Gram-negativas (Salmonella e E. coli) testadas, o que pode ter contribuído para a boa qualidade microbiológica da maioria das amostras de sushi.
Para uma esterilização completa e segura, o recomendado é deixar o alimento de molho por até 10 minutos com a solução e a água. Normalmente, uma colher de sopa de água sanitária para até dois litros de água.
O vinagre é ineficaz na destruição de microorganismos. Por isso, ele não deve ser utilizado na prevenção contra o Coronavírus! Usar álcool em gel 70% ou lavar as mãos com água e sabão é a melhor opção para evitar a contaminação pelo vírus!
A Diretora do Centro de Vigilância Sanitária comunica e publica Parecer da Coordenação dos Laboratórios do Ministério da Saúde, com o qual concordamos. “Com relação ao uso do vinagre na desinfecção de verduras cruas, temos a dizer: o vinagre não é produto que esteja relacionado como desinfetante.
“O vinagre é altamente ácido. Pode danificar gravemente o esmalte dos dentes”, enfatizou mais uma vez o médico. Mais uma orientação para nunca ingerir a solução aquosa pura e sempre dilui-la na água. Estudos analisaram pessoas que bebiam o alimento diariamente para perder peso.
Não devemos lavar as carnes antes de cozinhar, não importa o tipo. Desde a carne bovina até a suína, passar água nas carnes não causa nenhum efeito de higienização nas peças. Aliás, por conta da presença de bactérias na água não-filtrada, é possível ainda causar uma contaminação no alimento.
Coloque o pedaço de carne em uma travessa, adicione vinagre de vinho e azeite de oliva, feche com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 2h. Depois, é só temperar e cozinhar normalmente. Além de amaciar, o sabor fica incrível!
O especialista lembra que a ideia de lavar a carne com água quente para se livrar das bactérias também não é válida porque o processo de cocção natural (cozinhar, assar ou fritar) já tem essa função. E, durante esse preparo, muitas delas são eliminadas.
Diferente de outros patógenos, o norovírus é protegido por um capsídeo proteico, uma camada rígida e altamente resistente que não é afetada pela ação do álcool em concentrações típicas (60-70%).
Há quem acredite que lavar carne crua, inclusive com vinagre, pode matar as bactérias. Mas não é bem assim! A única maneira segura de matar as bactérias presentes na carne é prepará-la a uma temperatura interna segura.
Ouça o texto abaixo! A fasciíte necrosante é uma infecção bacteriana relativamente rara e também muito agressiva. Essa doença, também conhecida como “bactérias comedoras de carne”, causa grandes danos ao organismo e, em estágio avançado, pode formar verdadeiros buracos na pele.
O que devo fazer para matar bactérias na carne de porco?
Ainda com a carne crua, coloque algumas gotinhas de limão ou de vinagre! Isso ajuda a eliminar bactérias, sem falar que deixa a carne suína ainda mais saborosa!
Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para “romper” a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.
O bicarbonato de sódio possui propriedades que desintegram as estruturas fibrosas da carne, deixando-as muito mais macias. Outra vantagem de usar o ingrediente para essa finalidade é que ele retém a umidade da peça, evitando que a carne fique seca depois do cozimento.