O Velho Testamento apresenta centenas de profecias sobre Jesus Cristo, muitas das quais estão diretamente relacionadas à Sua Expiação. Por exemplo, Isaías profetizou: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53:4).
Em Cristo Jesus se manifestou o Novo Testamento proveniente do Antigo Testamento, sendo nele renovado, pela graça, o ser humano em vista da vida eterna. Ele assumiu a carne humana, fez-se pobre, aquele a quem tudo pertence e por meio de quem tudo foi criado (cfr. Cl 1,16), sofreu a morte na cruz (cfr.
Sua intervenção, seja de maneira simples ou majestosa, mostra como Ele está sempre pronto para livrar aqueles que confiam Nele. Eis alguns exemplos de Seu ministério no Velho Testamento: Depois que Adão e Eva transgrediram, o Senhor os vestiu, ou os cobriu, com túnicas de pele (ver Gênesis 3:21).
Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana. Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força. Em Ester, Ele é o nosso Mordecai. Em Jó, Ele é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.
Encontrando Jesus em TODOS os livros do Antigo Testamento (em 10 minutos)
Jesus é citado no Velho Testamento?
O Velho Testamento apresenta centenas de profecias sobre Jesus Cristo, muitas das quais estão diretamente relacionadas à Sua Expiação. Por exemplo, Isaías profetizou: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si” (Isaías 53:4).
Onde Moisés fala sobre Jesus no Antigo Testamento?
Em resumo, embora Moisés não tenha nomeado explicitamente Jesus, seus escritos no Pentateuco contêm inúmeras passagens que os cristãos acreditam apontar para o Messias vindouro.
Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.
O que o Antigo Testamento fala sobre a vinda do Messias?
O profeta Zacarias, em Zacarias 9:9 cita a imagem do Messias montado num jumento, simbolizando Sua humildade e realeza. O profeta Daniel, no capítulo 2 de seu livro, vislumbra a plenitude do tempo em que a vinda do Messias deveria acontecer, através da interpretação do sonho de Nabucodonosor.
A primeira se encontra em João 5.39, onde Jesus falou ao judeus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.
Desta forma, os apóstolos creram em Jesus como profeta enviado por Deus. No Alcorão Sagrado, Jesus foi mencionado em 13 capítulos e 33 versículos. Seu nome foi mencionado 25 vezes.
Como se chama a aparição de Jesus no Antigo Testamento?
Cristofania é um termo técnico da teologia cristã utilizado para designar as aparições de Cristo pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento. aparição de cristo. Segundo várias posições teológicas, exemplos de cristofanias teriam ocorrido através de: o Anjo do Senhor que fez vários contatos com personagens bíblicos;.
Isaías 7,14 previu que Jesus nasceria de uma virgem. Isaías 9,1 previu que Ele seria da Galileia. Isaías 9,6 (nosso versículo chave) predisse que o Messias nasceria como uma criança e que Ele não seria apenas rei, mas também “Deus Poderoso”. Isaías 9,7 proclamou que Jesus seria da linhagem de Davi.
Essas profecias foram dadas para que as pessoas reconhecessem Jesus quando Ele viesse e tivessem fé Nele como seu Salvador. Isaías, no Velho Testamento, escreveu sobre Jesus 700 anos antes do nascimento Dele: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
Qual pessoa do Antigo Testamento predisse que Jesus seria traído?
O profeta Zacarias já havia profetizado que isso aconteceria, inclusive tinha dado detalhes como que ele estaria em um burrinho (Zacarias 9,9). Além disso, anunciou que Jesus seria traído em troca de 30 moedas.
Moisés escreveu diversas vezes sobre o Messias, e Jesus o mencionou para mostrar aos judeus que não havia dúvidas que Ele é o Messias, mesmo assim a grande maioria dos judeus não creram e ainda esperam até nos dias de hoje por um outro Messias.
A afirmação pode soar desrespeitosa para judeus ou cristãos, mas não está muito longe da verdade: Javé, o Deus do Antigo Testamento, parece ter múltiplas personalidades.
O Velho testamento aponta Jesus como homem, profeta, rei, sacerdote, juiz. Segundo o estudo, a repercussão profética de valor é Jesus como homem, que é mostrado através de personagens bíblicos, que foram fiéis e agradaram ao Senhor, e prefiguram Jesus.
Jesus é o Messias, o Profeta prometido. Aquele por quem esperávamos. Obedeçamos, pois, a Deus Pai. Ouçamos a Cristo Jesus, o nosso Salvador e Redentor.