O vale-refeição é um direito adquirido?
A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado. Não obstante, o art. 458 da CLT dispõe que a alimentação fornecida pelo empregador ao empregado, está compreendida no salário: Art.O que diz a lei trabalhista sobre vale-alimentação?
Segundo a CLT, o vale-alimentação não é uma obrigação trabalhista imposta ao empregador, ao contrário do que muita gente pensa.O que diz a CLT sobre ticket de alimentação?
A resposta com certeza irá surpreender a maioria dos empregados, pois a legislação geral (CLT) não prevê o vale refeição como direito obrigatório a todo empregado.Quando a empresa pode retirar o vale-alimentação?
Em relação ao vale-refeição e vale-alimentação, a lei não estabelece nenhuma regra, ou seja, a empresa pode exigir que o trabalhador demitido devolva o saldo existente no cartão, embora a maioria permita que o saldo já creditado no cartão alimentação ou refeição seja utilizado pelo empregado.Direito adquirido do trabalhador
O que diz a CLT sobre alimentação?
458 da CLT dispõe que a alimentação fornecida pelo empregador de forma gratuita, caracterizará parcela de natureza salarial, incidindo assim, todos os reflexos trabalhistas sobre o valor pago ao empregado.Quando o funcionário perde o direito do vale-alimentação?
Basicamente, esse benefício pode ser perdido em situações como demissão, faltas não justificadas, uso indevido do benefício e outros casos determinados pelas políticas ou acordos coletivos.Quais são as novas regras do vale-alimentação?
Novas regras para vale-refeição e vale-alimentação: veja o que...
- VA e VR só poderão ser usados para comprar alimentos.
 - Troca de bandeira do cartão.
 - Aceitação de bandeiras.
 - Saque de saldo não utilizado.
 - Rebate proibido.
 - Proibição do pós-pagamento.
 
Como fica o vale-alimentação em caso de demissão?
Geralmente, o vale refeição não é descontado na rescisão do contrato de trabalho. Ele é um benefício pago mensalmente e não costuma ser afetado pela rescisão.O que diz o artigo 458 da CLT?
* Art. 458 com redação dada pelo Decreto-Lei nº 229, de 28-2-1967. § 1º Os valores atribuidos às prestações in natura deverão ser justos e razoáveis, não podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salário mínimo (artigos 81 e 82).Quem trabalha 8 horas por dia tem direito à alimentação?
71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.Sou obrigado a pagar vale-alimentação?
Já o vale-alimentação, assim como o vale-refeição não é obrigatório por lei. Porém, é permitido que as empresas ofereçam esses benefícios nos casos de convenção coletiva ou como parte do pacote de benefícios da empresa.O que diz o artigo 457 da CLT?
"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.O que a lei trabalhista fala sobre vale-alimentação?
Esse benefício está dentro do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que surgiu em 1976, com a Lei 6.321. Esse programa tem como objetivo melhorar a alimentação do trabalhador, auxiliando no aumento da qualidade nutricional de sua alimentação, reduzindo as doenças causadas por deficiências nutricionais.Quais benefícios a empresa é obrigada a dar?
Quais são os benefícios obrigatórios pela lei?
- Férias remuneradas. ...
 - 13° salário. ...
 - Vale-transporte. ...
 - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ...
 - Adicional noturno. ...
 - Vale-alimentação e vale-refeição. ...
 - Assistência médica e plano odontológico. ...
 - Auxílio educação.