Há registros de 80 descargas elétricas em uma mesma torre. Somente os raios podem queimar os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos? Resposta = Não. A queima dos aparelhos ocorre por causa das sobretensões que são ocasionadas por descargas atmosféricas (raios), apagões ou instabilidades na rede de energia elétrica.
Desligue todos os cabos ligados no exterior do televisor, como o cabo de antena, cabo HDMI® e cabo LAN. Quando a trovoada terminar, ligue o cabo de alimentação (cabo principal), o cabo de antena, o cabo HDMI® e o cabo LAN tal como antes.
O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.
Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos. Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea.
É perigoso assistir televisão quando está trovejando?
😮 A resposta é sim! Tempestades com raios podem causar danos a aparelhos eletrônicos, inclusive à televisão, e até colocar sua segurança em risco. Neste vídeo, vamos explicar por que isso acontece e o que você pode fazer para se proteger durante tempestades.
Não, é um equívoco comum a ideia de que os celulares atraem raios. Os celulares não são capazes de atrair raios por si só, porque os raios são descargas elétricas atmosféricas que geralmente atingem os objetos mais altos e condutores próximos durante uma tempestade.
"Para evitar que isso aconteça, o para-raios deve ficar mais alto do que a antena", explica Zuffo. Ligar o televisor em um filtro de linha de qualidade, com preço a partir de R$ 50, também ajuda na proteção da TV contra surtos elétricos.
O primeiro passo, de acordo com Ocimar, é contatar a empresa. “Qualquer queima de equipamento que ocorra durante tempestades, o consumidor precisa entrar nos canais de atendimento e abrir um protocolo do equipamento danificado. Daí ela passa a receber orientações para dar andamento a esse processo para ser ressarcida.
O que devo fazer se um relâmpago queimar eletrodomésticos?
O fenômeno além deixar a população que está na rua em alerta, também é preciso ficar de olho para não ter prejuízos dentro de casa. Isso porque as descargas podem causar oscilações na energia e, consequentemente, queimar eletrodomésticos.
Sim, a empresa prestadora do serviço tem o dever de pagar o conserto nesses casos. “Tempestade, descarga elétrica, oscilação de tensão. Tudo isso diz respeito ao serviço de distribuição de energia que é prestado pela concessionária. Essas variáveis integram o risco do negócio.
Utilizar nobreaks, estabilizadores, filtros de linha e protetores de surto, além de realizar manutenções preventivas e garantir um bom sistema de aterramento, são passos fundamentais para evitar danos e prolongar a vida útil dos seus dispositivos.
O burn-in é um problema que ocorre em TVs, monitores e celulares com tela OLED, exibindo manchas permanentes. Esse efeito é causado pelo desgaste dos componentes orgânicos que compõem o display.
Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.
Existem muitas lendas sobre objetos que atraem raios, tais como espelhos, tesouras, próteses humanas, aparelhos dentários, guarda chuvas, entre outros. Porém, raios quase sempre procuram objetos pontiagudos que estão a menor distância entre o céu e o solo.
Quando os eletrodomésticos começam a queimar espiritualmente?
"Eletrodomésticos queimados, que também são problemas no Feng Shui, são sinais de que maus espíritos estão te perseguindo", afirma a sensitiva. Outros "sintomas" associados são queda de cabelos, unhas fracas, tontura, dores pelo corpo e zumbido no ouvido.
Identificar se sua TV está queimada envolve observar sinais como a falta de energia, cheiro de queimado, luzes indicadoras piscando e ruídos estranhos. Realizar testes simples pode ajudar a confirmar se o problema é interno ou relacionado a fatores externos, como a fonte de alimentação ou dispositivos conectados.
Alguns modelos de filtro de linha – aquelas réguas com várias tomadas – também vêm com o DPS tipo 3 integrado. Os fabricantes vendem esses DPS tipo 3 com nomes como “protetor de surtos e raios”, “protetor contra queda de energia” e “dispositivo de proteção elétrica”.
A queima de LEDs da TV pode ser causada por superaquecimento, flutuações de energia, uso excessivo, componentes de baixa qualidade, umidade e poeira, ou exposição direta ao sol.
Quando um surto elétrico causado por um raio acontece, a tensão da rede pode se elevar a mais de cinco mil volts. Sem a proteção de um DPS, Dispositivos de Proteção contra Surtos, os equipamentos podem ser seriamente danificados e até mesmo queimados instantaneamente.
Utilizar dispositivos de proteção, como nobreaks, estabilizadores de voltagem e filtros de linha da TS Shara, é a melhor maneira de garantir que sua TV esteja sempre protegida.
Quando está trovejando tem que desligar o celular?
A resposta para essa pergunta varia de acordo com a chuva. Caso ela seja em volumes menores, a famosa garoa, não há qualquer problema em deixar o aparelho carregando. Em casos de tempestades, com muitos raios e ventos fortes, é recomendado que você evite deixar o aparelho conectado na tomada recarregando.