Desde 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem promovido a transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital. Em dezembro, todos os sinais via satélite de parabólicas antigas serão encerrados de maneira definitiva.
O prazo final para a substituição das antenas parabólicas tradicionais pela versão digital é em agosto. Este prazo foi estabelecido pela Anatel, em conjunto com a introdução do 5G no Brasil, que opera na mesma faixa de frequência das parabólicas tradicionais, causando interferências.
Desde 2022, a Anatel promove a substituição gradual das antenas parabólicas pelas digitais. A mudança visa evitar que os equipamentos sofram interferência — o famoso “chuvisco” — por causa do sinal de 5G.
Em agosto de 2024, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre anunciou o novo nome da TV 3.0 no país, que passou a se chamar Digital Television+ (DTV+).
O Sinal Analogico via Satélite também vai acabar! Fica aqui o alerta!
Quando a parabólica antiga da Globo vai sair do ar?
Fim de uma era: Globo anuncia apagão de sinal analógico nas parabólicas. A Globo anunciou para 18 de agosto o desligamento de seu sinal analógico nas parabólicas. Desde 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem promovido a transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital.
Qual o tipo de antena que vai substituir a parabólica?
Antena espinha de peixe
Quem utiliza essa antena não precisa se preocupar, pois já assiste a programação pelo sinal digital e não será impactado quando as parabólicas tradicionais deixarem de funcionar.
Sim, você pode usar uma Smart TV sem uma antena digital. Nesse caso, ela funcionará exclusivamente com aplicativos de streaming, onde você poderá assistir a filmes, séries e conteúdos disponíveis online. Porém, sem a antena, sua Smart TV não captará os canais abertos, como Globo e Band.
O sinal analógico da Globo captado pelas parabólicas será desligado definitivamente no dia 18 de agosto. A transição para o digital foi iniciada em 2022. A iniciativa da Anatel busca uma transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital, que garante maior qualidade de imagem e som e sinais regionalizados.
Quando a TV analógica será desligada na minha cidade?
A portaria adia o desligamento e impõe diretrizes, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023 nas cidades com desligamento em junho de 2025.
O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez.
Quando será desligado o sinal digital na minha cidade?
A segunda etapa acontecerá somente em 30 de junho de 2025 e envolverá 712 cidades que não atingiriam a digitalização de todas as emissoras locais. Outras 284 cidades que chegaram à digitalização, mas têm “pendências de consignação”, também ficarão para 2025, totalizando 1.005 municípios.
Com o uso do Kit Antena Digital, famílias de baixa renda de todo o país têm acesso a conteúdos de televisão de qualidade, incluindo notícias, programas educativos e entretenimento.
Segundo a Anatel, todos os sinais de TV analógicos serão desligados até dezembro de 2024. Para garantir a continuidade do sinal de TV, os brasileiros devem solicitar a troca de suas parabólicas analógicas por digitais por meio do programa de distribuição de kits do governo.
Dispositivos de Streaming, como Google Chromecast, Amazon Fire TV Stick, Apple TV, Roku, Xiaomi Mi Box S: Transformam qualquer TV em uma Smart TV. Você pode conectar esses dispositivos à sua TV através de uma porta HDMI e acessar serviços de streaming, aplicativos de TV online e conteúdos sob demanda.
Se você tem uma televisão mais antiga, mas gostaria de usufruir das tecnologias atuais, um conversor de Smart TV pode ser a solução. Esses dispositivos conectam-se à sua TV e permitem acessar a internet e baixar aplicativos, transformando uma televisão comum em uma Smart TV.
Como saber se minha TV precisa de conversor digital?
Configurações da TV: No menu de configurações, vá até as opções de "Configuração de canais" e veja se há a opção de busca por canais digitais; Modelos e especificações: Verifique o modelo da sua televisão no site do fabricante para confirmar se ela possui o conversor digital.
Se você está tentando acessar o ao vivo da TV Globo, faça o seguinte: Acesse globoplay.globo.com por aba anônima do seu navegador; Se o erro persistir, reinicie o seu modem e tente novamente; Se mesmo assim o problema continuar, entre em contato pelo Atendimento dos Produtos Globo e parceiros.
Como posso transformar minha antena parabólica analógica em digital?
Como transformar uma parabólica analógica em digital? Não é possível transformar o equipamento analógico em digital. A única alternativa para conseguir o sensor digital é substituir o equipamento tradicional, incluindo o receptor, por outro digital.
Como faço para mudar o sinal da minha televisão do analógico para o digital?
Acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor. Encontre a opção que mais se assemelha a “busca de canais” — em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia, ou programação de canais. Depois, siga as orientações da tela.
Quem tem antena parabólica precisa de um conversor digital?
Antena parabólica é analógica ou digital? Depende de qual antena você está usando. A antiga parabólica, que funciona na faixa de frequência conhecida como Banda C, a mesma da internet 5G, é capaz de receber tanto o sinal analógico quanto o digital. No segundo caso, porém, ela precisa de um receptor de TV digital.