Com certeza! O queijo Canastra é uma ótima fonte de proteínas, cálcio, gorduras boas, minerais e vitaminas. Além disso, o queijo Canastra é uma grande fonte de probióticos. O consumo regular de leite e derivados traz uma série de benefícios ao seu corpo e saúde, para saber mais sobre ele acesse este link aqui.
Além de seu sabor inigualável, essa delícia também oferece benefícios à saúde por ser rico em nutrientes como cálcio, proteínas e vitaminas, ele pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Seu processo de maturação natural também contribui para a formação de probióticos benéficos, que ajudam a manter a saúde intestinal.
Sim, você pode consumir queijos na dieta! Mas é importante saber quais escolher. Queijos mais curados, como parmesão fresco, minas frescal, meia cura e canastra, são opções excelentes para incluir no seu cardápio.
O queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. O que proporciona a ele um sabor único, considerado forte, denso e encorpado é justamente o clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra.
Para essa finalidade, o queijo mais saudável continua sendo o cottage ou a ricota. Os dois são produtos altamente proteicos e grandes aliados na dieta. O queijo cottage tem cerca de 9g de proteínas a cada 100g, enquanto o creme de ricota apresenta aproximadamente 6g na mesma proporção.
Os queijos de búfala e de cabra possuem uma proteína diferente da presente do leite de vaca, a A2, que garante fácil digestão. “A caseína, que é a proteína do leite, se chama A1 no leite de vaca. No queijo de búfala e de cabra, chama-se A2. Essa proteína é, por natureza, menos inflamatória”, explica Fernanda Giácomo.
Mariana destaca que os queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio, e podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares.
O Canastra estraga se ficar fechado mais de um dia em sacos plásticos. Na geladeira, fica ressecado. Antigamente, devido à precariedade dos transportes, o queijo ficava até 40 dias nas prateleiras dos produtores para depois sair em carros de bois ou no lombo de burros e cavalos para a distribuição.
Queijo da Canastra: produzido na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, esse é um dos queijos meia cura mais tradicionais e conhecidos do Brasil.
Um dos mais conhecidos de Minas Gerais, o queijo da serra da Canastra ganhou autorização em 2013 para ser vendido fora do Estado. Com isso, os produtores tiveram de adequar as antigas salas de produção, o que encareceu o produto.
Ideal para acompanhar alguma bebida especial ou fazer um pão de queijo no seu estado de queijo curado ou ideal para comer com goiabada em seu estado de meia cura. O queijo Serra da Canastra é feito tradicionalmente como era feito há mais de 200 anos, de leite cru prensado à mão.
Todos os queijos listados estão entre os que possuem o maior teor de gordura saturada, segundo o INMETRO. Mas o parmesão é o que tem mais gorduras dentre os pesquisados pelo instituto, com 19,42 g, seguido pela muçarela com 17,21 g, o queijo prato lanche com 17,11 g e o coalho com 16,03 g.
Os microrganismos psicrotróficos têm destaque especial, pois são capazes de se multiplicar em temperaturas de refrigeração e produzir enzimas (lipases e proteases) que degradam lipídeos e proteínas, resultando em alterações sensoriais e de textura, podendo causar gosto amargo.
É um queijo bem novo, com sabor de leite fresco e textura macia que derrete na boca. Muito apreciado no café da manhã, na hora do lanche ou com doce de leite.
Para garantir uma cura por igual, o queijo deve ser virado uma vez por dia, e principalmente nos estágios iniciais da cura, ainda fresco, pode ser lavado com água corrente uma vez a cada dois ou três dias.
Qual queijo pode substituir o meia-cura? Use queijos mais firmes e curados - eles são mais salgadinhos, o que dá o sabor característico do pão de queijo. Dá até pra misturar tipos de queijo como parmesão e minas padrão. Se utilizar queijos mais macios, como o queijo prato, o resultado será diferente.
Além do sabor único, o canastra também traz benefícios para a saúde, isso porque ele é rico em gordura boa. “Quando o queijo passa pelo processo de fermentação ou de cura, a lactose e a caseína são degradadas e desnaturadas.
Como posso saber se o queijo canastra está estragado?
Verifique a sua aparência. Os queijos frescos, cremosos, ralados e fatiados com mofo na superfície dificilmente podem ser aproveitados, porque fungos e bactérias se espalham rapidamente dentro deles. Por isso, devem ser jogados fora.
Qual o queijo mais saudável para quem tem colesterol alto?
Recomendados : Leite desnatado, queijos magros; por exemplo: queijo tipo cottage, tipo quark (queijo cremoso de leite desnatado), queijo de coalhada (ricota), clara de ovo, iogurte desnatado, queijo mineiro.
1. Ricota. A ricota é uma excelente escolha para quem está de dieta. Com textura suave e sabor delicado, ela é produzida a partir do soro do leite, resultando em um queijo com baixo teor de gordura.
Como é um derivado do leite, conta com ótimas propriedades nutricionais, como a boa concentração de cálcio. O requeijão cremoso também é uma boa fonte de proteínas e minerais. O maior benefício do requeijão cremoso é a alta concentração de cálcio.