O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança. As imagens mentais, segundo estudiosos, são cópias ativas da realidade que é organizada pelo cérebro.
O pensamento tipicamente humano é constituído pela linguagem, pois é a partir do momento em que a linguagem entra em cena, no curso do desenvolvimento, que o pensamento se torna verbal e a fala racional. O surgimento do pensamento verbal não acontece de forma mecânica.
Há, ainda, quem não use as regiões linguísticas do cérebro ao se deparar com problemas de lógica. Isso significa que é cientificamente possível pensar sem usar palavras.
A linguagem é um processo contínuo do pensamento, assim, a linguagem pode ser tida como um desenvolvimento funcional que é dado a partir do pensamento. A linguagem é uma forma de tradução do pensamento, pode ser interpretada de maneira simbólica ou ainda como percepção do que está acontecendo.
Origens do pensamento e da língua de acordo com Vygotsky
Assim como no reino animal, para o ser humano pensamento e linguagem têm origens diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas - elas cruzam-se.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais. Sendo o primeiro o Sensório motor. O primeiro dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo é o estágio sensório- motor.
O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança. As imagens mentais, segundo estudiosos, são cópias ativas da realidade que é organizada pelo cérebro.
“Socializar faz bem para a criança”, “ela vai aprender a dividir com os coleguinhas” ou “o meio também educa” são alguns exemplos de afirmações que se popularizaram a partir da teoria de desenvolvimento cognitivo proposta pelo psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky.
Quais são as três fases da linguagem segundo Vygotsky?
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.
O pensamento permite refletirmos sobre nossas ideias e modificá-las quando utilizamos novas formas de avaliar e em nossas análises alteramos a ideia original e, desse modo, um mesmo objeto pode ser caracterizado de uma forma em determinado momento e de outra forma diferente em outra situação.
Não depende. Mas é muito auxiliado por ela. Todavia é perfeitamente possível pensar sem palavras, só com imagens visuais, auditivas, cinestésicas, táteis e outras.
É possível pensar uma construção humana sem a linguagem?
Nos processos de socialização e individualização a linguagem é um fenômeno primeiro, anterior até mesmo ao pensamento, pois este só se faz possível através dela; não se podendo pensar sem uma estrutura lingüística que expresse Page 2 190 sentimentos, dúvidas ou conceitos.
Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas. Essa transmissão de informações consiste na atividade mental, que pode ser considerada uma manifestação física dos nossos pensamentos.
Como Piaget vê a relação entre pensamento e linguagem?
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem.
Como a linguagem influencia os nossos pensamentos?
Portanto, se a linguagem não influencia em nossa percepção do tempo, a aquisição de diversas línguas nos proporciona maior compreensão de outros fenômenos, eventos e conhecimentos, além de preservar nossa sanidade mental por mais tempo.
Para entender Vygotsky é preciso levar em conta o fato de que ele enxergava o desenvolvimento do ser humano usando uma perspectiva sociocultural, ou seja, ele afirmava que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Uma das apropriações de Vigotski foi feita pelo construcionismo social. Vigotski é considerado como um dos muitos antecessores desse movimento (Castañon, 2007. Psicologia Pós-Moderna?: Uma crítica epistemológica do construcionismo social.
Para Vygotsky, existe uma interdependência entre pensamento e linguagem. Afirma que sem a palavra não há conceito abstrato, pois ela é o signo mediador. Portanto, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sociocultural.
Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo. Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de "zona de desenvolvimento próximo".
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).