Nem modernos nem pós-modernos. Submersa em nova crise, no final da primeira década do século XXI a humanidade viu nascer uma outra modernidade: a altermodernidade, a primeira era cultural do mundo globalizado.
Altermodernidade: tempo de reivindicação do Direito à Sustentabilidade. A Sustentabilidade é polissêmica, ou seja, detém diferentes significados e se movimenta em diversos campos dos saberes humanos: filosófico, jurídico, político, econômico, entre outros.
A arte pós-moderna, ou 'arte contemporânea', é ainda mais híbrida e sem hierarquia do que a moderna, o pós-modernismo vem com a ideia de ser oposta ao modernismo.
Esses desenvolvimentos—reavaliação de todo o sistema de valores ocidental (amor, casamento, cultura popular, mudança da economia industrial para a economia de serviços) que ocorreu desde as décadas de 1950 e 1960, com um pico nos eventos de maio de 1968—são descritos com o termo "pós-modernidade", em oposição ao pós- ...
Qual a diferença entre modernismo e pós-modernidade?
Na era Modernista, o humano era visto como o centro com habilidade para atuar independente e autonomamente na escolha e em alcançar os seus objetivos. Para os pós-modernistas, existe uma confusão entre o sujeito e o objeto, não se sabendo bem qual deles está, de facto, em controlo.
Nem modernos nem pós-modernos. Submersa em nova crise, no final da primeira década do século XXI a humanidade viu nascer uma outra modernidade: a altermodernidade, a primeira era cultural do mundo globalizado.
O movimento rejeita o modernismo e suas crenças na busca pela verdade absoluta e na validade universal das ideias. Em vez disso, o pós-modernismo abraça a fragmentação, a incerteza e a relatividade das perspectivas.
Trata-se de uma troca entre as possibilidades de gratificação por um quinhão de segurança, ao mesmo tempo em que há dificuldades inerentes à natureza da civilização que impedem qualquer tentativa de reforma.
O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial.
As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...
Essas mudanças estariam transformando o mundo contemporâneo para um novo e perturbador universo de experiências (SZTOMPKA, 1998) e novas conceituações são apresentadas: “alta modernidade”, “pós-modernidade”, “modernidade líquida”, “hipermodernidade” que definiriam uma descontinuidade nas características da modernidade ...
A noção de alteridade radical permite pensar o desejo de aprender como uma modalidade do desejo, que depende justamente daquilo que muitas vezes se busca suprimir: o contato, pelo discurso, com as coisas que se dão como excedente de sentido e que, por isso, são estranhas e inassimiláveis.
Alta modernidade, modernidade tardia ou modernização reflexiva, portanto, é definido pelo autor, como uma ordem pós-tradicional, que, longe de romper com os parâmetros da modernidade propriamente dita, radicaliza ou acentua as suas características fundamentais.
O pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias.
A base da teoria crítica está, pois, no seguinte postu- lado: é impossível mostrar as coisas como realmente são, senão a partir da perspectiva de como elas deveriam ser. Na verdade, o “dever ser” se refere às possibilidades não realizadas pelo mundo social.
Destaco duas formas de maltratar a verdade. O Relativismo é a convicção de que a realidade não pode ser compreendida, resultando na abstenção do juízo, impotente para afirmar a verdade. Tudo é relativo!
Em suma, o pós-modernismo não expressa um novo período histórico, antes disso, trata-se de uma radicalização da modernidade. No entanto, contrapõe-se às ideologias típicas da modernidade, produzindo uma nova concepção ideológica com especial penetração nos setores da esquerda.
Quais são 4 características importantes do pós-modernismo?
O pós modernismo tem características marcantes como a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão.
O homem pós-moderno vive uma crise de identidade. Diante do subjetivismo exacerbado, das pós-verdades, do relativismo, o homem pós-moderno é auto-centrado mas ainda assim não se conhece.
Em A Condição pós-moderna, David Harvey, apresenta o percurso de passagem da modernidade para a pós-modernidade a partir da substituição do modelo fordista pelo da acumulação flexível, da ética pela estética, mas dá ênfase às transformações na compreensão dos conceitos de espaço e tempo como base de todas as demais ...