Quando o juiz julga improcedente o pedido, o que fazer?
Nos casos onde o pedido é julgado improcedente e o autor não concordar com a sentença proferida pelo juiz, ele poderá recorrer, no mesmo prazo de dez dias, à mesma Turma Recursal.
Se o judiciário julgar PROCEDENTE nosso pedido, significa que PROCEDE, ou seja, que GANHAMOS. Se julgar IMPROCEDENTE, significa que perdemos. Se julgar PARCIALMENTE PROCEDENTE significa que ganhamos em parte, ou seja, ganhamos parte do que pedimos.
Para as situações em que as decisões proferidas no cumprimento de sentença acolham parcialmente a impugnação ou a julguem improcedente, o ministro explicou que o recurso cabível é o agravo, visto que tais decisões não extinguem totalmente o processo.
A improcedência liminar do pedido é uma técnica prevista no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), que foi estabelecida pelo legislador federal, com o fito de efetivar a rápida prestação jurisdicional e diminuir a quantidade de processos que tramitam perante o Poder Judiciário.
A apelação é cabível tanto em processos cíveis quanto criminais e deve ser interposta dentro do prazo estipulado por lei, 15 dias para apelação cível e cinco dias para apelação criminal, sob pena da parte perder o direito de recorrer. Art. 1.009. Da sentença cabe apelação.
Se a contestação for improcedente, significa que a defesa do negócio provou que o produto foi entregue ou o serviço foi prestado, ou que não houve fraude, conforme os termos combinados entre as partes.
Improcedência liminar do pedido se refere à decisão do juiz de rejeitar um pedido feito em um processo judicial logo no início do processo, sem a necessidade de uma análise mais aprofundada ou de uma audiência completa.
O que acontece depois que o juiz julga o processo?
A sentença é o ato do juiz que conclui o processo, seja ele no âmbito cível, criminal, trabalhista ou de qualquer outra jurisdição, com ou sem resolução de mérito.
Uma sentença improcedente é o resultado de um julgamento em que o juiz decide que os pedidos formulados pelo autor da ação não têm fundamento ou prova suficiente para serem aceitos.
Caso a decisão proferida julgar improcedente a impugnação, caberá agravo de instrumento. Inicialmente, é importante registrar que a sentença, pôs fim ao processo, julgando extinta a execução e, dessa forma, o recurso cabível é o recurso de apelação.
O que devo fazer se o juiz não se manifestar sobre meu pedido?
Portanto, se o julgador não apreciou o pedido na sentença e o autor não interpôs embargos de declaração, não se forma a coisa julgada em relação a este pedido, pois sobre ele não houve qualquer decisão. Assim, logo que ultrapassado o prazo recursal, o interessado poderá ajuizar nova ação.
Outro caso de improcedência liminar é aquele em que o pedido contraria entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência (art. 332, III).
Quanto tempo leva para o juiz analisar um processo?
O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.
Após proferir a sentença, o juiz dá início a uma nova fase do processo, que pode variar de acordo com as características do caso e as leis do país em que o processo está sendo conduzido.
Qual recurso cabível contra sentença de improcedência da ação?
Recurso Extraordinário ou Recurso Especial: Esses recursos são utilizados em casos específicos e são direcionados aos tribunais superiores (Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça, respectivamente).