De acordo com o relato midraxico, Vasti era uma política inteligente, e o banquete de mulheres que ela organizou paralelamente ao banquete de Assuero representou uma manobra política astuta.
A Bíblia relata, no livro de Ester, a história de uma mulher chamada Vasti. Ela era uma rainha muito bela e que, aparentemente, cumpria todos os seus deveres para com o rei. No entanto, ao ser chamada para ir a um banquete, ela se obstinou e recusou-se a obedecer à ordem do rei.
Vasti pode nos simbolizar a coragem da recusa e a atitude libertadora de não submissão, na exata medida pela qual se interprete esse texto antigo, à luz de valores presentemente dominantes, e que prestigiam uma antropologia positiva da experiência humana. Vasti é uma heroína.
Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que ela deveria apresentar-se sem o véu, o que já seria um escândalo. Outros propõem que ela deveria comparecer só usando a coroa, completamente nua, o que seria uma indignidade. Seja como for, a rainha simplesmente recusou-se a atender à ordem do rei.
“Portanto, se parecer bem ao rei, sugerimos que publique um decreto real, uma lei dos medos e dos persas que não pode ser revogada. Determinará que a rainha Vasti seja expulsa para sempre da presença do rei Xerxes e que o rei escolha outra rainha mais digna que ela.
BILLY GRAHAM CONTA A HISTÓRIA DE VASTI A Rainha da Pérsia que mudou a história, antecessora de Ester
O que a rainha Vasti fez?
De acordo com o Midraxe, Vasti era bisneta do rei babilônico Nabucodonosor II, neta do rei Evil-Merodaque e filha do rei Belsazar. Durante o governo do pai de Vasti, multidões de medos e persas atacaram Babilônia e assassinaram Belsazar. Vasti, sem saber da morte do pai, correu para os aposentos do pai.
Portanto Vashti foi morta por rebelar-se. Entretanto, não foi simples coincidência que a cruel Vashti foi condenada à morte no Shabat. Ela estava pagando assim o sofrimento que causou às crianças judias no sagrado dia de Shabat.
O que aprendemos com a desobediência da rainha Vasti?
A rainha Vasti teve de escolher entre dois males: obedecer a um bêbado ou desobedecer ao seu rei. Não é claro, no texto, o que motiva a desobediência da rainha: o amor-próprio, ao recusar ser exibida como uma posse do rei; ou o orgulho, ao recusar se submeter e ser vista pelos príncipes e pelo povo.
👑Diferença entre Ester e Vasti: 1 - Ao ser confrontada/ perturbada pelo rei, Vasti o afrontou e disse “não”. Ester ao ser confrontada por Mardoqueu, não resistiu, mas, se quebrantou e obedeceu- 4:16; 2 - Para Vasti , sua vida, seus momentos, era preciosos.
Ao mesmo tempo que este segundo banquete ocorria, a rainha Vasti também proporcionava um banquete às mulheres, na casa real do rei Assuero (Ester 1.9). E foi assim que a rainha Vasti foi destituída da sua realeza.
O nome da Rainha antes de Ester não era Vastir ,pois aprendi de de criança que era Vastir ? Aldira Mauro Vargas sim, Vasti e Améstris são mesma pessoa. Améstris é o nome persa.
Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.
Alguns documentos da Grécia antiga tratam Vasti como Amestris. Segundo a história ela foi deposta entre 484/483 a.C. aparecendo depois como a rainha-mãe, no reinado do filho, Artaxerxes, sucessor de Xerxes, indicando isto que ela foi reabilitada pelo filho.
História. Améstris foi a primeira esposa do rei Xerxes I e mãe de cinco filhos dele: Dario, Príncipe da Pérsia, Artaxerxes, Príncipe da Pérsia, Rodoguna, Princesa da Pérsia, Amitis Princesa da Pérsia. Améstris é descrita como uma rainha severa e licenciosa que teve uma influência negativa na corte aquemênida.
O duplo banquete de Assuero era uma festa só de homens, além disso embriagados pelo muito vinho. Vasti, no guião do marido, deveria ter chegado ao jardim, fazer o seu primeiro desfile no meio da arraia-miúda, rodeada por milhares de olhares masculinos; depois, continuá-lo no palácio, diante dos comensais do seu marido.
A obediência ao segundo mandamento (Êx 20.4) não é a causa de Mardoqueu se recusar a curvar-se diante de Hamã, pois os judeus estavam dispostos a se curvar diante dos reis (v.
Deposição, em termos políticos, diz respeito à remoção de um governante. Pode ser feita pelo golpe de estado, impeachment, cassação, invasão, ou abdicação forçada.
11 - que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, porque era formosa à vista. 12 - Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira.
De acordo com a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada. Ela teria sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã, no sudoeste da Ásia. Há alguns relatos, transmitidos principalmente por via oral, de que a rainha teria sido assassinada por inimigos do povo judeu.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
Ester fica desolada ao descobrir que perdeu o bebê durante a tentativa de assassinato que sofreu. “Eu queria tanto te dar um filho”, diz a rainha enquanto Xerxes a consola. Perdeu algum detalhe de A Rainha da Pérsia? Acesse o PlayPlus.com para rever todos os episódios.