Procure limpar a região do corte com soro fisiológico, água com um pouco de sabão ou antisséptico à base de iodo, sempre com uma gaze. Mas dependendo da sensibilidade ou se a pessoa tiver alergia, o iodo pode irritar a pele. Alguns tipos de incisão exigem que o corte seja irrigado.
Limpeza – Uma dica é realizar a troca do curativo após o banho, assim, você poderá lavar bem a ferida com água e sabão. Você também pode optar por utilizar solução salina, ou uma solução de limpeza com phmb e realizar a limpeza com uma gaze estéril.
Limpe a ferida – lave-a bem com água e sabão. Se houver sujeira, vidro ou outro objeto no corte que não puder ser removido depois da limpeza, ligue para o seu médico ou enfermeiro. Pare o sangramento – se a ferida estiver sangrando, pressione a área firmemente por 20 minutos com um pano limpo ou curativo.
Assim que remover os pontos, limpe suavemente a sua cicatriz pelo menos uma vez por dia ou sempre que esta for exposta a um ambiente sujo ou com pó. Utilize um gel de limpeza específico para pele fragilizada, hipoalergénico e suficientemente suave.
Cuidados com a Cicatrização das Feridas com Pontos - Dr Guilherme Bittner
O que devo fazer após a retirada dos pontos?
Após retirada de todos os pontos, a limpeza da ferida pode ser feita normalmente durante o banho com água e sabão. É necessário manter o local hidratado e pode-se utilizar pomadas cicatrizantes conforme orientação do médico ou enfermeiro.
1 – Tenha em mãos dois sabonetes, de preferencia bactericidas, como é o caso do Protex. Pode ser liquido ou em barra. 3 – Comece o banho lavando bem as mãos com o sabonete –CORPO-, enxágüe e somente assim inicie o manuseio com o sabonete –FERIDA-.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Aplicar uma compressa morna sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização.
O sabonete para feridas cutâneas Protex pode oferecer diversos benefícios para a pele, como desinfetar ferimentos e eliminar 99,9% das bactérias e vírus. Por isso, se você ainda não sabe o que é bom para limpar ferimentos ou lesões na pele, o sabonete antibacteriano Protex Macadâmia pode ser um aliado perfeito!
2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções. Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico).
Quando não for mais necessário manter os pontos ou grampos secos, lave-os delicadamente com água e sabão sempre que tomar banho. Não deixe os pontos ou grampos sob a água, como em uma banheira, piscina ou lago. Isso poderá retardar a cicatrização e aumentar a chance de contrair infecções.
Nos casos em que o curativo foi feito com esparadrapo comum, micropore ou transpore, costumo orientar manter o curativo por 3 dias e após esse período, caso a ferida esteja seca, manter descoberta; lavar a cicatriz no banho com água e sabonete neutro e aplicar álcool 70% ao redor.
O que é bom para acelerar a cicatrização dos pontos?
Trocar o curativo diariamente, uma ou duas vezes, conforme a gravidade da lesão; Massagear levemente a pele ao redor da ferida, com as mãos bem limpas, para estimular a circulação e a cicatrização; Nunca tirar as casquinhas que se formar sobre o ferimento.
Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.
Por isso, é essencial observar e acompanhar a evolução da cicatrização, assim como lavar bem as mãos e esterilizá-las com álcool 70% toda vez que for tocar no corte para fazer o curativo novamente. O banho também merece atenção especial, o ideal é lavar o local com cuidado e utilizar uma toalha diferente para secá-lo.
Se a ferida estiver com uma coloração amarela, é um sinal de alerta. Ela pode estar liberando fluidos consequentes da presença de bactérias, o que pode levar a uma possível processo inflamatório evoluído ou não para infecção.
Conclusão: Verificou-se a eficácia promissora de óleos essenciais, sobretudo do de lavanda, na cicatrização de feridas cirúrgicas, especialmente em episiotomias.
3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore.
Podemos citar alguns óleos essenciais que agilizam a recuperação no processo de cicatrização, são eles: óleo essencial de palmarosa, óleo essencia cravo folhas, óleo essencial de anis estrelado, óleo essencial de copaíba, entre outros.
Um sabonete líquido bactericida altamente eficiente é o SBB 06, da inovatta, sua ação de limpeza garante que a pele fique livre de contaminações. Isso só é possível devido a sua formulação capaz de matar vírus e bactérias.