O que é um roteirizador? De forma bem objetiva, o roteirizador é um sistema que ajuda a definir a melhor rota de uma viagem. Trata-se de uma ferramenta ideal para o planejamento diário das operações de transporte e da distribuição de mercadorias.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Roteirizador é de R$ 2.625, com uma média salarial mensal de R$ 2.425. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
Um roteirizador nada mais é que uma ferramenta que mostra a melhor rota para um motorista – ou, no caso de uma grande empresa, para um gestor de frota. A roteirização também é o processo de definição de trajetos com o objetivo de reduzir o tempo, a distância percorrida e os custos operacionais logísticos.
Qual a finalidade da roteirização? A finalidade da roteirização é selecionar os melhores trajetos para a coleta e entrega de mercadorias. Desse modo, é possível reduzir o tempo em cada rota, o que impacta positivamente nos custos atrelados (combustível, manutenção, hora/homem etc.)
Com a roteirização, é possível ter um planejamento mais eficiente das entregas, permitindo antecipar possíveis problemas e ajustar as rotas conforme necessário. Isso ajuda a evitar atrasos e garante que todas as entregas sejam realizadas de acordo com o cronograma.
Principais: transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos; Secundárias: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, compras, gestão de produtos e sistema de gestão.
Um dos exemplos mais comuns de roteirização são as entregas do e-commerce para os clientes finais (B2C). O cumprimento dos prazos de entrega, as informações atualizadas e a qualidade do produto entregue – sem avarias nas embalagens -, são alguns dos pontos que interferem na satisfação do cliente.
O Tecnólogo em logística de transporte CBO 3421-25 controla, programa e coordena operações de transportes, conjugando modais, programando roteirização, embarque e transbordo Acompanha ova e desova de contêineres e a vistoria aduaneira das cargas.
A roteirização é o processo de definição de trajetos (rotas) para que as entregas ou coletas sejam realizadas e os serviços, prestados. O roteirizador é usado para redução de custos operacionais logísticos ligados à rota, podendo ser atrelados a tempo, distância percorrida ou qualidade das vias.
Roteirização estática e roteirização dinâmica são os dois principais tipos de planejamento de rotas logísticas. Cada abordagem oferece vantagens específicas dependendo das necessidades da sua empresa.
Como se tornar um profissional roteirizador? O analista de roteirização pode entrar no mercado de trabalho com mais facilidade se ingressar em alguma carreira da área de logística. Conhecimentos na área podem ser requeridos e formação em Logística (graduação tecnológica ou ensino médio técnico) podem ser diferenciais.
De acordo com a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), a remuneração média de um roteiro para um filme de cinema é de R$86.400,00 (valor total do projeto). Já na televisão aberta, um roteirista de novelas diárias possui salário médio de R$26.400,00.
Gerencia o cronograma, alertas de prazos e resumos das datas importantes; Fazer agendamentos de reuniões; Fazer ata das salas de roteiro; Organizar o drive de roteiro.
O CBO 414140 refere-se ao cargo de Auxiliar de Logística, um profissional que atua em diversas etapas da movimentação de mercadorias, como recepção, conferência, armazenamento e expedição de produtos e materiais.
Principais Atividades: Gerenciamento da frota, incluindo monitoramento, documentação e conformidade; Realização de checklists periódicos dos veículos (carros e motos) para…
PERÍODO DE 01/08/1990 A 06/06/1992. MOTORISTA. ANOTAÇÕES EM CTPS NÃO MENCIONAM O VEÍCULO CONDUZIDO OU A CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES PPP AFIRMA QUE A PARTE AUTORA “CONDUZIA CAMINHÃO”, MAS A CBO MENCIONADA É DE Nº 782310 (MOTORISTAS DE VEÍCULOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE/ MOTORISTA DE FURGÃO OU VEÍCULO SIMILAR).
A roteirização estática é um método de planejamento de rotas que se baseia em informações fixas e pré-determinadas, sem considerar mudanças em tempo real. Os trajetos são planejados com base em dados estáticos, como horários de entrega, capacidade dos veículos e restrições de trânsito conhecidas.
Para Ballou (2001), a roteirização é a atividade que tem por fim buscar os melhores trajetos que um veículo deve fazer através de uma malha. Esta busca, que geralmente tem como objetivo minimizar o tempo ou a distância, é uma decisão freqüente na logística empresarial.
Assim, os problemas de roteirização podem ser classificados em três grupos: problemas de roteirização pura, problemas de programação de veículos e problemas combinados de roteirização e programação.
Quem atua nas áreas da logística precisa saber avaliar os pontos positivos e negativos do negócio, além de conhecer bem a concorrência, atualizando-se constantemente. Assim, é possível analisar o mercado, prever cenários e evitar decisões equivocadas para elaborar estratégias que façam a diferença.