Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
RAIZ: A RAIZ É A BASE DAS PLANTAS. O SEU TRABALHO É PUXAR DA TERRA A ÁGUA E A OS NUTRIENTES PARA AS PLANTINHAS, COMO SE FOSSE UM CANUDINHO NUM COPINHO DE ÁGUA.
O caule é um órgão presente nas plantas que conecta as raízes às folhas. Essa conexão é conseguida graças à presença de vasos condutores (xilema e floema) em seu interior, os quais são responsáveis pela condução de substâncias dentro do corpo do vegetal.
Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção. Essas substâncias entram pelas raízes e seguem até o xilema, um tecido condutor que as transporta para todas as partes da planta.
How to propagate lemon tree from cuttings with tissue paper || With 100% success
O que ajuda a fixar a planta no solo?
Embora o nitrogênio constitua uma grande parte do ar que respiramos (78%), os vegetais não conseguem acessá-lo dessa forma. O nitrogênio atmosférico deve passar por um processo natural chamado fixação biológica de nitrogênio, realizado por bactérias.
Qual parte da planta é responsável pela sustentação?
Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
O oxigênio é absorvido pelos estômatos, que são pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares, através deles libera dióxido de carbono (CO2) e absorve o oxigênio em torno deles.
Fertilizar o solo no período inicial – após plantar – é fundamental para assegurar a expansão das raízes e permitir o crescimento de uma árvore resistente. Adubos e matéria orgânica são ricos em nutrientes que são retirados da terra pelas plantas.
As plantas apresentam dois tipos de vasos condutores: o xilema, responsável por conduzir a água e os nutrientes da raiz até as demais partes da planta; e o floema, responsável pelo transporte da água e dos açúcares produzidos pela fotossíntese das folhas até a raiz.
A respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas principalmente nas folhas, pois é nessa parte que há uma maior quantidade de estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. Esse processo, diferentemente do que muitos pensam, acontece todo o tempo.
Raízes mantêm o solo unido e evitam a erosão; folhas caídas devolvem nutrientes ao solo; árvores protegem o solo do sol e das chuvas fortes, criando um bom ambiente para crescimento de outras plantas.
Durante a noite, a energia obtida a partir da respiração é utilizada para manter os processos fisiológicos das plantas em funcionamento. Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono absorvendo o oxigênio do ar.
As plantas têm poros na superfície de suas folhas chamados estômatos. Esses poros são muito parecidos com nossas bocas, exceto que, enquanto inalamos oxigênio e exalamos dióxido de carbono (CO2), as plantas fazem o contrário: inalam dióxido de carbono e exalam oxigênio.
Os tecidos de sustentação do vegetal proporcionam suporte mecânico à planta, garantindo que o vegetal seja capaz de sustentar-se. Graças a esses tecidos, a árvore não se quebra quando sofre a força do vento, por exemplo. Podemos considerar dois tecidos que apresentam essa função: o colênquima e o esclerênquima.
A fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono.
Nas plantas, o oxigênio entrará por estruturas chamadas de estômatos. A respiração celular é um evento complexo, mas, de maneira resumida, podemos dizer que nele ocorre uma reação entre a glicose e o oxigênio, gerando, no final, gás carbônico, água e energia.
Qual é a principal fonte de nitrogênio para as plantas?
O Nitrogênio (N) é o principal macronutriente para as plantas, e apresenta uma característica distinta, pode ser encontrado e absorvido tanto na forma catiônica como aniônica. A fonte primária deste elemento é o ar, mas para ser absorvido pela plantas ele precisa ser fixado ou combinado a outros elementos.
A radícula é a primeira parte a emergir da semente, responsável por fixar a plântula ao solo e iniciar o processo de absorção e condução dos nutrientes minerais. Ela também assume grande parte da absorção de água, que inicialmente era realizada pelo próprio tegumento da semente.