O CRV e o CLA agora serão integrados ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Segundo o Contran, a medida vale para veículos registrados a partir desta segunda.
Conheça a Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo Digital (ATPV-e) Conforme Resolução Contran nº 809/20, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
Conforme Resolução Contran nº 809/20, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto superior esquerdo da página o bloco "Veículos" e ali clicar em "Validar CRV".
É possível consultar e emitir o e-CRV pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal. Para isso, baixe o app, faça o login, acesse o menu “Veículos” e siga as instruções para ter acesso ao documento.
Já no documento digital, o código do CRV pode ser encontrado logo abaixo das informações “Marca/modelo/versão” do automóvel, que, por sua vez, fica abaixo do espaço destinado ao “Código do Renavam”.
O mais simples é por meio do aplicativo de celular Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados. Ao se vincular o número do Renavam do veículo, o aplicativo exibe o documento na tela do aparelho.
Primeiramente, é necessário ter o cadastro do veículo no site do governo. Para realizar o processo, basta criar uma conta no site oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e baixar o aplicativo da "Carteira Nacional de Habilitação".
Só é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo na versão digital no nome de outra pessoa se for feito o cadastro no aplicativo CDT com os dados dela.
Para emissão de segunda via de CRV, é necessário comparecer ao posto do Detran com o veículo, visto ser obrigatória a realização de vistoria veicular, e apresentar IPVA pago. Assim como em São Paulo, no RJ também é necessário um agendamento prévio. O agendamento pode ser feito pelo portal online do Detran RJ.
Conheça o Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Conforme Resolução Contran, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) também passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).
Para emitir, basta entrar no site do Detran do seu estado, clicar na aba de veículos, seguir para a parte de 'transferência de veículos' e 'solicitação de ATPV-e'. A sigla ATPV significa Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo e é o documento obrigatório numa situação de compra e venda de automóvel.
Vale ressaltar que o processo de emissão da ATPV varia de estado para estado. O DUT e o CRV deixaram de existir? Desde janeiro de 2021, os novos registros de veículos já passaram a emitir a nova versão: a ATPV ou a ATPV-e.
Posso circular com o veículo com a taxa paga? Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório.
Desde janeiro de 2021, a emissão do CRV impresso foi substituída pela versão digital. Com isso, foi instituída também a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que consiste no comprovante de transferência de propriedade.
Entre na loja de aplicativos do seu celular e baixe o app “Carteira Digital de Trânsito”; Faça o login e senha utilizando as informações do gov.br; Na tela inicial, acesse o menu principal e clique na opção “veículos”; Insira as informações solicitadas, como o RENAVAM e o código de segurança impresso no CRLV.
A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.
Onde fica o número do CRV do veículo? O número do CRV pode ser encontrado no canto superior direito do documento do veículo, ao lado do campo onde está escrito “Detran + a sigla do seu estado”.
O CRV é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser guardado em local seguro para ser usado em eventual venda do veículo. Em destaque o código de segurança do CRV. Foto: Arquivo Portal do Trânsito.
A partir de R$ 352.900,00* i* Preço Público sugerido em reais, com frete incluso, podendo variar para o Estado do AM (consulte a concessionária para mais informações).
Tem como encontrar o número CRV pela internet? Para tal, você deve acessar o site do DETRAN do seu respectivo estado. Em seguida, procurar pela área de consulta a veículos e, nela, digitar o número da placa do veículo e o RENAVAM. Na aba seguinte, é necessário inserir o seu CPF.
Clique aqui para acessar a página. Para fazer essa validação, basta logar no portal do governo federal com seus dados pessoais e informar dados do automóvel a ser consultado, tais como placa, número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e CRV.
Para obter seu CRLV-e SEM o Código de Segurança do CRV no Portal DENATRAN você precisa ter uma conta cadastrada no GOV.BR e os selos de confiabilidade (nível de autenticação) verificado ou comprovado.