Por fim, nas considerações finais, aponta a viabilidade da substituição do CM-30 pela EAI, a necessidade de incentivarem a criação de novos produtos mais ecológicos, e a encorajar o desenvolvimento de estudos que comprovem a sua eficiência, para promover a adoção destes no país.
A emulsão asfáltica CM-30 é muito utilizada nos serviços de imprimação de base em solos ou britas, o objetivo é proporcionar coesão superficial das partículas granulares dos materiais de base permitindo completa aderência entre ela e o revestimento a ser executado.
Quais são as alternativas para substituir o asfalto?
Pavimentação fotocatalítica ou noxer
Trata-se de um composto que tem na sua base o dióxido de titânio. Ele consegue absorver até 90% dos gases poluentes produzidos por automóveis, em dias de sol forte. Em dias nublados consegue absorver até 70% dos gases.
O CM-30 é um asfalto diluído de cura média. O CM-30 é empregado basicamente em serviços de imprimação onde se recomenda o uso de asfalto diluído CM-30 com taxa de aplicação variando entre 0,8 e 1,2 l/m2. Não se aplicam asfaltos diluídos em dias de chuva ou com temperaturas inferiores a 10°C ou em superfícies molhadas.
Emulsão Asfáltica de Imprimação - O que é e para que serve a substituta do CM-30?
Qual a diferença entre cap e emulsão asfáltica?
Entre as vantagens das emulsões asfálticas está a redução da viscosidade do CAP, possibilitando a sua utilização em temperatura ambiente e reduzindo a liberação de voláteis e oxidação do CAP (ABEDA, 2022). Uma emulsão é definida como uma dispersão estável entre dois ou mais líquidos que não se misturam.
Tratamento superficial duplo – TSD é a camada de revestimento do pavimento constituída por duas aplicações de ligante asfáltico, cada uma coberta por camada de agregado mineral e submetida à compressão.
Nesse caso, o recomendado é a intervenção estrutural por meio da técnica de reciclagem do asfalto, que faz uso de uma recicladora para reconstruir o pavimento e reutilizar o material que compõe sua capa e base, por vezes acrescentando novos agregados e aditivos.
O poliéster flexível é uma das soluções que existe no mercado como alternativa à materiais asfálticos na impermeabilização de elementos nas edificações.
Por isso, os pavimentos de concreto podem ser uma excelente solução para reduzir a temperatura em dias muito quentes. Assim como o asfalto, o concreto também acumula calor, mas a diferença fica na variação das temperaturas.
A GRECA Asfaltos através de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação desenvolveu a CM – Imprimação, uma emulsão à base de água, indicada como uma excelente opção ao CM-30.
CAP 50/70. Material que possui viscosidade menor e penetração maior que o CAP 30/45; é aplicado para condições de tráfego moderado ou leve e/ou regiões de clima mais frio. Atualmente, o CAP 50/70 é produzido nas seguintes refinarias da Petrobras: REGAP, REDUC, REVAP, REPAR e REFAP.
Quais são as vantagens do uso de emulsão asfáltica na pavimentação?
O uso da emulsão asfáltica na pavimentação tem algumas vantagens quando comparadas às misturas à quente, sendo as principais o uso de equipamentos mais simples, eliminação do risco de incêndio, facilidade de distribuição do ligante, e a não emissão de gases na atmosfera. Além disso, uma redução de custos.
Imprimação consiste na aplicação de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento asfáltico, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado.
O asfalto obtido das refinarias de petróleo, quando apresenta consistência adequada à pavimentação é denominado de ligante asfáltico ou cimento asfáltico de petróleo (CAP).
Alerta Epidemiológico – INTOXICAÇÃO POR ASFALTO DILUÍDO DE PETRÓLEO – CM 30. PETRÓLEO – CM 30. sentindo fortes odores, possivelmente de gás e que algumas pessoas apresentavam vertigem e náuseas. qual o produto causador do odor referido é o CM 30 (Asfalto Diluído de Petróleo).
Em caso de estocagem por longos períodos, recomenda-se a recirculação uma vez por semana para a RR-1C e uma vez a cada duas semanas para a RR-2C. Evitar recirculação e bombeamento sucessivos para não ocorrer diminuição de viscosidade e ruptura por ar incluso.
Qual a diferença entre imprimação e pintura de ligação?
Nota: A diferença fundamental entre uma imprimação e uma pintura de ligação é que, na primeira, o material asfáltico deverá penetrar na camada e, na segunda, não deverá ocorrer qualquer penetração.
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é formado pela mistura a quente de vários agregados e cimento asfáltico. Portanto, este tipo de material faz parte do grupo de pavimentação asfáltica, a mais utilizada no Brasil.
O CAP 20, que é o produto obtido após a destilação do petróleo com a separação das frações leves e intermediárias, foi gentilmente fornecido pela empresa paulista BetunelKock. As blendas foram preparadas aquecendo-se o CAP 20 puro (aproximadamente 150ºC). Em seguida, adicionou-se o agente modificador em pó ao CAP 20.