Antes de Jesus, Simão era um pescador imprudente e impetuoso, cuja boca e escolhas lhe causaram problemas. Após Jesus, Simão se tornou Pedro; pregador fundamental da igreja primitiva, curando coxos e doentes, autor de dois livros do Novo Testamento e destemido até a morte.
Qual era a profissão de Simão antes de seguir Jesus?
Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.
Algumas tradições o colocam como grande auxiliador no estabelecimento do cristianismo no Egito, juntamente com São Marcos e Filipe na Síria, entretanto, pode ter evangelizado também pelo norte da África, pela Ásia menor e Espanha.
Simão de Cirene, também referido como Simão Cireneu, é um personagem bíblico descrito nos Evangelhos sinópticos. Ele teria sido obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus até o Gólgota; lugar onde deveria ser crucificado.
Entre as testemunhas oculares da ressurreição de Ezequiel estava um fariseu chamado Simão, que convidou Jesus para jantar. Em sua casa, encontraram uma mulher, Myriam, uma pecadora daquela cidade, que, tendo ouvido que Jesus estava na casa do fariseu, entrou sem permissão.
História do Apóstolo Pedro (estudo Bíblico) | # 116
O que Simão era antes de conhecer Jesus?
Antes de Jesus, Simão era um pescador imprudente e impetuoso, cuja boca e escolhas lhe causaram problemas. Após Jesus, Simão se tornou Pedro; pregador fundamental da igreja primitiva, curando coxos e doentes, autor de dois livros do Novo Testamento e destemido até a morte.
A mulher chorou aos pés de Jesus e enxugou os com os cabelos, e beijou. Jesus, por sua vez, aceitou o jantar de Simão e aceitou o presente da mulher. Enquanto Simão achava que Jesus não conhecia a mulher, Jesus contou uma história que mostra o conhecimento que Ele tem de todos.
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Tiago aqui é retratado com uma deficiência na perna. E Jesus o convocou para uma missão de curar pessoas, deu este dom à ele. Então, Tiago questiona Jesus porque até agora Ele não o curou e como ele poderia curar outras pessoas sendo que ele mesmo não tinha sido curado.
Assim como os outros apóstolos, Simão também percorreu os caminhos do Evangelho sem mala, sem dinheiro, pregando o reino dos Céus; curou os enfermos, ressuscitou os mortos, limpou os leprosos, expulsou os espíritos maus; zeloso desde jovem das tradições hebraicas, e agora zeloso e humilde servo do Senhor.
Simão, o Leproso, é uma pessoa mencionada em Mateus 26 e Marcos 14. Segundo as narrativas no evangelhos, Jesus visitou a casa de Simão em Betânia e foi ali que uma mulher derrama um caro perfume sobre a cabeça de Jesus. Moravam também em Betânia Maria, Marta e Lázaro.
Esse apelido pode significar tanto a cidade de origem, como a sua participação na seita ultra-nacionalista e não religiosa chamada de Os Zelotes, ou zeladores, conservadores das tradições hebraicas que lutavam para a libertação de Israel dos Romanos.
O que os discípulos faziam antes de conhecer Jesus?
De pescadores de peixes, eles se tornaram pescadores de almas, lançando as redes da verdade e do amor de Cristo. Eles sabiam que a colheita seria abundante e que, com a orientação do Senhor, poderiam trazer muitos para a luz da salvação. Os apóstolos que eram pescadores: Simão (Pedro), André, João, Tiago Maior.
Simão era simpatizante atuante à causa dos Zelotes, uma seita judaica com viés libertário e nacionalista que trouxe muitas dificuldades e ódio aos romanos.
Por que Simão convidou Jesus? Era uma honra insigne, e uma imensa graça, receber em sua casa um grande profeta, mais ainda tratando-se de um taumaturgo que até já havia operado uma ressurreição, a da filha de Jairo (5). Simão convida Jesus de Nazaré e o recebe em meio a outros tantos fariseus.
Você certamente já sabe: São João foi o único dos Apóstolos a não morrer mártir. Mas isso não significa que ele não tenha sofrido por seu Senhor. Conheça a história do “quase-martírio” do discípulo amado ante a Porta Latina, em Roma, no ano 95.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Qual dos apóstolos de Jesus foi encerrado ao meio?
As versões sobre a sua execução divergem: na cruz ou, segundo outras tradições menos seguras, pela fogueira, na Armênia. Mas a tradição católica diz que Simão foi martirizado sendo cortado ao meio vivo por um serrote.
Bem, nessa época, Simão já não seria mais um leproso, porque se ele fosse, seria um pária e não poderia realizar uma festa em sua casa e ter pessoas presentes. Isso nos diz que esse Simão foi um leproso no passado e, provavelmente, deve ter sido curado por Jesus.
quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus (Mt 16:17). Simão Barjonas significa filho de Jonas. Assim falando, Jesus personifica o apóstolo em sua condição humana, genealógica, estabelecida nas linhas da reencarnação.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram o que João tinha dito e seguiram Jesus. André foi procurar seu irmão, Simão, e lhe disse: “Encontramos o Messias (isto é, o Cristo)”. Então André levou Simão para conhecer Jesus.