Os anciãos eram os homens que tinham uma grande autoridade entre o povo, normalmente por conta da idade e da posição social. A primeira menção significativa a eles é feita no Livro dos Números onde Deus ordenou a Moisés reunir os 70 homens já conhecidos entre as pessoas.
70 (setenta): jogo de números 10 x 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos. O exílio na Babilónia é apresentado como tendo durado 70 anos. 1000 (mil): uma quantidade tão grande que não se pode contar.
À medida que os israelitas viajavam pelo deserto, Moisés foi ficando cansado de suas reclamações e pediu ajuda ao Senhor. Por causa disso, o Senhor escolheu 70 líderes para ajudar Moisés a governar Israel. Miriã e Aarão criticaram Moisés e o Senhor os castigou por maldizerem Seu servo escolhido.
Em geral, durante a longa história de Israel, o papel do ancião sem dúvida mudou. Eles eram os homens mais velhos da comunidade e, por causa da sabedoria e a natural honra, se tornaram administradores. Mas, de forma geral, sempre tiveram a função de intervir nos interesses da família, do clã e da comunidade.
O Senhor designou, enviou com uma missão outros setenta. Isto significa que antes ele já havia enviado setenta discípulos adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
Moisés e os 70 Anciãos! Livro de Números, cap,11.Pr Aldo Cavalcante!
O que é o Missão 70?
O Missão 70 não é apenas um projeto; é uma chamada à ação. Ele busca não apenas manter, mas expandir o alcance da igreja, envolvendo ativamente seus membros em ações evangelísticas. Queremos que o Missão 70 esteja presente em todas as igrejas quadrangulares de Minas Gerais, através das coordenadorias.
Os anciãos eram os homens que tinham uma grande autoridade entre o povo, normalmente por conta da idade e da posição social. A primeira menção significativa a eles é feita no Livro dos Números onde Deus ordenou a Moisés reunir os 70 homens já conhecidos entre as pessoas.
Esses apóstolos e profetas são a Igreja do Novo Testamento e a do Antigo Testamento, respectivamente… Portanto, os vinte e quatro anciãos representam as doze tribos de Israel e os doze apóstolos. Eles representam todos os que venceram porque se mantiveram fiéis, tanto sob a antiga quanto sob a nova aliança.
No Cristianismo evangélico, o ministério do ancião está presente em algumas igrejas com funções semelhantes às do pastor. Em várias comunidades, a igreja é administrada por um conselho de anciãos, com forte ênfase na colegialidade. Quando há pastor, ele é apenas um dos membros do conselho, sem autoridade superior.
Algumas edições da Bíblia falam do envio de 70 discípulos. Outras falam de 72. Depende do manuscrito que é seguido. Muito possivelmente, o número evoca todas as nações, citadas no capítulo 10 do livro do Gênesis.
Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
Números 11 descreve alguns desafios e frustrações que Moisés e os israelitas tiveram ao viajar pelo deserto rumo à terra prometida. Ao estudar Números 11, procure princípios que poderiam ajudar você a enfrentar os desafios e as frustrações de sua vida.
Enquanto o número 70 representa a conclusão da ordem natural, ultrapassar o 70 representa alcançar ainda mais alto que a ordem natural, até chegarmos à era messiânica.
Em segundo lugar, por "os 70" devemos entender os 70 discípulos enviados em Lc 10, caracterizados por dons iguais aos dos 12 apóstolos, tanto sinais e milagres Lc 10:1,9,17-19, como discernir o que já havia sido determinado no céu Mt 18:18.
O número 7 é um dos números mais significativos na Bíblia, representando perfeição, totalidade e santidade. Essas passagens mostram como o número 7 aparece em vários contextos bíblicos, simbolizando a obra completa de Deus e aspectos de sua criação e ação na história.
Os 24 anciãos são, pois, uma representação da totalidade dos israelitas que, no Antigo Testamento, servia a Deus com fidelidade. É pertinente destacarmos que, assim como os 24 anciãos são-nos apresentados como reis e sacerdotes, os gentios também o são.
São as pessoas que lavaram as suas roupas no sangue do Cordeiro, e elas ficaram brancas. É por isso que essas pessoas estão de pé diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo. E aquele que está sentado no trono as protegerá com a sua presença. Elas nunca mais terão fome nem sede.
O termo ancião é utilizado em diversos países e organizações para indicar uma posição de autoridade. Este uso geralmente deriva da noção de que os membros mais velhos de qualquer grupo são os mais sábios e, portanto, os mais qualificados para governar, aconselhar ou servir o referido grupo em alguma outra função.
Na 1a Leitura (Números 11:25-29), encontramos o povo de Israel em um momento de descontentamento. Eles murmuram contra Deus, desejando carne em vez do maná que lhes era providenciado. Essa queixa revela uma falta de confiança na providência divina e uma insatisfação com o que Deus lhes oferecia.
Êxodo 24 relata o comprometimento assumido pelos israelitas que se prepararam para receber as leis mais elevadas associadas ao templo. Conseqüentemente, o Senhor chamou novamente Moisés até o alto do Sinai pela quarta vez para receber mais informações sobre as ordenanças que permitiriam ao povo entrar em Sua presença.
O Missão 70 surge com o propósito de reavivar a igreja para o chamado missionário dentro de cada grupo e coordenadoria, estabelecendo uma visão renovada de alcançar almas para o Reino de Deus.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.