Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo") era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1–10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.
“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
Significado: O significado de Zaqueu não é apenas linguístico, mas também está profundamente entrelaçado com a narrativa bíblica. Zaqueu é um nome que carrega consigo a ideia de "puro" ou "inocente". Sua raiz hebraica reflete um desejo por pureza moral e espiritual.
Desse modo, Zaqueu é um exemplo para todos os seguidores de Jesus, ao qual o encontro com o Mestre deve gerar mudança de vida. Aceitar a mensagem salvífica de Jesus deve gerar um compromisso pessoal com toda a sociedade, buscando agir sempre com justiça.
O que Jesus quis dizer para Zaqueu desce depressa?
Entretanto, Jesus levanta o olhar e interpela-o: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». É preciso descer, colocar-nos ao nível de Jesus, que sendo de condição divina, quis ser um de nós, para no meio de nós nos ensinar a ser irmãos, porque filhos de Deus, do mesmo Pai.
Zaqueu era considerado um ser desprezível por muitos. Ele deve ter ficado chocado quando Jesus se convidou para uma refeição com ele. Mas quando Zaqueu encontrou Jesus, ele mudou. Zaqueu procurou as pessoas, pediu perdão e devolveu quatro vezes mais dinheiro do que tirou delas.
Qual o significado da figueira brava que Zaqueu subiu?
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.
O que Jesus quis ensinar quando foi ao encontro de Zaqueu?
Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa!
Qual foi a decisão que Zaqueu tomou a aceitar Jesus?
Ele sentiu o chamado e foi ao encontro de Jesus, subiu na árvore e desceu para uma vida nova. Converteu-se definitivamente ultrapassando qualquer expectativa. Zaqueu mudou de vida e dá provas disso, pois deu a metade do que tinha aos pobres e ainda prometeu restituir quatro vezes mais o que tinha roubado (Cf. Lc 19,8).
Zaqueu era um curioso e, sabendo que Jesus estava na sua cidade, resolveu unir-se à multidão e foi vê-lo. Subiu numa árvore para enxergar aquele Nazareno que atraía as pessoas com suas palavras e seus atos de misericórdia. Zaqueu é surpreendido quando Jesus revela conhecê-lo ao dizer o seu nome.
Ele quer tratar suas questões mais íntimas e colocar um “ponto final” naquilo que muitas vezes o angústia. Zaqueu queria somente ver Jesus; mas Jesus não quis somente vê-lo. Jesus entrou na casa de Zaqueu e para fazer a diferença, pois sabia que a necessidade de Zaqueu era muito maior do que somente avistar Jesus.
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.
Figueira brava tem espinhos? Não, a figueira brava não possui espinhos. Ela é uma árvore de grande porte que pertence à família das Moraceae e é famosa por suas folhas exuberantes e raízes aéreas características. Embora suas raízes possam ser agressivas em algumas situações, a planta em si não possui espinhos.
Os publicanos ou cobradores de imposto eram os coletores de tributos e taxas destinados ao Império Romano. Por essa razão, eram odiados pelo povo. Costumava-se dizer: “Só os publicanos são ladrões”. Podemos afirmar sem medo de errar que na época de Jesus a profissão de publicano era a pior.
“Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.” Gostaria de convidar você, meu irmão, a sintonizar um pouco o seu coração para que nós possamos aprender um pouco mais sobre o desapego. Esse desapego vai nos remeter a um personagem da Bíblia que tem muito a nos ensinar hoje: Zaqueu.
E o que significa Zaqueu nesta história? No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.
Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor, paixão, abundância e renascimento. O empreendimento foi projetado com toda atenção, para preservá-la em suas condições naturais, além de criar um espaço de conexão com a natureza para os futuros moradores do Solar!