Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo") era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1–10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.
“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
Significado: O significado de Zaqueu não é apenas linguístico, mas também está profundamente entrelaçado com a narrativa bíblica. Zaqueu é um nome que carrega consigo a ideia de "puro" ou "inocente". Sua raiz hebraica reflete um desejo por pureza moral e espiritual.
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.
O que Jesus quis ensinar a Zaqueu quando o encontrou?
Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.
VERGONHA! Corinthians LEVA 3 do Barcelona de Guayaquil e SE COMPLICA na Pré-Libertadores! | CANELADA
Qual é a moral da história de Zaqueu?
Desse modo, Zaqueu é um exemplo para todos os seguidores de Jesus, ao qual o encontro com o Mestre deve gerar mudança de vida. Aceitar a mensagem salvífica de Jesus deve gerar um compromisso pessoal com toda a sociedade, buscando agir sempre com justiça.
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.
Qual é o significado espiritual da figueira Brava?
Na mitologia grega, essa árvore está relacionada ao deus Dionísio, associado ao vinho, à fertilidade e ao prazer. Há relatos de que Dionísio era frequentemente representado com uma coroa de figos em sua cabeça, simbolizando a ligação entre a árvore e a divindade.
Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo") era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1–10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.
Poder e Salvação – A figueira brava ou sicômoro é uma árvore frondosa de porte avantajado, seus galhos nascem a partir de pouca altura do tronco principal e são longos, cobrindo uma área razoável, não muito acima do solo.
Zaqueu era um curioso e, sabendo que Jesus estava na sua cidade, resolveu unir-se à multidão e foi vê-lo. Subiu numa árvore para enxergar aquele Nazareno que atraía as pessoas com suas palavras e seus atos de misericórdia. Zaqueu é surpreendido quando Jesus revela conhecê-lo ao dizer o seu nome.
Ele quer tratar suas questões mais íntimas e colocar um “ponto final” naquilo que muitas vezes o angústia. Zaqueu queria somente ver Jesus; mas Jesus não quis somente vê-lo. Jesus entrou na casa de Zaqueu e para fazer a diferença, pois sabia que a necessidade de Zaqueu era muito maior do que somente avistar Jesus.
Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
Porque Jesus falou que Zaqueu era filho de Abraão?
De forma geral, Zaqueu era conhecido como pecador. Jesus o chamou de “filho de Abraão”, não para insinuar que de repente ele havia se tornado perfeito, mas que a salvação de Deus o incluía também.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.
45 - Ele olhou por primeiro (Zaqueu) Enquanto curava o cego Bartimeu, a menos de cem metros dali um jovem de baixa estatura, vestido com roupas luxuosas, saía de sua casa para a rua.
Os frutos dos Sicômoros precisavam ser riscados ou machucados de alguma forma para que viessem a amadurecer com mais qualidade. Inclusive isto era uma profissão nos tempos antigos, cultivador de Sicômoros. Um exemplo e personagem bíblico que tinha essa profissão era o Profeta Amós, conforme vemos em Amós: 7:14.
A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.
A figueira brava é originária do Egito e cresce nas planícies, atingindo entre 25 a 40 metros de altura. Seu tronco é forte e de grande circunferência. A madeira é utilizada na produção de móveis. Possui copa arredondada e não tem espinhos.
Sicomoro é uma árvore aqui da Terra Santa que produz um fruto azedinho. Na época bíblica, o fruto era comido pelos pobres e aparece nas histórias de Amós e Zaqueu. Hoje aqui em Israel quem aprecia são os morcegos, confira!
Pertencente à família Sapindaceae, o Acer pseudoplatanus é uma árvore de folha caduca, de crescimento rápido, que pode alcançar os 30 m de altura. Esta árvore possui uma grande copa, de forma ovoide.