VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) - 1ª dose - contra diarréia por Rotavírus. É possível administrar a primeira dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a 14 semanas de vida).
O imunizante que previne contra o rotavírus humano é a vacina VRH/VORH. A aplicação acontece com uma gotinha na boca dos bebês, a partir da sexta semana de vida, para proteger contra infecções provocadas pelo rotavírus, como a diarreia, uma das principais causas de problemas estomacais nas crianças.
(6) VORH - Administrar 2 (duas) doses, aos 2 (dois) e 4 (quatro) meses de idade. A primeira dose pode ser administrada a partir de 1 (um) mês e 15 dias até 3 (três) meses e 15 dias.
Diferentemente da maioria das vacinas, a Vacina de Rotavírus Humano Vivo Atenuado é administrada por via ORAL com a ajuda de um aplicador, semelhante a uma seringa previamente cheia com um diluente, o qual está projetado para uma administração via oral, logo após a reconstituição da vacina liofilizada.
VACINA ROTAVÍRUS | Calendário de vacinação infantil | VORH | Parte 6
Qual doença a vacina pneumococica previne?
Há quatro vacinas pneumocócicas conjugadas disponíveis no Brasil: a VPC-10; a 10-valente (VPC10), a 13-valente (VPC13), a 15 valente (VPC15) e a 20-valente (VPC20). Elas previnem, respectivamente, 10, 13, 15 e 20 tipos de pneumococos, bactérias que são responsáveis por doenças graves, como pneumonia e meningite .
Esse período pode variar dependendo da doença de 24h a 72 horas. Passado o período de incubação do vírus e iniciados os primeiros sintomas da doença, consideramos o período de transmissão médio entre o 3º e o 5ª dia dos sintomas.
A vacina meningocócica C previne a meningite causada pela Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Segundo definição do Guia de Vigilância em Saúde (Brasil, 2022), trata-se de uma infecção bacteriana aguda.
“É muito importante assegurar que todos estejam com a vacinação antitetânica atualizada. O reforço deve ser feito a cada dez anos. Principalmente se a pessoa tem mais de 60 anos, não deve esquecer de manter as doses em dia.
A vacina oral contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) — VOP —, conhecida como “gotinha”, aplicada aos 15 meses e aos 4 anos de idade, desde segunda-feira (4), passou a ser substituída por uma dose de Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável. A mudança é uma determinação do Ministério da Saúde.
É um resultado natural do corpo à vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérindose, nome dado em homenagem aos seus criadores franceses). Ela é aplicada no braço direito para facilitar a identificação da cicatriz, em dose única, a partir do momento em que a criança nasce.
Certos vírus infectam as células do revestimento do intestino delgado, onde se multiplicam, causando diarreia líquida, vômito e febre. Quatro tipos de vírus causam a gastroenterite: norovírus, rotavírus, astrovírus e adenovírus entérico (intestinal). A maioria dos casos de gastroenterite viral é causada por: Norovírus.
b) Administração simultânea com as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela): Crianças menores de 2 (dois) anos de idade: Não administrar simultaneamente as vacinas febre amarela e tríplice viral.
A vacina rotavírus é eliminada pelas fezes, por até 10 dias após a vacinação, devendo-se ter um cuidado especial ao trocar a fralda do bebê, sendo recomendado lavar bem as mãos com água e sabonete neutro, antes e após a troca de fraldas.
O câncer do colo do útero é amplamente evitável por meio da combinação de duas estratégias preventivas: a vacinação contra HPV (prevenção primária) e rastreamento e tratamento precoce do câncer do colo do útero (prevenção secundária).
O tétano é uma doença grave e às vezes fatal, caso a pessoa não seja atendida prontamente num hospital. No tratamento, são utilizados antibióticos, relaxantes musculares, sedativos, imunoglobulina antitetânica e, na falta dela, soro antitetânico.
Quantas vezes é necessário tomar a vacina antitetânica?
O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada. reforço caso a última dose tenha sido há mais de 5 anos.
Se pisou num prego enferrujado, deve lavar a ferida com água e sabão, cobrir o ferimento e procurar um serviço de saúde. Além de realizar a limpeza do local, o médico também pode indicar a vacina contra o tétano e/ou o soro antitetânico em alguns casos.
Indicação: Para crianças e adolescentes. Para adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica ou de acordo com a situação epidemiológica. Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.
A vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) é apresentada em frasco-ampola com 10 doses de 0,5 mL de suspensão injetável composta pelas anatoxinas diftérica e tetânica combinadas com a vacina pertussis (coqueluche), adsorvidas por hidróxido de alumínio e adicionada de timerosal como conservante.
Tomar vacinas. A vacinação é melhor forma de evitar pegar viroses é a vacinação. Existem diversas vacinas que são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde, como a tríplice viral (SCR), vacina contra rotavírus e vacina da gripe, fazendo parte do calendário de vacinação do bebê.
As principais medidas para evitar a rotavirose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental.
Como se pega virose? Virose é algo contagioso, e a transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias e contato direto com secreções corporais infectadas (como saliva, muco, fezes ou sangue).