Nome. Volkswagen (pronuncia-se AFI: [ˈfɔlksˌvaːɡən]) é uma palavra que, em língua alemã, significa "carro do povo". Mas é normalmente referida pela abreviatura VW. Seu slogan comercial atual é Das Auto, expressão em alemão que significa "O Carro".
O substantivo “Volkswagen” significa “carro do povo”, comumente usado como tal desde a Primeira Guerra Mundial que foi de 1914 a 1918. Ele foi transformado em nome próprio por Hitler, que nomeou seu “carro do povo” como tal — observe que ambos são escritos começando com letras maiúsculas.
O nome original da família era Toyoda, mas, por questões numerológicas, a indústria foi batizada como Toyota. As origens da empresa remontam à criação de uma secção dedicada à produção de automóveis na, já existente, empresa de fabricação de teares automáticos, chamada Toyoda Automatic Loom, em setembro de 1933.
Fundada em 1937, a indústria de automóveis Volkswagen iniciou sua existência como uma empresa estatal alemã (1). À época, vigorava naquele país o regime nazista, cujos dirigentes criaram a firma com o objetivo de fabricar em massa o chamado “carro popular”, o “Volkswagen” – no Brasil conhecido como “Fusca” (2).
Chevrolet. Assim como a Ford, o nome da fabricante é o sobrenome do fundador, Louis Chevrolet. A marca foi fundada em 1911, em Detroit, nos Estados Unidos.
A empresa foi comprada pela General Motors em 1918 e se destinou a competir com a Ford. Aparentemente esse sobrenome se liga à palavra francesa chèvre, “cabra”, que originou diversas variantes como Chévreaux, Chevrollier, Chevron.
Fiat: a marca carrega suas origens no seu nome já que F-I-A-T é uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”. As palavras são em italiano porque a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.
Para além do sentido literal de "povo", o termo Volk desenvolveu nas línguas de raiz germânica outros significados, como nação em desenvolvimento ou formação, ou ainda um grupo cultural com características que se distinguem dos demais.
Investindo o lucro de suas invenções em seu sonho e indo contra as críticas de todos, Sakichi incumbiu seu filho Kichiro de construir o primeiro veículo motorizado do Japão. Foi assim que em 1935, Kichiro apresentou ao mundo o protótipo A1 e, em 1937, inaugurou a Toyota Motor Company.
O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é, também, proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, SEAT, Porsche, Škoda Auto, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Scania.
Com origem no nome do seu fundador, a palavra “Honda” significa em japonês “aquele que provém da base dos campos”, uma referência às humildes origens de Soichiro Honda.
Audi As argolas representam a fusão das empresas Horch, DKW, Audi e Wanderer, as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que decidiram se unir em 1932 para formar a Auto Union - seu nome até 1965, quando passou a se chamar Audi. Outra curiosidade: a palavra "audi" significa "ouvir" em latim.
Em 1906, o nome deixou de ser uma sigla, passando a Fiat. Ford: a Ford leva o sobrenome de Henry Ford – o cara que, como todos sabem, não inventou o automóvel.
Sobrenome patronímico francês com origem no prenome germânico Raginwald, de ragin, “conselho”, e waldan, “governo”, “regra” ou “norma”, ou seja, “aquele que governa através do conselho”. Pode ter variações como Renaud, Renaulx e, em sua forma anglicizada, Reynold.
Para poder competir com as tradicionais indústrias européias, americanas e japonesas, a HYUNDAI (palavra proveniente do coreano Hyeondae, que significa “tempos modernos”) teria de absorver tecnologias de outras marcas e se desenvolver em tempo recorde.
Seu nome provém do Latim e o significado é “Coroa de Flores”, que por sua vez significam felicidade e triunfo. Ao adotar este nome, a Toyota manteve uma tradição da época em que muitos dos nomes dos seus carros começavam por “C” – Crown, Corona, Carina, Century, Celica, Camry etc.
FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) é uma das marcas da Stellantis, um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália.
CrossFox é a versão aventureira do Fox, fabricado pela Volkswagen. Chamou a atenção de quem procurava um veículo bem equipado por um custo mais acessível.
Volkswagen significa “carro do povo” em alemão. A empresa foi fundada em 1937 pelo governo da época como Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, ou “sociedade para a preparação do carro do povo alemão”. FIAT parece, e é, um nome, mas é mais que isso.
O Volkswagen Typ 1, popularmente conhecido como Fusca (no Brasil) ou Carocha (em Portugal), foi o primeiro modelo de automóvel fabricado pela companhia alemã Volkswagen, sendo produzido entre 1938 e 2003.
A Bayerische Motoren Werke (“Fábrica de Motores da Baviera”) fabricava motores para aeronaves desde 1917, em Munique. Na época a empresa não vendia para consumidores finais, a principal cliente era a Força Aérea Alemã, por isso não existia uma logomarca.