Vecna é um personagem fictício criado em 1976 por Gary Gygax, um dos criadores originais de Dungeons & Dragons. Sua história é repleta de lendas e mitos, mas a essência da sua origem é a mesma: ele é um poderoso mago que se tornou um lich.
Vecna é o deus maligno dos mortos-vivos, necromancia e dos segredos. Ele governa o que não deve ser conhecido e tudo sobre o que as pessoas querem manter em segredo. Os conjuradores malignos e os conspiradores prestam-lhe tributos.
Resumo. Uma temível criatura senciente alinhada com o Mundo Invertido, Vecna teve origens humildes como o humano Henry Creel. Depois de se mudar para uma nova casa em Hawkins em março de 1959, o jovem Henry descobriu que tinha habilidades psicocinéticas notáveis e podia alterar a percepção dos outros.
A Vecna tem o poder de criar paisagens mentais. o Covil da Mente, é um local imaginário existente na mente de Vecna. Através de seu poder de 'maldição', Vecna poderia fazer outros seres conscientes alucinarem e trazê-los para a paisagem mental.
Um dos principais desafios da quarta temporada de Stranger Things foi descobrir uma forma de escapar do Vecna. Após muitos obstáculos, o núcleo de Hawkings descobriu que a música seria um ponto fraco do temido vilão, Vecna.
É quase certamente muito mais forte que Vecna. O que pode parecer inicialmente subjugação (pelo menos do ponto de vista de Vecna) é muito provavelmente uma artimanha por parte do Devorador de Mentes, e ele provavelmente se voltará contra ele quando ele não for mais útil.
Aqueles que assistiram todos os episódios do Volume 1 da 4ª temporada de Stranger Things viram que, já no final, foi revelado que o conflito envolvendo Eleven (Millie Bobby Brown) e Peter (Jamie Campbell Bower) foi o responsável por fazer com que o Mundo Invertido se misturasse com o mundo real.
Nos momentos finais do sétimo episódio, descobrimos que o número 1 era na verdade um dos filhos de Victor Creel (Robert Englund), Henry, que no passado desenvolveu poderes, assassinou sua mãe e irmã e acabou nas mãos de Brenner, com o cientista tendo o objetivo de reproduzir suas habilidades em outras crianças.
Vecna obteve o poder de abrir portais de Eleven na terceira temporada. Ele usou esse poder para então matar Chrissy e abrir o primeiro portal da maldição. Ele, assim como Eleven, pode viajar remotamente entre dimensões, mesmo que o portal esteja fechado.
Chris Trujillo explica que o Mundo Invertido está congelado no ano de 1983, anos depois de Eleven ter enviado 001 para lá, se tornando Vecna. Por isso, quando vemos o grupo chegando lá nos anos mais atuais, os objetos e cenários ainda estão como na primeira temporada.
De acordo com o Wiki de Stranger Things, Henry tinha cerca de 12 anos (nascido em 1947) quando sua família se mudou para a Casa Creel em 1959. Então, ele tem cerca de 39 anos em 1986.
O ator Jamie Campbell, intérprete do personagem Henry Creel (mais conhecido como Vecna) em “Stranger Things”, comentou sobre a quinta e última temporada da série em uma nova entrevista.
O personagem é atingido por vários tiros e tem um momento de despedida de Onze. Vecna sofre uma grande derrota ao final da quarta temporada. Atacado por várias frentes, o personagem enfrenta o fogo e o poder de Onze. Apesar de enfraquecido, ele foge ainda vivo e deve ser o grande desafio do encerramento da série.
O Devorador de Mentes quase teve sucesso em seu plano, mas sua encarnação física foi morta quando Joyce e Hopper entraram no laboratório secreto russo e fecharam o novo portão, cortando a conexão mais uma vez.
O Monstro, apelidado de Demogorgon, era uma criatura que reside em uma dimensão paralela chamada de Mundo Invertido. Quando a cobaia do teste psíquico do Laboratório Nacional de Hawkins, chamada de Eleven, entrou em contato com ele, um portão entre as dimensões foi aberto e o Monstro entrou em Hawkins.
Suas vítimas na quarta temporada não são escolhidas ao acaso. Vecna escolhe pessoas que tenham experenciado coisas horríveis em suas vidas, que tenham problemas psíquicos ou que tenham passado por muito trauma em suas vidas. Ele as tortura e as faz delirar em suas alucinações antes de finalmente as matar.