O que quer dizer VDRL positivo?
O resultado é considerado positivo para sífilis quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que, mesmo diluindo o sangue em 16 vezes, ainda é possível identificar anticorpos para a bactéria. Nesse caso, o médico deve ser consultado com urgência para que o tratamento seja iniciado rapidamente.O que o VDRL detecta?
O que é VDRL ? VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.Qual a diferença entre sífilis e VDRL?
O VDRL é um exame de sangue utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. A sigla vem do nome Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, significa o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas.Quando o VDRL dá negativo?
VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo indicam sífilis em fase bem inicial ou sífilis já curada ou sífilis na fase terciária. VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) negativo descartam o diagnóstico de sífilis.VDRL │ TESTE DE TRIAGEM PARA SÍFILIS │ MEU EXAME
Qual o valor do VDRL normal?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos.Como saber se a sífilis está ativa?
Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.Como saber se a sífilis é recente ou antiga?
A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.Quem já teve sífilis sempre vai dar reagente?
Indivíduos que já tiveram sífilis permanecem com anticorpos contra a doença durante um tempo, mesmo depois de já estarem curados. Se ainda tiverem anticorpos no sangue, o teste dá positivo.É possível eu ter sífilis e meu parceiro não?
Sim, a sífilis pode ficar latente, que é a fase "adormecida" da IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Neste período, a doença não tem sintomas, mas, apesar de menos provável de acontecer, ainda pode ser transmitida a outras pessoas.Quais são os sintomas de VDRL?
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.Quando o VDRL é considerado cicatriz?
Por quanto tempo podemos considerar um VDRL positivo como cicatriz sorológica e até que diluição? Uma titulação 1/1, 1/2, 1/4 pode estar em ascendência, assim como uma titulação elevada, como 1/256, pode ser considerada como um critério de cura.Quando o exame de VDRL dá não reagente, o que significa?
Porém, se nesta mesma condição, o VDRL apresentar-se não reagente, pode-se estar diante de um caso de sífilis primária (com possível cancro) ou sífilis tratada, situações que deverão ser avaliadas pelo médico através do exame clínico e da história da paciente (1).É possível zerar a sífilis?
Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada pode causar complicações conforme a sua evolução e manifestações clínicas.Quais doenças podem alterar o VDRL?
Entretanto, há a possibilidade do resultado falso-positivo, que pode acontecer por causa de reações cruzadas ou de outras doenças como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças autoimunes.É possível transmitir sífilis depois do tratamento?
Tratamento de parceiros sexuaisUma vez que as pessoas com sífilis primária, secundária e até mesmo sífilis latente prematura podem transmitir a infecção a outras, elas devem evitar o contato sexual até que elas ou seus parceiros sexuais tenham terminado o tratamento.