A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP).
Poliomielite (paralisia infantil). Do que é feita: Por ser inativada, não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3.
Novo esquema vacinal contra poliomielite será feito a partir de 4 de novembro. A tão popular 'gotinha' – a vacina oral contra a poliomielite (VOP) – foi extinta. A partir desta segunda-feira, dia 4 de novembro, apenas a versão injetável (VIP) será aplicada nos bebês. Outra mudança é em relação à quantidade de doses.
A vacina contra poliomielite é indicada para prevenir o desenvolvimento da paralisia infantil, que pode causar comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
A Vacina Inativada Poliomielite, também conhecida como VIP, serve para proteger contra a poliomielite, uma doença provocada por um vírus que pode afetar o sistema nervoso, causando a paralisia infantil, embora também possa afetar adultos.
É um resultado natural do corpo à vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérindose, nome dado em homenagem aos seus criadores franceses). Ela é aplicada no braço direito para facilitar a identificação da cicatriz, em dose única, a partir do momento em que a criança nasce.
Há quatro vacinas pneumocócicas conjugadas disponíveis no Brasil: a VPC-10; a 10-valente (VPC10), a 13-valente (VPC13), a 15 valente (VPC15) e a 20-valente (VPC20). Elas previnem, respectivamente, 10, 13, 15 e 20 tipos de pneumococos, bactérias que são responsáveis por doenças graves, como pneumonia e meningite .
A vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) é indicada para vacinação de crianças entre 2 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias (ou seja, menores de 7 anos de idade), na prevenção da difteria, do tétano e da coqueluche.
A vacina meningocócica C previne a meningite causada pela Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Segundo definição do Guia de Vigilância em Saúde (Brasil, 2022), trata-se de uma infecção bacteriana aguda.
E a vacinação contra a poliomielite no país é uma das causas do resultado positivo. O famoso personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980, é o símbolo da luta contra a poliomielite e, além disso, foi usado para alertar sobre a prevenção de doenças imunopreveníveis.
Novo esquema vacinal contra poliomielite será feito a partir de 4 de novembro. A tão popular 'gotinha' – a vacina oral contra a poliomielite (VOP) – foi extinta. A partir desta segunda-feira, dia 4 de novembro, apenas a versão injetável (VIP) será aplicada nos bebês. Outra mudança é em relação à quantidade de doses.
As duas doses em gotas da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) foram substituídas pela injeção, chamada de vacina inativada poliomielite (VIP). O novo esquema tem a seguinte ordem: crianças de 2 meses: 1ª dose; 4 meses: 2ª dose; 6 meses: 3ª dose; 15 meses – dose de reforço.
A vacina Pentavalente é indicada para prevenir a difteria, tétano, pertussis (Coqueluche), hepatite B e Haemophilus influenzae B . No calendário de rotina preconizado pelo PNI, a vacina está disponível para crianças a partir de 2 (dois) meses até 6 (seis) anos 11 meses e 29 dias.
Hexavalente – Vacina contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B + VIP (vacina inativada poliomielite) - R$ 360,00.
O câncer do colo do útero é amplamente evitável por meio da combinação de duas estratégias preventivas: a vacinação contra HPV (prevenção primária) e rastreamento e tratamento precoce do câncer do colo do útero (prevenção secundária).
Porque todo mundo tem uma marca de vacina no braço?
Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.
Meningocócica B: entre as vacinas administradas no sistema privado, a meningocócica B é uma das mais reatogênicas. É comum o aparecimento de dor, inchaço, vermelhidão no local da aplicação, que vai lentamente diminuindo.
O imunizante foi fruto de uma longa pesquisa dos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin. Eles atenuaram uma bactéria, batizada de Bacilo de Calmette e Guérin (por isso, a sigla BCG), e anunciaram, naquele 1º de julho de 1921, uma forma de debelar o bacilo de Koch, causador da tuberculose.
1) O Nível VIP permite que os jogadores tenham diferentes Privilégios Exclusivos. Você pode ir ao botão VIP ao lado do seu Avatar e tocar nas setas para alternar os níveis e verificar os detalhes.
O Método VIP é um tratamento inovador para infecções fúngicas nas unhas, desenvolvido para oferecer resultados eficazes e duradouros. 👩🏻⚕️ 🤌 Em uma única sessão, o Método VIP proporciona resultados visíveis no tratamento de onicomicose.