Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e no sistema norte-americano de cifras F) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas Fá, Sol, Lá, Si bemol, Dó, Ré, Mi e, Fá.
Na música, o Fá, ou F (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência 349 Hz e, é também a quarta nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M).
Escala F é um teste psicológico criado em 1947 por Theodor W. Adorno, Else Frenkel-Brunswik, Daniel Levinson e Nevitt Sanford. O F se refere a fascismo; assim, o teste tem o objetivo de mensurar a personalidade autoritária do indivíduo.
O kelvin é a escala fundamental da temperatura termodinâmica, e seus instrumentos de medidas (termômetros) estão, normalmente, graduados com os pontos de fusão do gelo a 273 K e o ponto de ebulição da água a 373 K, considerando as condições normais de pressão.
Fá sustenido maior (abreviatura no sistema europeu Fá♯ M e no sistema americano F♯) é a tonalidade que consiste na escala maior de fá sustenido e contém as notas fá sustenido, sol sustenido, lá sustenido, si, dó sustenido, ré sustenido, mi sustenido e fá sustenido. A sua armadura contém seis sustenidos.
O DÓ é mais grave e o RÉ é mais agudo, mas quanto? Em música utilizamos o TOM como unidade de medida de altura (altura aqui não significa volume, mas sim o quanto a nota é grave ou aguda).
A Nota Fiscal (NF) é um documento oficial que registra as vendas da sua empresa. Sempre que você recebe algum pagamento, é preciso que você emita uma NF para o seu cliente.
Assim, se uma letra p aparece sobre (ou sob) a nota, isso significa que o compositor quer que a nota seja executada delicadamente; um f significa que o compositor quer que a nota seja executada o mais forte possivel, ou seja, com o máximo de intensidade.
As claves mais comuns em uso hoje em dia são as claves de Sol na segunda linha e a de Fá na quarta linha. A linha sobre a qual a clave está desenhada indica o nome da nota que fica sobre aquela linhas e as demais notas seguem ema ordem: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
A voz contralto é um tipo de voz raro. Trata-se da voz feminina mais grave que existe. Geralmente algumas cantoras classificadas como Mezzo-Soprano conseguem se desenvolver tecnicamente alcançando o nível contralto, mas não é natural.
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.
A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.
Você também já sabe que a formação de um acorde maior é: a nota tônica (1), a terça (3) e a quinta (5) notas da escala. Vamos à prática, para o acorde de Fá Maior (F): A escala maior é: Fá – Sol – Lá – Si bemol – Dó – Ré – Mi – Fá …e assim continuamos…
Vamos às definições: Fahrenheit: escala termométrica de símbolo F, no qual 32° F é o ponto de congelamento da água e 212° F é o ponto de ebulição da água. Celsius: escala de temperatura, símbolo C, no qual 0° C é o ponto de congelamento da água e 100° C é o ponto de ebulição da água.
No Brasil, a escala termométrica mais comum é o grau Celsius, simbolizada por ºC. Essa graduação tem como pontos de referência as temperaturas de fusão e ebulição da água ao nível do mar, que são, respectivamente, 0ºC e 100ºC.