A rigidez cognitiva-comportamental é a dificuldade de uma pessoa alterar padrões de pensamentos e comportamentos, mesmo diante de sofrimento e/ou consequências negativas na vida.
A rigidez comportamental, que se refere a uma dificuldade em adaptar-se a novas situações ou em mudar de pensamento ou comportamento em resposta a mudanças nas circunstâncias, pode estar associada a vários transtornos (TAG, TOC, TEPT, TEA, TDAH), mas na verdade não devemos se basear nesse único critério para ...
Quando falamos em rigidez, estamos nos referindo a pessoas com um apego exagerado às próprias ideias, vontades, gostos. Assim, quase nunca reconhecem seus próprios erros e nem tão pouco os percebe. Extrema dificuldade em aceitar uma opinião diferente.
A rigidez cognitiva, também conhecida como rigidez comportamental, é uma característica comum no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela se refere à dificuldade em ajustar pensamentos e comportamentos diante de mudanças no ambiente.
O padrão de comportamento rígido/inflexível, pode ser caracterizado a partir da presença e persistência de comportamento fixos, inflexíveis e repetitivos.
Técnica para Rigidez- Esquema de Padrões Rígidos/ Inflexíveis
Como identificar um rígido?
Como é o rígido? Esse mecanismo de defesa torna as pessoas extremamente competitivas, muito ativas e com um corpo bem desenhado. Ele é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter.
A rigidez cognitiva-comportamental é a dificuldade de uma pessoa alterar padrões de pensamentos e comportamentos, mesmo diante de sofrimento e/ou consequências negativas na vida. Na prática, quando um indivíduo tem esse problema, ele tende a interpretar situações de forma negativa e inflexível.
Rigidez, inflexibilidade, teimosia, intransigência e obstinação. Quem nunca conviveu com pessoas assim? São pessoas rígidas em seu modo de vestir, falar, pensar, sentir e agir. A rigidez mental nos torna prisioneiros, pois diminui nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade.
Expresse suas ideias de maneira clara e respeitosa
Como as pessoas mais rígidas podem ter tendência a generalizar situações de forma depreciativa, exemplos concretos também ajudam a neutralizar esse tipo de reação. Outro cuidado é mostrar os benefícios para todos os envolvidos {o velho ganha-ganha!}.
A síndrome da pessoa rígida é uma condição neurológica autoimune extremamente rara - embora não se conheça a sua incidência exata, estima-se que afeta cerca de uma pessoa em cada milhão. Dois dos seus sintomas mais característicos são a rigidez muscular e os espasmos musculares associados a dor.
Pessoas com Traço de Caráter Rígido são competitivas, perfeccionistas, são muito executoras e boas em multitarefar. Não existe “perder” no vocabulário de um Rígido. Ou você joga para ganhar, ou nem joga. Querem ser sempre o número 1 em tudo, por isso, se esforçam para se tornarem a escolha óbvia das pessoas.
Um pensamento rígido é como um bloco de concreto, fixo e imutável, enquanto o pensamento flexível é como uma massinha, cheia de possibilidades para moldar e transformar.
A rigidez cognitiva é caracterizada pela dificuldade de pensar de maneira flexível, preferindo ambientes habituais e previsíveis, e evitando novas ideias ou mudanças.
Uma mulher com o traço de caráter rígido na dor, costuma ser muito influenciada pela energia masculina. Essa mulher é extremamente prática, focada, controladora e vive na eterna busca por perfeição.
Promover simples mudanças na rotina, podem ser bons exercícios para melhorar a flexibilidade mental. Exemplo: se, pela manhã, a sua filha tem o hábito de tomar banho e depois tomar o café da manhã, incentive-a a mudar, degustando primeiro a refeição para depois tomar banho.
Os músculos esticam quando estão em movimento e relaxam em repouso. A rigidez impede que isso aconteça e os mantém contraídos por mais tempo. Com isto, a pessoa sofre um desconforto semelhante à câimbra.
Mostrar empatia, sem abrir mão de estabelecer limites, é uma forma humana e eficaz de lidar com essas situações. Se a convivência com alguém difícil for inevitável, pode ser útil buscar ajuda profissional, como terapia, para aprender a lidar melhor com os desafios emocionais que essa interação pode gerar.
A rigidez provém de pequenos rasgões a que os tecidos musculares estão sujeitos ao longo do tempo. Essas lesões decorrem de vários fatores e é importante saber que existem tratamentos para evitar ou, pelo menos, aliviar as dores agudas.
Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.
O traço de caráter rígido se desenvolve por volta dos 3 anos e meio até os 5 anos de idade. Pois, nessa fase o processo de mielinização (desenvolvimento do sistema nervoso) se encontra na região sacral da criança. E, assim levando ramificações nervosas para a região genital.
O teste DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental que identifica quatro perfis principais: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Esses perfis refletem diferentes maneiras de agir, comunicar e tomar decisões, baseando-se nas preferências e tendências naturais das pessoas.
Sua dor é a humilhação, e ele luta para provar que é forte, mesmo quando já está sem forças. 👉 O Rígido vive em constante competição. Quer ser o melhor, entregar tudo com perfeição, só para garantir que ninguém o troque, que ele nunca seja deixado de lado.