O que pode indicar leucócitos altos na urina? A presença de leucócitos altos na urina é chamada de leucocitúria. Geralmente, quando ocorre, pode significar a presença de bactérias, como a que provoca a infecção urinária, principalmente se acompanhado de sintomas como ardência, dificuldade ou dor ao urinar.
A presença de leucócitos altos na urina normalmente é indicativo de infecção urinária ou genital, mas também pode ser um sinal de lúpus, problemas renais ou tumores, por exemplo.
Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia. Em análise realizada por Cavali & Belangero,(17) o número de leucócitos presentes em seis casos de 11 uroculturas positivas foi maior ou igual a 100.000/mL.
A causa mais freqüente de leucocitúria é a infecção aguda do trato urinário, associada a diferentes agentes biológicos, entre eles fungos e, mais freqüentemente, bactérias2,5. Outras doenças podem também induzir processo inflamatório no trato urinário, como tumores de bexiga, cálculos urinários e corpo estranho1,2.
Quantos leucócitos é considerado infecção urinária?
O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.
Leucócitos altos na urina o que significa? | E com urocultura negativa (ausência de bactérias)?
Qual nível de leucócitos é preocupante?
Qual nível de leucócitos é preocupante? Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.
Cristais ou sedimentos na urina podem sugerir a formação de cálculos renais ou a presença de doenças renais. Bilirrubina na urina pode apontar para problemas no fígado, como hepatite ou obstrução biliar. A presença de proteínas na urina pode ser um indicativo de problemas metabólicos, como a síndrome nefrótica.
Quais são os sintomas de leucócitos altos na urina?
A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
A presença de leucócitos altos ou baixos no sangue podem indicar que a pessoa tem uma infecção, estresse ou anemia, por exemplo. Por isso, é importante que sejam feitos hemogramas regularmente e o resultado seja interpretado pelo médico.
O que fazer: o tratamento indicado pelo médico varia conforme o tipo de infecção. No caso de infecção urinária, pode ser indicado o uso de antibióticos orais, analgésicos, anti-inflamatórios e vacina.
As causas mais comuns que levam ao aumento dos leucócitos são as infecções, virais ou bacterianas. Doenças como covid-19, dengue, conjuntivite, pneumonia, influenza (gripe), são alguns exemplos de viroses que provocam aumento dos leucócitos.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
O tratamento da leucocitúria depende da causa subjacente identificada. Em casos de infecções urinárias, o tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos. Para condições inflamatórias ou autoimunes, podem ser prescritos anti-inflamatórios ou imunossupressores.
A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemia podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.
Quando é que uma infecção urinária é considerada grave? As infecções do trato urinário são geralmente tratáveis com antibióticos. No entanto, se não forem tratadas adequadamente, podem se espalhar para os rins, causando uma condição chamada pielonefrite.
– Leucócitos na urina: Os leucócitos são células de defesa no nosso sangue. Quando se visualiza um número aumentado de leucócitos e/ou um teste positivo para esterase leucocitária pode indicar uma infecção ou inflamação em algum lugar do trato urinário.
A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.
Contudo, durante algumas infecções do trato urinário ou outras doenças mais graves, como alguns tipos de câncer, é possível encontrar altos índices de leucócitos na urina. Diante deste resultado, o médico deve indicar o tratamento correspondente ao problema que está causando a presença de leucócitos na urina.
O que significa Sangue Positivo no Exame de Urina? Quando o resultado do exame de urina indica a presença de sangue positivo, isso significa que há a detecção de glóbulos vermelhos na urina, o que é clinicamente conhecido como hematúria.
Alguns medicamentos, como o Lítio ou a Heparina, são conhecidos por causar alterações nas células sanguíneas, especialmente no número de leucócitos, resultando em leucocitose.
Para aumentar os leucócitos baixos normalmente são recomendadas medidas como ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e ter bons hábitos de sono.
E os sintomas dos leucócitos altos? Os principais sinais de alerta são febre, fadiga, dores, dificuldade de respirar, suor noturno, perda de peso e irritações na pele. A aparição recorrente de hematomas também exige atenção, pois pode apontar uma leucemia aguda grave.