É o processo estrutural de nossas emoções que precisa ser revisto, confrontado e, às vezes, até descartado para dar lugar a construção de uma nova base.
A estruturação emocional é você viver de forma harmoniosa, de forma que os seus sentimentos, seus pensamentos, seus valores e sua emoção estejam trabalhando juntos como em uma engrenagem única.
O vazio emocional é uma expressão que ressoa profundamente em muitos de nós. É como se algo estivesse faltando, uma sensação de desconexão que pode afetar nossa qualidade de vida de maneiras sutis e não tão sutis.
O desenvolvimento emocional é um processo de construção e de educação do indivíduo que se inicia a partir da aquisição da aptidão de expressar e gerenciar as próprias emoções.
Estas incluem avaliações de emoções (culpa/vergonha, semelhança com as dos outros, compreensão, aceitação, tolerância a sentimentos mistos, duração da emoção, necessidade de controle, riscos da emoção), bem como estratégias para lidar com elas (supressão, evitação, culpa, ruminação).
Segundo o neurocientista Jaak Panksepp, os sistemas emocionais são antigos mecanismos evolutivos incorporados profundamente em nosso corpo, nossa mente e nossa alma. E você não precisa pensar e saber sobre eles para experimentar o seu sistema emocional – eles são importantes demais para necessitar disso.
A especialista esclarece que a inteligência emocional é dividida em algumas áreas de foco fundamentais e explica cada uma para quem deseja evoluir pessoal e profissionalmente.
O processo de cura para o bloqueio emocional exige compromisso. Por ser um quadro emocional, o resultado depende muito da dedicação do paciente. Além de tentar promover constantemente mudanças saudáveis de comportamento, o apoio psicológico é indispensável para superar o problema.
Muitas pessoas só identificam o desequilíbrio emocional quando ele já está em um momento mais intenso, ou seja, alterações graves de humor, crises de choro recorrentes e episódios explosivos, com o sentimento de perda de controle, principalmente frente a fortes pressões.
Estrutura de sentimento nos remete ao universo dos meios como tecnologia e forma cultural, como fenômenos que têm natureza flexível e dispersa, circunstancialmente capturáveis em uma forma empírica, que envolve o desvelamento de dinâmicas sincrônicas e diacrônicas de configurações comunicacionais.
Praticar atividades físicas ajuda na liberação de substâncias no organismo que causam as sensações de bem-estar, conforto e melhoram o humor, além de fazer bem à saúde. Lembre-se de dormir bem para descansar o corpo e a mente, além de se hidratar e manter uma alimentação equilibrada.
É no sistema límbico que se processam as nossas emoções: ele é o responsável pelo comportamento humano, onde se incluem os traços da nossa personalidade, os nossos pensamentos e memória, assim como a nossa reação aos estímulos externos.
Quais são os principais sinais de falta de inteligência emocional?
Pessoas com falta de inteligência emocional frequentemente responsabilizam os outros pelos seus sentimentos negativos. Elas não reconhecem que têm o poder de administrar as suas próprias reações e emoções, colocando sempre a culpa no outro.
Também chamado Imbecilidade é, na psiquiatria, o grau intermediário da tríade oligofrênica. Imbecilidade é um termo em desuso especialmente pela conotação ofensiva que adquiriu e vem sendo substituído por deficiência intelectual de grau moderado.
Quais são os sintomas de pessoas sem controle emocional?
Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.
Os cinco pilares da inteligência emocional, definidos por Daniel Goleman, são autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais — essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Racionalizar é justamente compreender aquele momento específico do dia sem adição das emoções que interferem aquelas ações, tendo um exemplo a Raiva, a Paixão, o Ódio e tantos outros sentimentos alinhados nesta situação.
O que é autoconsciência? Em poucas palavras, a autoconsciência refere-se à capacidade de se tornar o objeto da própria atenção. Dessa forma, ser autoconsciente envolve estar ciente de diferentes aspectos do “eu”, incluindo traços, comportamentos e sentimentos.
A memória emocional é formada por meio da interação entre o sistema límbico, responsável pelas emoções, e o córtex cerebral, responsável pelo processamento cognitivo. Essa interação ocorre principalmente no hipocampo, uma região do cérebro envolvida na consolidação e recuperação da memória.
No sistema emotivo, a amígdala cerebral tem sido considerada uma peça-chave, a estrutura que tem recebido as maiores atenções dos pesquisadores dos circuitos do medo.