nome masculino. [ Geologia ] Deslizamento de uma placa tectónica para debaixo de outra, numa zona de convergêngia. Origem etimológica: latim subductio , -onis, acção de puxar os navios para a praia.
Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é mais densa, mergulha por baixo da placa continental. Este processo denomina-se subducção. Quando ocorre a subducção podem ocorrer também sismos de focos profundos, fenómenos de vulcanismo ou formação de montanhas.
A subducção é causada por duas forças tectónicas: uma que provém da pressão das dorsais oceânicas (inglês: ridge-push) e outra, mais significativa, que é consequência da pressão exercida pelas placas (inglés: slab-pull). A subducção provoca sismos recorrentes de grande magnitude, e que se originam na zona de Benioff.
Uma zona de subducção, região de subducção, zona de Benioff-Wadati é uma área onde se destrói continuamente a terra, área de convergência de placas tectónicas, na qual uma das placas desliza para debaixo da outra, num processo designado por subducção.
As zonas de subducção são de dois tipos: subducção oceano-continente, onde a densa litosfera oceânica mergulha sob o continente menos denso, ou subducção oceano-oceano, onde a crosta oceânica mais antiga, mais fria e mais densa desliza sob a crosta oceânica menos densa.
Em certos casos, ocorre um bloqueamento da subducção, principalmente quando uma placa continental é arrastada sob um arco insular. A crosta oceânica deixa de se afundar sob um continente e, ao contrário, tende a cavalgá-lo. Este fenómeno denomina-se obducção.
A litosfera é a porção mais externa da esfera terrestre. Ela é formada por grandes blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que interagem com outras camadas terrestres. As formas de relevo terrestre fazem parte da litosfera.
No caso do Japão, a placa mais densa é a placa do Pacífico e passa sob a placa menos densa, que são as ilhas que constituem o território japonês, comenta a Dra. Liz Cottrell, geóloga do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, nos Estados Unidos.
O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.
O processo de subsidência corresponde ao movimento, relativamente lento, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente. O colapso apresenta a mesma definição, porém apresenta-se como um movimento brusco do terreno.
Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.
A denudação é um processo muito simples e tem como objetivo fazer a limpeza do óvulo para identificar o posicionamento do CP, bem como realizar a avaliação de maturidade nuclear do oócito. O processo se torna mais confiável quando temos meios de cultura de qualidade e placas mais transparentes.
Desafetação, é a situação do bem que não está vinculado a nenhuma finalidade pública específica. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno, todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem, conforme estabelece o art. 98, do CC/02.
Neste roteiro entende-se por área degradada a área que, por intervenção humana, apresenta alterações de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, alterações estas que tendem a comprometer, temporária ou definitivamente, a composição, estrutura e funcionamento do ecossistema natural do qual faz parte.
nome masculino. [ Geologia ] Deslizamento de uma placa tectónica para debaixo de outra, numa zona de convergêngia. Origem etimológica: latim subductio , -onis, acção de puxar os navios para a praia.
Em uma zona de subducção, a crosta terrestre, então derretida sobe novamente até a superfície, onde ajudará a formar vulcões e ilhas. A formação de alguns vulcões, montanhas, ilhas e fossas oceânicas estão ligadas ao processo de subducção, deriva continental e orogênese.
Tem mais depois da publicidade ;) Placa do Pacífico – É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados.
Na subducção, que ocorre quando há um choque entre uma placa oceânica e uma placa continental, ocorre o mergulho da primeira e o pressionamento da segunda no sentido oposto a seu deslocamento.