O teste de Slump avalia a trabalhabilidade e/ou fluidez do concreto produzido. A trabalhabilidade esta relacionada com a facilidade de moldar o concreto nas formas desejadas, pois, além da resistência, o concreto tem como vantagem a possibilidade de moldá-lo como o desejado.
Em termos técnicos, um resultado 10+-2, significa que o slump obtido precisa ficar entre no máximo 12 e no mínimo 8 para que aquele projeto seja executado. Já no exemplo 12+-2, o mínimo é 10 e o máximo 14. O melhor resultado vai depender do tipo de aplicação que está sendo realizada.
Quanto maior o abatimento resultante deste ensaio, mais fluido está o concreto”, diz Scheifer, exemplificando com o produto entregue pelas concreteiras: “Se o Slump Test especificado em nota fiscal é o 10+-2 significa que o limite para a descarga é de 12 cm.
Também chamado de teste de abatimento do concreto, o teste de slump é um ensaio usado para medir a consistência do concreto, verificando a trabalhabilidade do mesmo e aferindo a possibilidade de usá-lo na obra.
SLUMP Test l Como fazer o teste do seu CONCRETO na OBRA?
Qual o slump ideal para sapatas?
Por exemplo, para a construção de sapatas e blocos de fundação o slump ideal é de 4 cm. O slump entre 6 cm e 8 cm é ideal para a construção de lajes, pilares e vigas que são feitas com o lançamento manual ou por caçambas. Já para concretos bombeados é importante manter um slump ideal com valores entre 8 cm a 12 cm.
O MPa é a unidade de medida usada para exprimir os valores do FCK. Em todo e qualquer projeto estrutural é obrigatória a indicação do Fck do concreto e ele deve ser informado à concreteira para orçamento, produção e fornecimento do tipo correto do concreto.
Para vigas, pilares e lajes com lançamento de concreto manual ou por caçambas, o slump mínimo varia entre 6 e 8 cm. Já para concretos bombeados, pela mobilidade exigida, os limites inferiores sobem para a faixa de 8 a 12 cm.
Um concreto bem feito deve apresentar poucas ou nenhuma rachadura. As rachaduras podem comprometer a resistência e a durabilidade, além de permitir a infiltração de água e outros agentes que podem causar danos à estrutura. E, quando isso acontece, você pode comprometer toda a estrutura da sua obra.
Uma solução para esse tipo de situação é usar retardadores de pega em conjunto com extensores de slump. Isso oferece benefícios adicionais, como: Permitindo estensão no tempo de pega para colocação contínua em projetos de grande volume de concreto.
A norma do slump test NBR NM 67:1998 (Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone), estabelece um método para a realização do slump test. A norma é dividida em objetivo, referências normativas, amostragem, aparelhagem, procedimento, expressão dos resultados e relatório do ensaio.
Existe uma velocidade padrão para ruptura de corpos de prova de concreto? A NBR 5739:2018 – Concreto — Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos, define que o carregamento de ensaio deve ser aplicado continuamente e sem choques, com a velocidade de carregamento de (0,45 ± 0,15) MPa/s.
A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.
O que é concreto virado em obra? O 'concreto virado em obra' é uma forma popular de chamar o concreto comumente utilizado em obras de pequeno porte, como o próprio nome já diz, vem da mistura de cimento, com areia, água e pedras/britas.
O traço 1:2:4, composto por uma parte de cimento, duas partes de areia e quatro partes de brita, é frequentemente utilizado em fundações. Essa proporção oferece a resistência necessária para suportar as cargas desse tipo de estrutura.
Para vigas, pilares e lajes com lançamento de concreto manual ou por caçambas, o slump mínimo varia entre 6 e 8 cm. Já para concretos bombeados, pela mobilidade exigida, os limites inferiores sobem para a faixa de 8 a 12 cm.
Concreto FCK 20 com brita 1 Indicado para contrapiso, calçada e laje, desde que não seja construído outro pavimento (cômodo) sobre a mesma, esse concreto é mais barato, pois possui menos cimento em seu traço, tendo um pouco menos de resistência que o traço acima, mas nada que comprometa a segurança da construção.
Pilar De Concreto 15x30 Cm Com 3,00 M De Comprimento Para 10 Toneladas De Carga Incluindo Fôrma, Armação e Concreto. Concreto virado na obra com betoneira consumo aproximado de cimento de 350 Kg/m³.
A resistência do concreto que será utilizado, ou FCK, é obtida através de um cálculo simples que tem como base as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A unidade do FCK é o MPa, sendo que 1 MPa equivale a 10,1972 kgf/cm².
resistência à compressão: mínima de fck 20 Mpa • modulação: estampagem em módulos de 1,20 m. limpeza: Jato de água e sabão neutro • remoção: o piso é cortado de acordo com a modulação e refeito in loco com os mesmos produtos e estampas do existente.
A sigla FCK refere-se à resistência característica do concreto à compressão, expressa em megapascals (MPa). Em outras palavras, o FCK indica a capacidade do concreto de suportar cargas de compressão antes de se deformar ou fraturar.