Shemot (em hebraico: שְׁמוֹת, cujo significado é "nomes", a segunda palavra, e a primeira palavra, da Parashá) é a décima terceira porção semanal da Torá (Parashá) no ciclo anual judaico de leitura da Torá e a primeira no livro de Êxodo.
Tomado ao pé da letra, Shemot [nomes, em hebraico, que é a segunda palavra no início do texto] ou Êxodo, como é conhecido em muitas línguas, inicia-se com a relação dos nomes dos que desceram ao Egito e, em seguida, apresenta uma narrativa de incidentes e eventos consecutivos.
O nome hebraico do livro Shemot vem de suas primeiras palavras ואלה שמות (Ve'êle shemot) que significa E estes são os nomes. A Septuaginta traduziu o nome do livro para o grego Ἔξοδος, que seria vertido para o termo Êxodo como conhecido pelo público não-judeu.
Livro do Êxodo ou simplesmente Êxodo (do em grego clássico: ἔξοδος, éxodos, "saída" ou "partida"; em hebraico: שְׁמוֹת, Shəmōṯ, "nomes", a segunda palavra do começo do texto: "Ora estes são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito") é o segundo livro da Torá (vem logo depois de Gênesis) e o segundo da ...
A etimologia de seu nome significa “pedir” (em hebraico “shemuel”, nome de “El” ou o “seu nome é El”). Relata o texto bíblico que sua mãe não podia ter filhos e fez uma promessa ao Senhor que, se concebesse, dedicaria seu filho a Deus e, dessa forma, o Senhor concedeu-lhe essa graça.
Está escrito (Gênesis 1:1), “Num princípio (BeReshit)...” e BereShit é Bet-Reshit. Essa palavra (Reshit) significa Sabedoria, pois está escrito (Salmo 111:10), “O Princípio é sabedoria, o temor de D'us”.
Qual é o significado original de "Não matarás" em hebraico?
"Não matarás" (Bíblia King James (BKJ)), também noutros textos (BJ, WEB), (hebraico לא תרצח, pronúncia em hebraico: [lɔʔ tirətˤaħ] ou [lo tirəṣaḥ] = "Não matarás"), é o "Sexto Mandamento da Lei de Javé Deus", na ordem original talmúdica, como ela foi dada a Moisés no Monte Sinai, em duas ocasiões (a primeira, relatada ...
Em hebraico, Bamidbar significa “no deserto”. Foi no deserto que nos constituímos como povo, que recebemos a Torá, que nossos antepassados reclamaram incessantemente pela falta de comida e água e por nunca chegarem à Terra Prometida.
Shemot (em hebraico: שְׁמוֹת, cujo significado é "nomes", a segunda palavra, e a primeira palavra, da Parashá) é a décima terceira porção semanal da Torá (Parashá) no ciclo anual judaico de leitura da Torá e a primeira no livro de Êxodo.
O Shema Israel é uma oração central no judaísmo, que declara a crença em um Deus único e indivisível. A frase inicial da oração, "Shema Israel", significa "Ouça, ó Israel". Em seguida, a oração afirma a unicidade de Deus e a responsabilidade do povo judeu de amá-Lo com todo o coração, alma e força.
A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.
Bereshit (בְּרֵאשִׁית; romaniz.: bə·rê·šîṯ, palavra formada por בְּ, significando 'no' ou 'na' + רֵאשִׁית, significando 'início' ou 'cabeça'; ou seja, 'no início') é a primeira palavra do Sefer Bereshit (que os cristãos conhecem como Livro do Gênesis), o primeiro livro da Torá, sendo, portanto a primeira palavra de ...
O conteúdo trata do Gênesi, cujo nome em hebraico é Bereshit, que é o primeiro livro da Bíblia. O livro narra a história da criação do Universo e de todos os seres que o habitam, dos mais simples aos unicelulares até o mais completo ser, que é o homem.
O primeiro versículo de Bereshit começa com a seguinte frase: Bereshit Bará Elohim, que significa: No princípio criou Deus! No Hebraico todas as letras carregam um significado, neste sentido vemos logo na primeira frase da bíblia encontramos as duas primeiras letras do Alfabeto Hebraico, o Alef א e o Bet ב.
Quem foi o primeiro Hebreu? A origem do povo hebreu é controversa e não há uma resposta definitiva para quem foi o primeiro hebreu. Segundo a tradição bíblica, Abraão é considerado o pai do povo hebreu.
Gênesis ou Génesis (do grego Γένεσις, "origem", "nascimento", "criação", "princípio") é o primeiro livro tanto da Bíblia Hebraica como da Bíblia cristã, antecede o Livro do Êxodo. Faz parte do Pentateuco e da Torá, os cinco primeiros livros bíblicos.
🤔 Qual é o significado da palavra EXODUS?! (do latim exodus, do grego éksodos, ou saída) Significa saída de um povo ou de multidão de um país ou de uma região para uma localidade estrangeira.
Ofanim é um nome de origem hebraica (ōphannīm), que significa "rodas" ou "esferas". Eles são citados no Livro de Enoque como anjos que guardam o trono de Deus. Além de Ofanins, eles também são referidos como Tronos no Cristianismo.
Anjos nas Escrituras Judaicas. A função dos anjos não era apenas a de mensageiros do plano de Deus mas também de agentes e guardiães. Através do livro de Gênesis, Deus e anjos aparecem juntos na terra, mas há geralmente uma "metamorfose" (transformação) na justaposição entre Deus e os anjos.
O termo mal'akh deriva da raiz l'kh, que por sua vez significa delegar, ministrar, enviar um mensageiro32. Desta maneira, o termo em sua forma de substantivo tem o significado mais básico e literal traduzido como “mensageiro”, porém de acordo com o contexto, pode significar também representante, cortesão ou anjo33.