O que significa ser salvo pela graça através da fé?
Ser salvo pela graça significa que a salvação é um presente de Deus, oferecido gratuitamente, sem que possamos merecê-la por obras ou esforço (Efésios 2:8-9).
O que significa ser salvo pela graça por meio da fé?
A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.
É a fé pela qual descansamos na satisfação da justiça divina em Cristo, recebendo como resultado nova vida, ou seja, “vida divina que foi dada por nós e vive em nós; e, em consequência disto, união com ele, adesão à sua pessoa, como “nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção”, ou, numa palavra, — nossa Salvação ...
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Vamos começar lendo Romanos 1:16-17: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.”
Qual a diferença entre salvação pelas obras e salvação pela fé?
A salvação pelas obras ensina que as boas ações e o cumprimento de mandamentos são necessários para alcançar a salvação. Já a justificação pela fé ensina que a salvação é alcançada pela fé em Deus e na graça divina, não por méritos próprios ou boas obras.
Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Por outro lado, aquele que crê em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo.
Por fim, o próprio Deus se entregou na pessoa de Jesus para resgatar a humanidade, esta ação salvífica exposta de maneira clara na vida, morte e ressurreição de Cristo se consuma como a manifestação suprema da graça divina.
A salvação é dom de Deus, ela é de graça, ninguém é salvo pelas obras. Graça é tudo o que preciso, mas não mereço. Porém, existe também o galardão; este é como se fosse uma medalha. Galardão está diretamente ligado à palavra “recompensa”.
A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé, do lado humano. Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: FÉ e GRAÇA. A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação.
O termo combina os dois conceitos, de maneira que, quando aplicado a Deus, envolve tanto confiar nele como ser fiel a ele. A fé gera um comprometimento daquele que crê, com a vontade de Deus, pela fidelidade.
Esta lição traz uma breve visão geral sobre o plano de salvação, ressaltando os três elementos principais do plano: a Criação, a Queda e a Expiação de Jesus o Cristo. Cada um desses elementos será ensinado com mais profundidade nas próximas lições ao serem citados no texto do Velho Testamento.
A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.
No Antigo Testamento a salvação era vislumbrada no derramamento de sangue de uma vítima inocente como substituta do pecador, simbolizando o sacrifício de Jesus. Cada sacrifício relembrava o pecador que ele não podia salvar-se por si mesmo, mas unicamente por meio da fé no sacrifício de Cristo. A isso chamamos “graça”.
Ser salvo pela graça significa que a salvação é um presente de Deus, oferecido gratuitamente, sem que possamos merecê-la por obras ou esforço (Efésios 2:8-9).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
A salvação é alcançada pela fé e não por obras. Essa frase às vezes gera uma grande polêmica. Pois em Tiago 2:17 lê-se: assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.