Quando falamos em rigidez, estamos nos referindo a pessoas com um apego exagerado às próprias ideias, vontades, gostos. Assim, quase nunca reconhecem seus próprios erros e nem tão pouco os percebe. Extrema dificuldade em aceitar uma opinião diferente.
O caráter rígido refere-se a uma personalidade ou comportamento inflexível e resistente à mudança. Uma pessoa com caráter rígido pode ter dificuldade em se adaptar às novas circunstâncias, ser intransigente em suas opiniões e relutante em aceitar diferentes perspectivas.
Traços de Caráter RÍGIDO - Resumo do Traço de Caráter Rígido - O Corpo Explica
O que é um padrão de comportamento rígido?
O padrão de comportamento rígido/inflexível, pode ser caracterizado a partir da presença e persistência de comportamento fixos, inflexíveis e repetitivos.
Também existem as palavras escasseza (plural: escassezas) e rigideza (plural: rigidezas), que são variantes menos usuais de escassez e rigidez, respectivamente.
Como é o rígido? Esse mecanismo de defesa torna as pessoas extremamente competitivas, muito ativas e com um corpo bem desenhado. Ele é muito perfeccionista, e geralmente possui um gosto estético mais apurado que os outros traços de caráter. Eles se preocupam muito com a beleza e não conseguem ficar parados.
Uma mulher com o traço de caráter rígido na dor, costuma ser muito influenciada pela energia masculina. Essa mulher é extremamente prática, focada, controladora e vive na eterna busca por perfeição.
Um pensamento rígido é como um bloco de concreto, fixo e imutável, enquanto o pensamento flexível é como uma massinha, cheia de possibilidades para moldar e transformar.
A rigidez comportamental, que se refere a uma dificuldade em adaptar-se a novas situações ou em mudar de pensamento ou comportamento em resposta a mudanças nas circunstâncias, pode estar associada a vários transtornos (TAG, TOC, TEPT, TEA, TDAH), mas na verdade não devemos se basear nesse único critério para ...
Rigidez, inflexibilidade, teimosia, intransigência e obstinação. Quem nunca conviveu com pessoas assim? São pessoas rígidas em seu modo de vestir, falar, pensar, sentir e agir. A rigidez mental nos torna prisioneiros, pois diminui nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade.
Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento. Um exemplo de doença que cursa com rigidez é a Doença de Parkinson.
Os músculos esticam quando estão em movimento e relaxam em repouso. A rigidez impede que isso aconteça e os mantém contraídos por mais tempo. Com isto, a pessoa sofre um desconforto semelhante à câimbra.
A inflexibilidade psicológica é a dificuldade de mudar de opinião ou de pensar de maneira diferente, mesmo diante de evidências que contradizem essas crenças. Por exemplo, uma pessoa que se considera um “fracassado” pode ter um bom emprego e uma família, mas continua a ver sua vida de forma negativa.
O caráter rígido refere-se a uma personalidade ou comportamento inflexível e resistente à mudança. Uma pessoa com caráter rígido pode ter dificuldade em se adaptar às novas circunstâncias, ser intransigente em suas opiniões e relutante em aceitar diferentes perspectivas.
Em pessoas com síndrome da pessoa rígida, os músculos do tronco e do abdômen gradualmente ficam mais rígidos e aumentam. Os músculos dos braços e das pernas são afetados em menor grau.
A rigidez cognitiva-comportamental é a dificuldade de uma pessoa alterar padrões de pensamentos e comportamentos, mesmo diante de sofrimento e/ou consequências negativas na vida.