Na linguagem comum e mais generalizada, são chamadas de "Igrejas reformadas" as comunidades religiosas cristãs não católicas que remontam, de uma forma ou de outra, à Reforma iniciada com as posições e as teses de Martinho Lutero (31 de outubro de 1517) [1].
O que penso sobre ser reformado? ( sem ser exaustivo)
1. Em primeiro lugar, ser reformado é ser crente (fide) em Cristo (Christus), salvo pela graça (gratia), amante das Escrituras (Scriptura) e viver de maneira que agrade a Deus (Deo Gloria).
A teologia reformada enfatiza a autoridade da Bíblia e a soberania de Deus, bem como a teologia da aliança, uma estrutura para entender a Bíblia com base nas alianças de Deus com as pessoas. As igrejas reformadas enfatizaram a simplicidade na adoração.
São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.
As Igrejas Reformadas têm um ensino, um padrão de culto, um governo, e um estilo de vida, baseados na Bíblia, refletindo os cinco principais lemas da Reforma Protestante: Somente a fé, somente a graça, somente a Escritura, somente Cristo e glória somente a Deus.
081 - O Que Seria Uma Igreja Reformada? - Hernandes Dias Lopes
O que faz uma igreja ser uma Igreja reformada?
Na linguagem comum e mais generalizada, são chamadas de "Igrejas reformadas" as comunidades religiosas cristãs não católicas que remontam, de uma forma ou de outra, à Reforma iniciada com as posições e as teses de Martinho Lutero (31 de outubro de 1517) [1].
Qual a diferença entre igreja pentecostal e reformada?
O Pentecostalismo se caracteriza pela crença no batismo com o Espírito Santo como segunda benção, posterior a conversão, quando grupos que afirmam ser pentecostais reformados, geralmente têm a mesma doutrina reformada de que o batismo com o Espírito Santo é a própria conversão.
Acreditamos em um só Deus que existe eternamente em três pessoas igualmente divinas, Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é "eterno, incompreensível, invisível, imutável, infinito, omnipotente; completamente sábio, justo e bom" (Belgic Confession, Article 1).
Quais eram as principais características das igrejas reformadas?
Entre suas principais características podemos destacar: Salvação pela fé: ao contrário do que ocorria com a venda de indulgências, o luteranismo acreditava que a salvação era fruto da fé das pessoas; Livre interpretação da Bíblia: antes da Reforma Protestante, a Bíblia era conhecida apenas em latim.
Na tradição Reformada, há dois sacramentos: o batismo e a Ceia do Senhor, também conhecida como comunhão. Estes sacramentos, instituídos por Cristo, são um meio de graça dentro da comunidade do convênio.
Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.
A Fé Reformada é a religião Cristã em sua expressão mais consistente. Esta não é uma reivindicação de que outras, que não seguem as confissões Reformadas, não sejam Cristãs. É simplesmente a insistência de que há apenas uma religião verdadeira e de que sua expressão mais consistente é a Fé Reformada.
Qual a diferença entre a igreja batista tradicional e a reformada?
Os Batistas são fiéis as Escrituras que a igreja do Novo Testamento consiste de pessoas regeneradas, enquanto a Reformada a vê como também incluindo crianças não regenerados, ou os filhos dos crentes.
Uma igreja reformada, além de afirmar que a Escritura Sagrada é a infalível regra de fé e prática, também adota documentos públicos como expressão fiel do ensino bíblico, conhecidos como Confissões de Fé. Há evangélicos que torcem o nariz para isso e que afirmam não ter “nenhum credo, somente Cristo”.
Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro.
Qual é a diferença entre protestantes e evangélicos?
Já o nome “evangélico” vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaravam seguidores do Evangelho – um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura (“Só a Escritura”, em latim).
Na concepção reformada, se alguém crê, de fato, na autoridade suprema das Escrituras como regra de fé e prática, o faz como resultado da ação do Espírito Santo. É ele, e só ele, quem pode persuadir alguém da autoridade da Bíblia. Essa persuasão não significa de modo algum uma revelação adicional do Espírito.
No dia 10 de março de 1577, numa pequena ilha do Rio de Janeiro, no interior da Baía de Guanabara, conhecida atualmente como Ilha de Villegaignon, aconteceu o primeiro culto protestante na história do Brasil e das Américas, organizado por um grupo de pastores e missionários franceses.
Na tradição cristã, Jesus é uma figura divina que nasceu como fruto de um milagre e deu início a sua trajetória religiosa após ser batizado por João Batista.
A reforma provocou inúmeros levantes na Europa, causou guerras, perseguições e o êxodo de milhares de protestantes no mundo. São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as igrejas luteranas herdadas do pensamento de Lutero, as igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a igreja anglicana.
Aluizio Silva defende a doutrina da Eleição Incondicional, ensinando o Monergismo. Ainda assim, a denominação não ser descreve como uma igreja calvinista. Conforme a descrição do pastor Aluízio Silva: somos muito agostinianos, um pouco calvinistas, arminianos, luteranos e wesleyanos.