Ela surgiu em 1977, com a união das empresas brasileiras SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista), fundada em 1942, e Toshiba Corporation do Japão, instituída em 1939.
Em 1942, no centro de São Paulo, é fundada a Semp, sigla para Sociedade Eletro Mercantil Paulista, por Affonso Hennel, pai do atual presidente da empresa, Affonso Brandão Hennel. A Semp foi a primeira empresa do país a fabricar aparelhos receptores de rádios em solo nacional.
A reputação das TVs Semp Toshiba é que elas possuem maior durabilidade. O que também reflete o preço, pois uma TV com um preço maior costuma usar maior tecnologia e peças que garantem uma durabilidade muito maior do que a usual. Isso vale, principalmente, para os modelos mais avançados.
Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, até então dois comuns cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do planeta. Com certo “bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: Toshiba.
A fabricante da TV SEMP é a TCL Technology, uma empresa chinesa de tecnologia antigamente conhecida pelo nome de SEMP Toshiba. Ela uniu três marcas: SEMP, Toshiba e TCL, para produzir além de smart TVs, soundbars e ar-condicionado.
TV SEMP COMO SINTONIZAR TV DIGITAL SEMP TOSHIBA CANAIS DIGITAIS
Porque a Semp Toshiba mudou de nome?
Em março de 2016, a Semp encerrou sua parceria de 40 anos com a Toshiba. A japonesa entrou em reestruturação após um escândalo contábil, e começou a se afastar do mercado de TVs. Sua divisão de televisores não para de dar prejuízo, e está à venda.
Em 2016, quando a joint venture foi assinada, a TCL detinha 40% do negócio e a Semp, 60%. Em 2020, os chineses assumiram o controle da empresa, passando para 80% - fatia que caiu agora para 75%. Desde que começou a atuar no Brasil por meio de uma joint venture, a TCL Semp foi pouco a pouco ganhando mercado.
O marca finlandesa tira o “Nokia” do nome da cidade Nokia, à beira do rio Nokianvirta. Por sua vez, a origem desse nome é um tanto obscura. No Finlandês moderno, “noki” significa “fuligem” e “nokia” é essa palavra no plural sem flexão.
A Toshiba é um conglomerado multinacional japonês fundado em 1939, com um vasto portfólio que abrange desde equipamentos de tecnologia da informação até eletrodomésticos e sistemas de energia.
A Toshiba é uma marca reconhecida globalmente por sua experiência em eletrônicos. Seus televisores oferecem qualidade de imagem impressionante e recursos avançados para proporcionar uma experiência de visualização excepcional.
Segundo o relatório, houve um crescimento da indústria global de televisores impulsionado pelo bom desempenho comercial de marcas chinesas, especialmente a TCL, que inclusive assumiu a liderança no segmento de Mini LED no 2º trimestre. Ela se tornou a segunda maior fabricante de TV, ficando atrás da Samsung.
Através de uma empresa estatal, a TCL foi estabelecida como um joint venture com diversos investidores baseados em Hong Kong. No início, a TCL era referida como um acrônimo para "True China Lion".
Em 2023, com novo aporte de capital, a Semp Amazonia ficou com 25%, e a TCL, com 75%. O nome da joint venture, que, além de TVs produz no Brasil aparelhos de ar-condicionado, foi então trocado para TCL Semp. É corrente na empresa a percepção de que a parceria deu certo graças a dois personagens-chave.
Única empresa brasileira fabricante de celulares no padrão GSM, a Venko foi fundada em 2004. O nome significa ? vitória?, em esperanto, e traduz a intenção da companhia.
O nome nasceu como um acrônimo para a expressão em inglês "Yet Another Hierarchical Officious Oracle" (algo como "Ainda outro hierárquico e oficioso oráculo"). Mas o nome também veio das histórias de "As Viagens de Gulliver", onde uma espécie mágica chamada Yahoo é descrita como "violenta, barulhenta, rude".
A marca registrada de “ter de tudo” se tornou em algoz com a concorrência setorizada e a popularização dos shoppings. Uma decisão equivocada de estocar muita mercadoria durante a hiperinflação se tornou uma dívida de R$ 1 bi e a companhia faliu em 1999.
A Multilaser fechou parceria com o grupo chinês Hisense, parceiro global da Toshiba, colocando a companhia japonesa como uma das 20 marcas do portfólio que a Multi controla no mercado atualmente.
Em 2002, a Sharp (do Brasil) teve sua falência decretada. Em 19 de Agosto de 2011, a multinacional japonesa (Sharp Corporation) estabeleceu sua primeira subsidiária oficial de vendas no Brasil após fazer a aquisição da empresa MPE (Mitsui Produtos Eletrônicos), que detinha a representação da marca desde 2007.
Ela surgiu em 1977, com a união das empresas brasileiras SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista), fundada em 1942, e Toshiba Corporation do Japão, instituída em 1939. Inicialmente, a produção da companhia SEMP se restringia aos rádios, mas, em 1972, a empresa lançou a primeira TV em cores do país.
Desde sua fundação, a Philco foi vendida e comprada por diversas empresas, sendo que sua proprietária varia conforme o país. No caso do Brasil, a atual responsável pelos produtos da marca é a empresa Britânia, que adquiriu seus direitos de uso em 2007, pelo valor de R$ 22 milhões.
Em operação no Brasil desde 1997 e com uma fábrica instalada em Manaus (AM), a AOC, empresa do Grupo TPV, é o maior fabricante mundial de monitores. Atualmente, as operações locais da companhia representam cerca de 3% do faturamento global do grupo, que resulta das vendas de 32 milhões de monitores e TVs no mundo.