Dígrafos Consonantais: São aqueles em que duas letras representam um som consonantal. Exemplos incluem: ch (chapéu), lh (filho), nh (sonho), rr (carro), ss (passo), qu (quando, quando precedido por "e" ou "i"), gu (guerra, quando precedido por "e" ou "i"), sc (nascer), sç (cresça), xc (excelência), xs (próximo).
🔹 R no início das palavras (ex: rato) e depois de consoantes (ex: enredo) tem som forte. Já entre vogais, o som é fraco (ex: caro), e para manter o som forte, usamos RR (ex:carro) 🔹 S pode ter som de /z/ entre vogais (ex: casa) e som de /s/ em outros contextos.
Entre vogais usamos RR quando o som é forte. Exemplo: carro – ferradura – carroça. Ortografia: emprego de SS - S Em início de palavras usamos somente um S. Exemplo: sapo – Sara – suco.
Temos, então, mais essa regra: "RR" aparecem somente entre duas vogais, quando o som do "R" é o som forte. E usamos uma letra "R" quando o som forte do "R" aparecer no início das palavras, como em "rico", "rato", ou quando o som forte aparecer ao lado de, ao menos, uma consoante, como "enrolado", "enriquecer".
PALAVRAS COM R OU RR: Quando Usar R ou RR? (Aprenda as Regras do R e RR Com Facilidade)
O que é RR giria?
Geralmente acontece na Garganta do Lobo, "rr" significa re-roll, para lembrar os outros que ele/ela está insatisfeito com o campeão aleatório que recebeu e pretende re-roll para outro campeão, então se você prefere meu campeão e quer trocar, é melhor fazer isso agora.
GRAMÁTICA: PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO E LEIA A REGRINHA DE ESCRITA. A LETRA S ASSUME DIFERENTES SONS QUANDO ESTÁ OU ENTRE DUAS VOGAIS OU ENTRE VOGAL E CONSOANTE. USAMOS S COM SOM DE /S/ NO INÍCIO DE PALAVRA, NO MEIO E DEPOIS DE CONSOANTE.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.
Usamos um S ou SS dependendo da posição e do som desejado na palavra. O S pode ter som de /S/ ou /Z/, enquanto o SS é sempre utilizado para o som de /S/ entre vogais.
O "rr" é utilizado no início de palavras ou entre vogais. Aqui, o "rr" está entre duas vogais. É uma maneira de representar o som de "r" forte no meio da palavra.
Se a letra antecedente for uma vogal, usa-se “SS”. Exemplo: Passado (Percebeu que antes do ss tem uma vogal “a”? Se a letra antecedente for uma consoante, usa-se “S”.
RR = Corrida Repetível. Na Campanha e SEs, existem algumas corridas que são "repetíveis". Você pode repeti-las para obter recompensas como dinheiro ou materiais.
Para assumir som de /s/ entre vogais, deve-se colocar os ss – senão a palavra fica com som de /z/. 4. Se a palavra contar com consoante precedida de vogal, nesse caso emprega-se apenas s.
O "SS" só vem no meio da palavra, e sempre entre vogais, e tem o som que tem em "massa", que também parece um pouco com o som que tem em "sapo", mas com um "S" só, no início da palavra.
Um ditongo está em uma palavra que possui ao menos uma sílaba com duas vogais, ou melhor, com uma vogal e uma semivogal. De modo que, quando pronunciamos a sílaba da palavra, reproduzimos o som das duas vogais de uma só vez. Já um hiato, possui o encontro de duas vogais, porém, em sílabas diferentes.