Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...
O revenimento é um processo de tratamento térmico realizado após a têmpera, no qual o material é aquecido a uma temperatura específica e depois resfriado lentamente. Esse processo visa reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões internas causadas pela têmpera.
O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica.
A temperatura de revenimento normalmente situa-se entre 150°C e 600°C e o tempo de processo entre 1h e 3h. Todavia, quanto maior a temperatura empregada, mais o revenimento tenderá a reduzir a dureza original obtida na têmpera.
O revenimento é um dos principais tipos de tratamento térmico para aços e metais. Geralmente feito após o endurecimento, esse processo visa remover a fragilidade pós-têmpera, assim como aumentar a tenacidade da peça.
O recozimento envolve o aquecimento do aço a uma temperatura específica e, em seguida, o resfriamento a uma taxa muito lenta e controlada. Já o revenimento envolve o aquecimento do metal a uma temperatura precisa abaixo do ponto crítico e geralmente é feito a ar, a vácuo ou em atmosferas inertes.
Revenimento entre 120 e 250ºC: esta é a zona para o revenimento de alta resistência ao corte. A medida que a temperatura aumenta as tensões internas diminuem o que melhora a resistencia ao choque, começa o apareciemnto de microestrutura de martensita revenida e a dureza em aços comuns é da ordem de 65 – 60 HRc.
O revenimento é responsável por reduzir gradativamente a resistência mecânica e a solidez obtida durante o processo de têmpera, ou seja, ele é uma das etapas desse procedimento principal. Com ele, é possível deixar o aço maleável, porém com um alto nível de tenacidade.
Passe de revenimento (temper bead) Passe ou camada depositada em condições que permitam a modificação estrutural do passe ou camada anterior e de suas zonas afetadas termicamente. Penetração (penetration) É a profundidade da solda medida entre a face da solda e sua extensão.
Quais são as formas de resfriamento aplicáveis ao processo de revenimento?
O Revenimento envolve o aquecimento do material a temperaturas mais baixas do que aquelas utilizadas na Têmpera, seguido de resfriamento lento. Esse processo reduz a dureza excessiva resultante da Têmpera, ao mesmo tempo em que aumenta a tenacidade e a ductilidade do material.
O revenimento é um tratamento térmico realizado após a têmpera em temperaturas abaixo de A 1, geralmente entre 150°C e 680°C. No processo de revenimento os metais alteram suas características físicas e cromáticas, variando sua coloração conforme a temperatura aplicada.
Recozimento em caixa, que consiste no aquecimento, a temperaturas que variam de 600 a 750° C, de peças de aço, tais como tiras e chapas laminadas a frio, em recipientes metá- licos fechados de modo a reduzir ao mínimo a possibilidade de oxidação.
A têmpera é o tratamento térmico que busca elevar a dureza do aço. Este processo consiste no aquecimento da peça até a temperatura não magnética e resfriamento brusco em algum meio refrigerante como água ou óleo.
O aço inox 304 não pode ser endurecido por tratamento térmico. O tratamento ou recozimento da solução pode ser feito por resfriamento rápido após aquecimento a 1010-1120º C.
A técnica para a obtenção conduzida no processo de nitretação é obtida por meio da interseção combinada de nitrogênio, metal e calor. Uma vez submetido ao calor intenso, o nitrogênio se liga ao metal do aço. Quando o processo de nitretação é conduzido de maneira eficaz, o resultado obtido é uma liga muito rígida.
Cementação é um processo em que metais ferrosos são colocados em contato com ambiente rico em carbono, o que permite anexar carbono na superfície do metal por difusão, criando um gradiente de concentração de carbono entre a superfície e o interior do metal.
O aço é usado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo, assim como em perfuratrizes, esteiras e caçambas das minas de carvão.
O revenimento de aço é um tratamento térmico realizado no aço para aliviar tensões que aparecem durante a têmpera, processo anterior e que deixa a peça mais frágil e menos resistente ao choque, criando tensões em seu interior.
Os processos de revenimento são um método de tratamento térmico onde uma peça temperada ou normalizada é submetida por reaquecimento abaixo da zona crítica e depois por um resfriamento adequado. Sendo assim, o processo de revenimento tem como objetivo o de ajustar as propriedades mecânicas.
A temperatura de alívio de estresse é normalmente entre 550 e 650°C para peças de aço. O tempo de imersão é de cerca de uma a duas horas. Depois, os componentes devem ser resfriados lentamente no forno ou a ar.
O recozimento é um tratamento térmico usado para eliminar a dureza e a fragilidade de um material. Esse processo envolve o aquecimento do material a uma temperatura específica e o resfriamento lento para reduzir as tensões internas e tornar o material mais maleável.
O alívio de tensão, também conhecido por recozimento sub-crítico, é um procedimento que se aplica, no geral, a peças de ferro fundido, aço inox e aço carbono. Trata-se de uma etapa muito importante para trabalhos que envolvem deformação a frio, usinagem e soldagem, dentre outros casos.
A cementação e a nitretação são processos de tratamento térmico que melhoram as propriedades dos materiais metálicos, mas diferem em sua abordagem. Enquanto a nitretação introduz nitrogênio na superfície do material, formando nitretos, a cementação envolve a introdução de carbono, formando carbonetos.
Têmpera: Austenitizar em temperatura entre 840 – 870ºC. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura e adicionar 1 hora para cada 25 mm adicionais. Resfriar em óleo ou polímero. O resfriamento em polímero conduz a menor variação dimensional e maior homogeneidade microestrutural.